Como dar mais firmeza à pele

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Com o avançar da idade, vamos percebendo que nossa pele não é mais a mesma e que mudanças estão ocorrendo. O rosto jovem, por exemplo, possui o famoso “triângulo da juventude invertido”. Já ouviu falar nisso? O triângulo invertido tem como base as maçãs do rosto, onde a fisionomia vai afinando em direção ao queixo. No rosto jovem, as mandíbulas também são mais definidas.

Só que, com o passar dos anos e a consequente flacidez e envelhecimento, esse formato muda, ficando o triângulo em sua posição normal. Isso quer dizer que as mandíbulas perdem definição, as bochechas e o queixo passam a ter uma redução no seu volume (como se caíssem), resultando em um rosto mais desarmônico e trazendo uma expressão de cansaço.

Desse modo, a base do formato se torna outra: ela se localiza embaixo, no queixo, ou seja, a parte inferior se mostra mais ampla. E acabam surgindo também os chamados pés de galinha ao redor dos olhos, o bigode chinês nas laterais da boca, olheiras, entre outros agravantes.

Basicamente, a pele firme de antes se torna mais flácida devido à ação do tempo, com a natural diminuição de algumas substâncias, como o colágeno. Claro que o envelhecimento é um processo biológico, mas também existem as rugas e flacidez precoces, causadas por outros fatores, que podemos evitar. Estamos falando de elementos que vamos incorporando à nossa vida, como má alimentação, tabagismo, sedentarismo e exposição exagerada aos raios solares. Por isso, temos que estar atentos para, além de darmos aquela ajudinha à nossa pele com cosméticos de qualidade, cultivarmos hábitos saudáveis. Quer ficar mais por dentro do assunto? Então segue com a gente até o final deste artigo.

Por que a pele fica flácida
Dando mais firmeza à pele

Por que a pele fica flácida

A pele possui componentes naturais que dão aquele aspecto de firmeza, brilho e harmonia. Dentre os principais estão as fibras de colágeno e o ácido hialurônico. Para se ter uma ideia, o colágeno é a substância mais abundante no corpo humano (na pele, ele representa mais de 70% de sua composição).

O envelhecimento não ocorre de um dia para o outro e se estamos cientes do que agrava o processo, podemos tomar algumas medidas que auxiliem a pele

A outra substância que se destaca é o ácido hialurônico – uma molécula igualmente presente em nosso organismo. Dentro da pele, ele confere preenchimento e elasticidade. Essa substância inclusive despertou grande interesse científico devido à sua excepcional capacidade de hidratação.

Basicamente, é quando essas duas substâncias diminuem no organismo, em razão do envelhecimento, que a pele passa a sofrer os efeitos.

Imagine que isso aconteça mais ou menos a partir dos 30 anos: a pele perde uma grande parte dessas substâncias que eram fornecidas em quantidades ideais anteriormente. Assim, surgem a flacidez e todas as outras rugas que conhecemos.

Por isso, existem hoje diversas maneiras de incentivar o colágeno no corpo (com procedimentos na face e suplementos, por exemplo) e também maneiras de melhorar a pele com o ácido hialurônico. Foi assim que essa substância passou a ser bastante presente nos cosméticos.

Dando mais firmeza à pele

Ter uma pele com mais tônus não é tão difícil quanto parece. Muitas pessoas com idade avançada, inclusive, conseguem manter um aspecto jovial na pele, com uma sustentação maior e sem que seja preciso fazer procedimentos estéticos de nenhum tipo. E qual seria o segredo delas?

Em linhas gerais, uma vida focada em bons hábitos já significa um avanço nesse sentido. Isso porque a pele é quase como um espelho da vida que levamos: se nos alimentamos bem, dormimos bem e temos uma rotina que contenha exercícios físicos moderados, estamos no caminho certo para que a pele envelheça da melhor maneira possível.

Fazer exercícios físicos regularmente, atua como um suporte na produção de colágeno

Agindo em outra frente do problema, seria interessante criar uma rotina de cuidados com a pele, concentrada na hidratação para estimular o ácido hialurônico. Podemos fazer isso todos os dias, passando a própria substância no rosto, o que resulta diretamente em mais saúde para a pele. Porém, é preciso saber escolher a composição do produto.

Nas melhores formulações, a textura do ácido hialurônico tem um toque sedoso e não-gorduroso, sendo agradável a todos os tipos de pele. Fique de olho também nos ativos, para que isso não atrapalhe a pureza do cosmético. Também dê preferência a produtos que incluam vários tipos de ácido hialurônico, porque isso dá mais potência à fórmula.

E a nossa dica sobre o assunto é o Sérum Ácido Hialurônico da Famivita. Por reunir 4 tipos de ácido hialurônico, ele dispõe de grandes propriedades contra a flacidez. Seu uso contínuo melhora visivelmente a firmeza da pele. Além disso, o Sérum Ácido Hialurônico não contém silicones, parabenos, nem corantes artificiais (ou seja, a fórmula possui apenas o que importa). Entre seus ingredientes, ele traz ainda a aloe vera, uma planta conhecida pelos seus efeitos benéficos na pele. Conheça mais sobre o Sérum Ácido Hialurônico em nossa loja virtual.

Encaixar o ácido hialurônico em uma rotina de cuidados é fácil. Ele pode ser usado até duas vezes por dia: pela manhã, junto com filtro solar, e à noite, antes de dormir. E, para reforçar a firmeza da pele, ainda há outra estratégia com resultados certos: incrementar a dieta com a ingestão de colágeno, seja em cápsulas ou em pó, seja na alimentação. Para isso, é preciso ingerir mais frango, carnes e peixes, por exemplo, além de nutrientes contendo vitamina C, pois ela ajuda na síntese dessa proteína.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.