Os sintomas de gravidez podem deixar uma tentante bem ansiosa e apreensiva, mas saiba que nem todos os sintomas que parecem ser de uma gravidez são exatamente de gravidez. Mas quando levar um sintoma em consideração nas primeiras semanas então?

Algumas vezes o corpo prega peças na mulher e cria todos os sintomas possíveis de uma gravidez. O que pode ser confundido com sintomas de TPM ou simples alterações hormonais. E o principal fator que gera essa confusão é a alteração da progesterona. Ela, em conjunto com o estrogênio, é que provoca os sintomas de gravidez como enjoos e todos mais. Aliás, os sintomas mais frequentes de gravidez são:

  • Náuseas
  • Sensibilidade e inchaço nas mamas
  • Tonturas
  • Aversão a alimentos e cheiros
  • Olfato apurado
  • Alteração no paladar (para doce, salgado ou amargo)
  • Sonolência
  • Cólicas
  • Desmaios

Grande parte desses sintomas, como o sono, a sensibilidade nos seios e a alteração no paladar, por exemplo, é decorrente da progesterona. Mas nem sempre esses sintomas aparecem apenas na gravidez, já que a progesterona também aumenta depois da ovulação por conta do corpo lúteo, que secreta o hormônio para ajudar a manter uma possível implantação. Então, é por isso que a mulher tem sintomas mesmo sem estar grávida. Porque o corpo produz naturalmente progesterona após a ovulação, salvo casos em que a produção do hormônio é baixa, mas isso é assunto para outro post.

Como Diferenciar os Sintomas de Gravidez se São os Mesmos?

Essa é a parte mais difícil, pois sem o atraso menstrual é complicado distinguir os sintomas gravidez e de TPM. Se os sintomas estão presentes desde o término do período fértil, é indicado a mulher aguardar por um atraso menstrual relevante de 5 a 15 dias para desconfiar de gravidez. Eu considero um atraso de 7 dias razoável para um teste de farmácia ou de sangue. Se você fizer o teste ou exame de gravidez antes do atraso apenas por conta dos sintomas, pode ganhar um falso negativo e se frustrar desnecessariamente. Mas se a ansiedade estiver te consumindo e você não conseguir aguentar, opte pelos testes de maior sensibilidade. Você encontra testes de gravidez com sensibilidade de 10 mUI da marca Famivita, que consegue detectar o HCG até mesmo antes do atraso, aqui. 

Veja que, algumas vezes a mulher pode estar grávida e não desenvolver nenhum tipo de sintoma ou sinal de gravidez. Já aconteceram ambas as situações comigo então aquela velha história de que cada gravidez é de um jeito, é a mais pura verdade. Náuseas, dores nas costas, cólicas fortes, alteração no paladar e cheiros que incomodavam… foram esses os principais que tive na primeira e última gravidez. Já na segunda, não senti absolutamente nada nas primeiras semanas! Apenas desconfiei de gravidez aos 2 meses de gestação.

Concluímos então que os sintomas de gravidez nem sempre são realmente o que parecem, a mulher pode sim estar grávida, mas também pode ter sintomas apenas pela elevação hormonal pós ovulação. Não se apegue fielmente somente aos sintomas, assim a ansiedade diminui e a situação fica mais leve para quem está tentando engravidar. E para quem está desconfiando de gravidez minha dica é: espere no mínimo 5 dias para fazer um teste e confirmar a sua suspeita. Falsos negativos podem acontecer, mas se fizer o teste na época certa, a constatação da gravidez fica mais fácil, principalmente usando um teste de boa sensibilidade de 10mUI, como é o caso dos testes de gravidez da Famivita.

Veja também: Primeiros Sintomas de Gravidez

Foto: Project 404, Andreiandrade