10 poderosos alimentos anti-inflamatórios

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


O processo inflamatório é uma das respostas do nosso sistema imune. Ela acontece para combater os danos que podem ser causados por microrganismos invasores, ou mediante algum trauma, como um corte, ou batida. O processo inflamatório ocorre em diversas etapas onde a lesão e reparo de tecidos acontece com o intuito de recuperar o estado fisiológico normal.

Fazer alterações na dieta é uma das principais formas de tratar e prevenir inúmeros problemas de saúde.

Em processos inflamatórios leves a moderados é normal que esse reparo ocorra de maneira relativamente rápida e sem sequelas. Contudo, quando essa inflamação ocorre de forma severa ou crônica, as modificações nos tecidos podem levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, câncer, doenças nas articulações e neurodegenerativas.

Com o objetivo de evitar o desenvolvimento dessas doenças, muitas pessoas optam por uma dieta rica em alimentos que ajudam a combater e prevenir inflamações crônicas. No artigo de hoje, vamos falar sobre dez poderosos alimentos anti-inflamatórios que vão fazer toda a diferença na sua saúde.

1 – Azeite de oliva extra-virgem
2 – Tomate
3 – Peixes
4 – Abacate
5 – Açafrão
6 – Pimenta
7 – Óleo de prímula
8 – Oleaginosas
9 – Gengibre
10 – Vegetais de folhas verdes
11 – Alimentos inflamatorios

1 – Azeite de oliva extra-virgem

Além de delicioso, o azeite de oliva é uma das melhores fontes de gordura a qual temos acesso. Extraído das azeitonas, seu principal composto (aproximadamente 73% de sua composição) é o ácido oleico. Alguns estudos sugerem que esse ácido-graxo possui propriedades anti-inflamatórias, sendo benéfico também em genes relacionados ao câncer.

2 – Tomate

Mais do que delicioso, o tomate é um dos frutos mais usados no Brasil, não só para saladas, mas também no preparo de pratos quentes. Esse poderoso alimento é rico em licopeno, uma substância que atua combatendo as inflamações no corpo.

Lembre-se sempre de retirar a casca do tomate antes de utilizá-lo, é nela que ficam acumulados os agrotóxicos.

Um fato curioso sobre o efeito anti-inflamatório do tomate, é que diferente do que se espera, um estudo revelou que o tomate cozido contém maiores doses de licopeno, tendo melhor atuação no combate a inflamações, sobretudo se preparado com azeite de oliva.

3 – Peixes gordos

Entre os alimentos anti-inflamatórios mais conhecidos, os peixes “gordos” estão no topo da lista. Além de saudáveis e deliciosos, essa fonte de proteína é rica em ômega-3 e, de acordo com alguns estudos, é uma importante aliada no combate a inflamações e doenças cardíacas. Dentre os principais peixes-gordos podemos citar: sardinha, cavalinha, salmão e arenque.

4 – Abacate

Cheio de possibilidades, o abacate é um fruto muito utilizado na culinária mexicana e guatemalteca. Esse fruto verde é rico em ácido oleico, além de vitaminas e gorduras saudáveis. Um estudo demonstrou que o consumo diário de abacate auxiliou na redução do LDL e aumento de antioxidantes no plasma sanguíneo.

5 – Açafrão

Devido ao seu trabalhoso processo de extração, o açafrão é um dos temperos mais caros do mundo. Contudo, não é somente o seu preço que torna o açafrão valioso. Uma revisão publicada em 2019 reforçou as incríveis propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias deste delicioso e marcante tempero que, além de tudo, pode auxiliar no combate à depressão.

6 – Pimenta do reino

Estudos demonstraram que a piperina, um dos principais componentes da pimenta do reino, possui propriedades benéficas para nossa saúde, como melhor absorção de outros nutrientes, ser antioxidante e, é claro, contar com um poder anti inflamatório.

A pimenta do reino é um dos temperos mais utilizados na culinária brasileira

7 – Óleo de prímula

Devido à sua composição privilegiada, o óleo de prímula proporciona inúmeros benefícios à saúde. Por ser rico em ácido gama-linolênico, o óleo de prímula fornece o material base para a síntese de prostaglandinas E1, que são potentes anti-inflamatórios. Um estudo de 2011 demonstrou inclusive seus benefícios no tratamento contra artrite. Conheça o Óleo de Prímula que a Famivita preparou pra você visitando a nossa loja virtual.

8 – Oleaginosas

Apesar de serem diferentes, nozes, castanhas, amêndoas e outros são todos frutos pertencentes a um grupo que chamamos de oleaginosas. Esses alimentos são ricos em ômega 3, um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias.

9 – Gengibre

Uma das raízes mais usadas na medicina tradicional, o gengibre é um incrível aliado quando o assunto é saúde. Esta poderosa raiz é rica em gingerol, um óleo que, além de dar o cheiro e gosto tão característicos do gengibre, atua de forma anti-inflamatória e antioxidante.

10 – Vegetais de folhas verdes

Vegetais com folhas verdes, principalmente os escuros, contém uma enorme quantidade de diferentes vitaminas (Vitaminas A, D, E e K) que auxiliam no controle de inflamações. Além disso, muitos desses vegetais contém ácido alfa-linoléico, um composto do ômega 3 já conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias.

A maior parte dos vegetais escuros podem ser consumidos tanto in natura, quanto cozidos.

11 – Alimentos inflamatórios

Agora que você já conhece os principais alimentos anti-inflamatórios, vamos falar daqueles que são inflamatórios; afinal, não basta saber o que comer, precisamos também saber o que evitar.

Um dos maiores desafios de uma dieta saudável é manter-se longe dos alimentos mais prejudiciais, como as farinhas brancas, açúcar e gorduras.

  • Alimentos com glúten: pães, bolos, massas e tudo à base de farinha branca.
  • Frituras: qualquer fritura ou alimento muito gorduroso
  • Bebidas doces: refrigerantes, energéticos, sucos artificiais, néctares, bebida láctea, ou qualquer uma com alto teor de açucar
  • Bebidas alcoólicas: vinho, vodka, cachaça, whisky, mas principalmente as fermentadas, como a cerveja.
  • Embutidos: linguiça, salame, salsicha, presunto e bacon
  • Alimentos ultraprocessados: qualquer alimento industrializado terá conservantes, corantes e flavorizantes em abundância, ambos possuem propriedades inflamatórias
  • Carne vermelha: apesar de seus benefícios, a carne vermelha também possui propriedades inflamatórias devido a grande quantidade de prostaglandinas.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.