Como aumentar a quantidade de esperma

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


A gravidez pode ser, algumas vezes, um processo complicado mesmo para casais saudáveis e sem problemas de fertilidade. Aparentemente, parece que está se tornando cada dia mais difícil ter uma gravidez bem sucedida.

Normalmente, entre casais sem problemas de fertilidade, a chance de ter uma fecundação bem sucedida é de, aproximadamente, 17% por cada ciclo fértil feminino. No entanto, estudos apontam que 50% dos casos de infertilidade conjugal – que afetam cerca de 48,5 milhões de pessoas – sejam causados por algum problema masculino.

Pesquisas realizadas em diversos países mostram que a qualidade média do sêmen dos homens vem caindo desde a década de 1930. Organizações de saúde, como o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), realiza exames de espermograma periódicos desde 1989 e alguns dados são preocupantes:

  • A concentração seminal caiu de 86,4 milhões de espermatozoides por mililitro (ml) para 48,32 milhões/ml entre 2011-2016
  • A porcentagem de espermatozoides com boa motilidade baixou de 47,6% para 35,9%
  • O índice de espermatozoides normais reduziu de 37,1% para 3,7%

Esses dados devem ser encarados como um alerta e um incentivo para que os futuros papais tentem manter uma adequada produção de esperma. Devido a esse fenômeno, vamos discorrer sobre as melhores formas para aumentar a quantidade de esperma.

Como se formam os espermatozoides
Estilo de vida e quantidade de esperma
Algumas recomendações de como aumentar a quantidade de esperma

1 – Como se formam os espermatozoides

O espermatozoide é o gameta masculino que carrega as informações genéticas do pai que serão transmitidas ao bebê após a fecundação. A produção do líquido seminal começa na puberdade, em torno de 12-13 anos, e continua por toda a vida, tendo sua ação diminuída na terceira idade.

Os espermatozoides são formados nos túbulos seminíferos que se localizam nos testículos, e esse processo se chama espermatogênese. A produção pode durar de 64 a 74 dias, pois passa por quatro fases, sendo elas:

  • Multiplicação: ocorre a multiplicação das células chamadas espermatogônias através do processo de mitose.
  • Crescimento: as espermatogônias aumentam de tamanho e são chamadas de espermatócitos.
  • Maturação: essas células se dividem em duas pelo processo de meiose, chamados espermatócitos secundários.
  • Espermatogênese: os espermatócitos II se transformam em espermatozoides.

A quantidade de esperma acaba sendo uma parte importante para aumentar as chances de se ter uma fecundação bem sucedida. Por isso, muitos casais procuram formas de aumentar essa produção.

A OMS – Organização Mundial da Saúde estabeleceu que um homem fértil saudável deve produzir entre 15 milhões ou mais de espermatozoides por ml.

Realizar o teste de fertilidade é sempre uma boa opção, pois é possível constatar se há algum problema e já se adiantar no possível tratamento.

Saber a quantas anda a produção de espermatozoides pode ser um bom começo, e para isso, a Famivita desenvolveu o Teste de Fertilidade Masculina. Um autoteste que pode ser feito em casa, de forma discreta e que permite avaliar a quantidade de produção antes de começar a jornada rumo à gravidez.

2 – Estilo de vida e quantidade de esperma

Está cada dia mais evidente que, atualmente, os casais estão experenciando uma dificuldade maior em ter uma gestação bem sucedida. Quando se trata de infertilidade, cerca de 1/3 das questões são advindas da mulher e 1/3 são o resultado de problemas masculinos.

Muitos estudos sugerem que, de fato, o declínio na quantidade de esperma, a diminuição na motilidade (movimentação dos espermatozoides em direção ao óvulo) e alterações na morfologia (formato correto) estão sendo comuns em homens na idade fértil.

A causa ainda não foi estabelecida; no entanto, evidências levam a acreditar que esses problemas estão, em sua maioria, relacionados ao estilo de vida do homem.

Algumas causas para esses problemas foram apontadas em algumas pesquisas:

  • Substâncias químicas: muitas vezes encontradas em pesticidas, solventes e recipientes de plástico.
  • Tabagismo e consumo de álcool: quando em excesso.
  • Obesidade: que pode levar a um desequilíbrio hormonal, fazendo com que o homem produza um líquido seminal de baixa qualidade
  • Hipertermia (alta temperatura) testicular: pode fazer com que os novos espermatozoides não se desenvolvam de forma saudável.
3 – Algumas recomendações de como aumentar a quantidade de esperma

Quando casais estão tentando engravidar, é normal que busquem formas de ter uma gravidez com sucesso. Os hábitos sexuais costumam ser alterados, sendo focados nos períodos férteis. Há, também, a necessidade do aumento de ingestão de vitaminas e suplementos que propiciem gametas mais saudáveis.

Ter uma alimentação natural, colorida e equilibrada é o ponto de partida para manter seu esperma saudável e com maior concentração. A ingestão de gorduras, frituras e alimentos processados tem a capacidade de reduzir em até 30% a quantidade de esperma.

Ter uma boa quantidade de espermatozoides é uma forma de aumentar as chances de concepção

Por isso, beba muita água, prefira alimentos integrais e naturais, e faça com que sua rotina alimentar seja baseada em:

  • Frutas cítricas
  • Verduras e Legumes (brócolis, cenoura, tomate, berinjela, etc.)
  • Nozes, sementes (linhaça) e cereais integrais
  • Carnes magras
  • Peixes ricos em ômega 3 (salmão, salmão, arenque, atum, sardinha, truta, cavala)

Acerca da sobrevivência dos espermatozoides dentro do corpo da mulher, o fato é que não é tão simples mensurar com exatidão esse tempo, já que isso depende de algumas variáveis, como:

  • A longevidade de cada espermatozoide
  • A capacidade metabólica dos espermatozoides
  • A motilidade espermática
  • O ambiente do sistema reprodutor feminino

É de conhecimento, porém, que em um ambiente propício e ideal, os espermatozoides consigam sobreviver até 5 dias dentro do corpo da mulher. E, assim como existem fatores que podem diminuir a longevidade do esperma, também existem os que podem melhorar, sendo a boa nutrição do líquido seminal o principal desses fatores.

Para que essa longevidade seja atingida, além do foco na alimentação e estilo de vida saudável, também é indicado a suplementação, especialmente para aqueles que não têm tempo de preparar as refeições, não conseguem inserir esse tipo específico de comida no dia-a-dia, ou até mesmo os que desejam ter certeza de estar consumindo o nível adequado de certos nutrientes.

Pensando no aumento da saúde masculina, a Famivita desenvolveu o FamiUp, um polivitamínico composto de vitaminas importantes para homens em idade reprodutiva. Composta de corantes mais naturais, o FamiUp pode ser uma opção eficaz para homens que desejam manter um corpo mais nutrido e pronto para as tentativas. Confira mais detalhes aqui na nossa loja virtual.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.