Ciclo irregular: como o inhame pode ajudar

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Ter um ciclo menstrual irregular pode não fazer tanta diferença para alguém que não quer ter filhos. Mas para uma tentante, pode ser um grande empecilho e uma profunda frustração, principalmente se a mulher está tentando engravidar por métodos naturais.

Apesar da existência de várias técnicas de reprodução disponíveis, nem todas são acessíveis ou muito confortáveis.

Como muitos tratamentos envolvem medicamentos, injeções e outros processos químicos, vale a pena fazer tudo o que for possível antes de ir em busca de uma solução mais complexa. E são vários os fatores que influenciam e potencializam a fertilidade de uma mulher. Sem uma boa saúde, por exemplo, as chances de uma gravidez natural diminuem.

E para se ter uma boa saúde é fundamental garantir que o corpo tenha todos os nutrientes que precisa e que eles sejam obtidos, principalmente, através dos alimentos. Existem vários alimentos que podem aumentar as chances de gravidez, como, por exemplo, os vegetais verde-escuros (ricos em ácido fólico), a castanha-do-pará (rica em selênio), as frutas cítricas (ricas em vitamina C) e a semente de girassol (rica em vitamina E).

Há, porém, um alimento que é incrivelmente nutritivo e que, por conseguir corrigir a menstruação irregular, pode ser um grande aliado na hora de conquistar um resultado positivo de forma natural: o inhame. É sobre ele que falaremos nesse artigo.

O que é um ciclo irregular
Benefícios do inhame
Como o inhame pode ajudar a regular seu ciclo
Melhores formas de consumir inhame

1 – O que é um ciclo irregular

Normalmente, o ciclo menstrual ocorre no mínimo a cada 21 dias e no máximo a cada 35 dias, dependendo da mulher. Quando esse ciclo não ocorre da mesma forma todos os meses ou não tem a mesma durabilidade, ele é considerado irregular.

E quando ele é irregular, é mais complicado identificar o período fértil ou de ovulação – o que dificulta bastante as tentativas de engravidar e a taxa de assertividade. Existem algumas causas para uma menstruação irregular, sendo que as mais comuns são:

  • Síndrome do ovário policístico (SOP)
  • Disfunções na tireoide
  • Obesidade
  • Desnutrição (anorexia/bulimia)
  • Endometriose
Um ciclo menstrual irregular dificulta as tentativas de engravidar

Existem algumas formas clínicas de resolver a questão do ciclo menstrual irregular. Por exemplo, o uso de medicações ou, no caso de patologias como a tireoide, o tratamento da patologia. Há ainda a possibilidade de tratamento através de hormônios e até cirurgias de correção. Em caso de cistos ou miomas, a menstruação tende a ser regulada com a retirada deles. Logicamente, caso a irregularidade seja constante e acompanhada de outros sintomas, é importante conversar com seu médico!

2 – Benefícios do inhame

O inhame é um alimento altamente nutritivo. Ele pertence à família dos tubérculos, vegetais com raízes subterrâneas e que crescem embaixo do solo, e há provas de que já era cultivado e consumido na África e na Ásia por volta de 5.000 a.C. Chegou ao Brasil através dos portugueses e aqui encontrou condições ideais para se desenvolver. Hoje pode ser encontrado em praticamente qualquer mercado.

Alguns dos principais benefícios do consumo do inhame são:

  • Diminui os sintomas da menopausa ao aumentar os níveis de estrogênio
  • Melhora problemas respiratórios com suas propriedades anti-inflamatórias
  • Previne doenças cardíacas por ser rico em fibras, vitamina B6 e B9
  • Auxilia na perda peso ao deixar o organismo saciado por mais tempo
  • Aumenta a imunidade por possuir bons níveis de vitamina C
  • Faz bem para a pele atuando como um desintoxicante do corpo
  • Ameniza os efeitos da TPM ao agir como regulador de hormônios

Além desses benefícios, o inhame também tem uma atuação direta na saúde hormonal da mulher. Por isso, ao aumentar os níveis de estrogênio no organismo, ele pode diminuir os sintomas da menopausa. Já é sabido e comprovado que o consumo frequente de inhame diminui os fogachos, as desordens do sono, as dores e as instabilidades de humor típicas dessa fase.

3 – Como o inhame pode ajudar a regular seu ciclo

Em geral, a causa da menstruação desregulada é um desequilíbrio nos níveis do estrogênio. O inhame ajuda a regular o ciclo menstrual porque contém uma substância com efeitos semelhantes a esse hormônio: a diosgenina. Por ser encontrada em vegetais, essa substância é classificada como um fito-hormônio, mas em contato com nosso organismo, tem a propriedade de se converter em hormônio. Veja esse estudo sobre os benefícios dos fito-hormônios para a saúde da mulher.

E é justamente a diosgenina que ajuda a equilibrar os níveis de progesterona no corpo e, consequentemente, a corrigir a menstruação irregular.

Assim, ao impulsionar a produção de hormônios, o inhame favorece a ovulação. E os benefícios não param por aí: as vitaminas B3 e B6 presentes nesse tubérculo ajudam na fixação do embrião no útero.

Ele também é uma excelente fonte de fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, riboflavina, ácido fólico e niacina, contribuindo para a saúde dos ossos, a manutenção dos tecidos e o fortalecimento da imunidade. Por esses motivos o inhame tem sido cada vez mais utilizado na indústria farmacêutica.

4 – Melhores formas de consumir inhame

Como geralmente acontece com os vegetais da família dos tubérculos, o inhame não pode ser consumido cru, pois dessa forma ele pode liberar substâncias tóxicas. Nesse caso, existem três opções para consumir esse vegetal e se beneficiar de seus nutrientes.

A primeira delas é a forma cozida, e basta ser um pouco habilidosa na cozinha e substituir os pratos que são normalmente feitos com batata por inhame – sopa, purê, salada e o que mais a criatividade permitir. O processo é simples: bastar cozinhá-lo por cerca de 40 minutos e pronto!

O inhame deve ser consumido cozido para não liberar substâncias tóxicas

A segunda forma é o chá, que, na verdade, não é feito com a parte de dentro, e sim com a casca. E é só ferver com água por cerca de 5 minutos e ele está pronto. No inverno pode ser ingerido quente, acompanhado de açúcar ou adoçante, já que ele não tem nenhum gosto específico. No verão, pode ser ingerido gelado, como um suco ou refresco.

Agora, se você não tem dotes culinários ou não tem tempo de toda semana preparar sua porção de inhame, pode optar por algo mais prático: as Cápsulas de Inhame. Esse é um produto desenvolvido pela Famivita especialmente para mulheres com ciclos irregulares e dificuldade para ovular.

Além de acessíveis, as cápsulas contêm uma saponina natural que libera a diosgenina quando absorvida na flora intestinal. Essa substância é o que estimula a regulação dos níveis hormonais. E o melhor é que são produtos certificados pela Anvisa e recomendados por especialistas. Então, se você está com planos de engravidar e quer fazer isso de forma natural, não deixe o inhame de fora de sua lista de compras!

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.