5 fatos sobre o sêmen

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Quando estamos em busca daquele tão sonhado positivo, é muito comum que todas as atenções se virem para a mulher, já que é ela que vai gerar e carregar essa nova vida. Por mais que haja cuidados em relação à mulher, também é fundamental olhar para o homem; afinal, ele também é uma peça fundamental no processo de gerar uma nova vida.

Aproximadamente 50% dos casos de infertilidade são em indivíduos do sexo masculino

Tendo isso em mente, é muito importante compreender não somente a fisiologia feminina, mas também a masculina, principalmente no que envolve os gametas.

Para te ajudar a compreender melhor o funcionamento da fertilidade masculina, no artigo de hoje vamos falar as cinco coisas mais importantes que você precisa saber sobre o sêmen.

O que é o sêmen
Como funciona a produção
Qual a composição
Qual a consistência do sêmen
Quantidade normal de espermatozoides

1 – O que é o sêmen

Diferente do que muitas pessoas podem pensar, sêmen e espermatozoide não são a mesma coisa. Cada um deles é um importante conceito da fertilidade masculina.

Diferenciando cada um

  • Espermatozoide: é o gameta sexual masculino, uma célula móvel que contém 23 cromossomos com a informação genética do homem. É ele que irá fecundar o óvulo materno.
  • Sêmen: é a substância liberada durante a ejaculação, formada por uma combinação de líquido seminal (rico em nutrientes) e líquido prostático. É onde ficam os espermatozoides.
  • Esperma: o termo também é utilizado para se referir ao sêmen.

Como ocorre a fecundação?

Após a ejaculação, o sêmen fica armazenado no fundo do canal vaginal, junto ao cérvix, por onde os espermatozoides acessam a cavidade uterina. Eles, então, entram no canal cervical pela abertura existente no cérvix e, após isso, seguem sua jornada pelo útero, onde irão acessar as tubas com o objetivo de alcançar o óvulo.

Via de regra, durante o seu período fértil, a mulher irá liberar apenas um óvulo, ou seja, somente uma das tubas terá o gameta disponível para ser fertilizado. Ainda não há uma certeza acerca disso, mas tudo indica que o espermatozoide encontra o caminho até a tuba correta por meio de sinalização hormonal.

2 – Como é feita a produção

A produção do sêmen ocorre em diferentes partes do sistema reprodutor masculino, uma vez que ele é composto por três partes distintas: o líquido seminal (LS), líquido prostático (LP) e espermatozoides.

O líquido seminal é produzido principalmente na vesícula seminal (cerca de 80%), próstata e glândula bulbouretral. Já o líquido prostático é produzido principalmente na próstata, enquanto os espermatozoides são produzidos nos testículos. Durante a ejaculação, esses três componentes se unem no ducto ejaculatório.

Quanto tempo leva para produzir

O organismo masculino está constantemente produzindo sêmen, o que torna um pouco difícil saber o tempo com precisão. O que se sabe, porém, é o ciclo de produção dos gametas, ou seja, dos espermatozoides.

O processo de formação dos espermatozoides é chamado de espermatogênese e ocorre no interior dos testículos. Nos humanos, esse processo demora aproximadamente 74 dias. Se considerarmos o transporte no sistema de ductos, esse tempo se estende para 3 meses.

Média diária de produção

De acordo com a bibliografia atual, a produção média diária de espermatozoides varia entre 200 e 300 milhões; contudo, desta grande amostra aproximadamente 50% não serão viáveis, o que quer dizer que não terão qualidade suficiente para o processo reprodutivo.

Quanto tempo o sêmen dura fora do corpo

O tempo de sobrevivência do espermatozoide depende diretamente do ambiente em que se encontra. Fora do corpo, o esperma sobrevive de 15 a 30 minutos; contudo se for exposto a um ambiente com água quente, não sobrevive mais do que alguns segundos.

Quanto tempo o esperma fica vivo dentro do corpo

Apesar de o ambiente vaginal não ser o mais gentil com os espermatozoides devido a sua extrema acidez, o que faz com que muitos dos gametas não cheguem às trompas. Mesmo com todos os fatores adversos, o tempo de sobrevivência do espermatozoides dentro do corpo feminino é de aproximadamente cinco dias.

