A ansiedade pode atrapalhar uma mulher que deseja engravidar rápido. Mas algumas dicas preciosas podem ajudar no processo. Por isso, a partir de hoje vamos ter um manual para quem quer engravidar. Esse manual se destina a tentantes e pode fazer com que a gravidez ocorra muito mais rápido em mulheres que ovulam normalmente e tenham parceiros em boa saúde e vida sexual ativa. O assunto de hoje é posições sexuais. Quais são as posições para engravidar rápido? Quais funcionam para você?

Exames Pré Gravidez

Antes de pensar “como engravidar”, é importante saber que alguns exames são fundamentais para tentantes, pois ajudam a detectar possíveis problemas hormonais e previnem muitas tentativas frustradas. Uma condição que pode atrapalhar no processo e é facilmente identificável é a síndrome dos ovários policísticos, por exemplo. Lembrando que a gravidez é do casal, então os exames têm que ser feitos pelos dois.

As vitaminas pré concepção também são recomendadas pelos médicos. Principalmente as que irão ajudar na prevenção de possíveis problemas com o desenvolvimento do bebê, como o Metilfolato. Você pode saber mais sobre essas vitaminas aqui.

Como Engravidar Rápido: A Posição Conta na Hora do Sexo

Sim, a posição ajuda muito na hora de fazer o bebê. Uma mulher pode ter o útero em uma dessas posições: em anteversoflexão (entrada virada para frente), retrovertido (entrada virada para trás) ou em medioversão. Dependendo do posicionamento do útero, algumas posições sexuais podem facilitar, portanto, a chegada do esperma ao colo do útero, aumentando as chances de gravidez.

Mulheres com úteros em anteversoflexão podem ter uma facilidade maior para engravidar na posição papai e mamãe (homem por cima da mulher). Isso porque o homem pode ejacular bem na entrada do útero e encurtar o caminho do esperma até o colo.

Já para aquelas com útero retrovertido, as posições mais indicadas são as de costas como papai e mamãe ou ajoelhada de quatro.

A mulher por cima também é uma ótima opção para engravidar. Isso porque facilita o orgasmo feminino, o que ajuda na concepção! Alguns estudos apontam que se a mulher tem um orgasmo pouco antes ou depois da ejaculação, o esperma fica mais tempo retido dentro de seu corpo. Além disso, a mulher pode obter uma penetração mais profunda e confortável, visto que tem total controle.

Preliminares e Lubrificação Vaginal

Falando de posições para engravidar rápido não podemos deixar de falar da libido. Um casal fértil pode engravidar facilmente em uma “rapidinha”, mas quando existe carinho e conexão, as chances de engravidar são ainda maiores.

Lubrificação vaginal é fundamental e preliminares bem feitas podem resultar numa lubrificação adequada. Além de um sexo mais prazeroso, a lubrificação ajuda a entrada dos espermatozoides no colo do útero e melhora a motilidade no caminho para as tubas.

Sabe aquele dia em que bate tesão e vontade de ter relação? Provavelmente é um chamado da natureza e pode se tornar o sinal para ovulação ou chegada do período fértil! Se possível, aproveite esses momentos e se entregue de corpo e alma. Uma lingerie bonita, um bom perfume e um clima romântico … talvez sejam as dicas mais preciosas nesse manual de como engravidar rápido.

Como Descobrir a Posição Uterina?

Por ultrassom! Qualquer ultrassom transvaginal de rotina pode detectar e a informação consta no laudo: AVF ou RTV. O útero varia durante o ciclo então acompanhar as fases do muco e do colo é importante também.

Dúvidas das Leitoras:

Existe algum alimento que ajude engravidar mais rápido?

Alguns alimentos têm o poder de regular os índices glicêmicos do corpo e aumentar a ovulação como o inhame, batata doce, mandioquinha, milho, grão de bico, atum e frutas como a maçã, pera e ameixa, por exemplo. Então, se é tentante, procure incluir esses alimentos no seu cardápio para dar aquela forcinha na fertilidade. Se não conseguir incluir o inhame nas refeições, seja pela falta de praticidade ou por não gostar do sabor, é possível seu consumo através de cápsulas. Elas garantem o mesmo efeito e de uma maneira bem prática para o dia a dia. Você encontra as cápsulas de inhame aqui.

Bebidas alcoólicas reduzem a fertilidade?

Sim, bebidas alcoólicas reduzem a fertilidade tanto masculina como feminina. No caso das mulheres, a ingestão de álcool compromete a produção hormonal, reduz ou impede a ovulação e ainda interfere nos gametas femininos. Nos homens, o álcool pode comprometer a qualidade seminal, assim como a sua quantidade.

Veja também: Sintomas de Ovulação e Seus sinais e Calculadora do período fertil

Foto: Richard foster

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Nutricionista especialista em Fertilidade e Materno Infantil
CRN-3 55966

Graduada em Nutrição, pós-graduada em Nutrição Materno Infantil e com formação em Nutrição e Fertilidade. Possui, também, formação em Natural Chef (gastronomia funcional) e hoje é atuante na área clínica de atendimento nutricional às tentantes, casais, gestantes, lactantes, crianças e saúde da mulher.

Expert em Fertilidade

Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita. Já participou de diversos programas na TV, como o Hoje em Dia, Papo de Mãe, Jornal da Cultura, e já deu diversas entrevistas à rádio.