3 – Qual a composição

O sêmen é composto de uma série de secreções produzidas pelas glândulas do sistema reprodutor masculino e espermatozoides, ao todo, apenas 10% de todo seu conteúdo são gametas, os outros 90% são o líquido seminal e prostático.

  • Líquido seminal: composto por secreções da vesícula seminal, próstata, e glândula bulbouretral. É a parte do sêmen que não contém espermatozoides, e é responsável por nutrir e protegê-los quando estiverem dentro da vagina, já que este é um ambiente muito hostil devido seu PH ácido.
  • Líquido prostático: composto por secreções produzidas pela próstata, este líquido irá se juntar aos espermatozoides nos ductos antes de encontrar-se com o líquido seminal.
  • Espermatozoides: são os gametas masculinos produzidos nos testículos e os responsáveis por fecundar o óvulo.

De acordo com uma revisão publicada em 2013 os principais componentes dos fluidos que compõem o sêmen são: Cálcio, Cloreto, Citrato, Frutose, Glicose, Ácido Lático, Magnésio, Potássio, Proteína, Sódio, Ureia e Zinco. Além disso, também são encontrados aminoácidos, enzimas e vitamina C.

O que interfere na produção e qualidade

Já dizia o ditado: “Você é o que você come”. E isso se aplica à produção de sêmen também, ou seja, a qualidade do esperma está diretamente relacionada à saúde e nutrição do homem.

Para garantir que os espermatozoides produzidos tenham tudo o que precisam, é preciso que o homem busque uma dieta rica com os seguintes nutrientes.

  • Vitamina A
  • Vitamina B
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Ácido Fólico
  • Zinco
  • Selênio
  • Vitamina B6
  • Vitamina B12

De acordo com um estudo publicado em 2017, a Vitamina B12 possui diversos efeitos positivos na qualidade do sêmen como aumento de produção, motilidade e redução dos danos no DNA do espermatozoide.

Outro fator importante para a manutenção de uma boa produção de espermatozoides, é evitar o uso de roupas íntimas muito justas, uma vez que estas aumentam a temperatura dos testículos, podendo prejudicar a produção e qualidade dos gametas.

Apesar de nosso maior foco ser na saúde feminina, a Famivita não poderia deixar os companheiros de lado. Por isso, desenvolvemos o FamiUp, um suplemento vitamínico pensado especialmente para a saúde fértil masculina. FamiUp contém todos os nutrientes essenciais para garantir um organismo mais saudável e, consequentemente, espermatozoides mais fortes. Confira mais aqui em nossa loja virtual.

4 – Qual a consistência do sêmen

A consistência do sêmen está diretamente ligada a uma série de fatores, como alimentação, vestimentas, temperatura, tempo de armazenamento, etc.

Via de regra, espera-se um líquido esbranquiçado e opaco, também podendo ser levemente acinzentado ou amarelado. Quando em contato com o ar, o sêmen irá coagular imediatamente e, depois de um tempo, irá adquirir uma consistência ressecada.

5 – Quantidade normal de espermatozoides

Apesar de estudos estarem demonstrando uma queda progressiva na qualidade do sêmen no mundo, as médias encontradas nos estudos ainda estão dentro dos valores de referência. De acordo com o Manual para o Exame de sSêmen, publicado pela Organização Mundial de Saúde, o volume de sêmen esperado em cada ejaculação é de 1,5 a 5 ml.

Para ser considerado fértil, a concentração de espermatozoides por mL deve ser igual ou maior a 15 milhões. Ou seja, em uma amostra de 1,5mL espera-se uma quantidade de aproximadamente 22,5 milhões de espermatozoides.

Muitos homens se sentem expostos com a ideia de ir ao laboratório realizar um espermograma, outras vezes é apenas uma questão de logística. Pensando em facilitar a vida desses homens, a Famivita desenvolveu o Teste de Fertilidade Masculina que pode ser feito em casa de forma rápida e simples. É um teste rápido e eficiente para a detecção do nível normal de espermatozoides no esperma.

Agora que você já sabe o que há de mais importante sobre o sêmen, conseguir o seu positivo ficou um pouco mais fácil. Com as dicas ao longo deste artigo, você agora pode ter mais garantias de que a produção dos gametas será mais efetiva e saudável.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.