Como fazer uma rotina de skincare eficiente
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Revisado porIdealizadora da Famivita
Hoje, a preocupação com a pele, sobretudo a do rosto, é algo muito popular entre as pessoas. Certamente você já ouviu falar sobre skincare, um termo em inglês muito usado na atualidade, que significa “cuidados com a pele”. Basicamente, aderir à skincare é considerar o que a pele precisa no dia a dia para ficar limpa e saudável.
Porém, não é só isso. A skincare pode te ajudar em várias coisas, como retardar o envelhecimento, atenuar manchas (inclusive as mais persistentes como as de melasma) e olheiras, desobstruir os poros e evitar o ressecamento. Não há dúvidas: uma pele bem cuidada é diferente, porque em tudo que depositamos a nossa energia temos um resultado.
Mas precisa de muito tempo, muito dinheiro, muitos cosméticos para ter uma rotina de skincare que seja eficiente? Essa pergunta é frequente, porque há inúmeros cosméticos disponíveis no mercado, toda uma indústria voltada para isso e uma infinidade de propagandas. Muitas dessas rotinas têm até 10 passos a serem seguidos, pois indicam o uso de uma série de produtos (de 12 a 15 cosméticos em camadas!).
A questão é que cuidar da pele não precisa ser nada complexo. É possível, sim, ter uma rotina de skincare eficiente e que seja um diferencial para a pele. Todavia, há muitas dúvidas sobre como escolher o que é mais adequado e o que se ajusta à pele. Quer saber mais sobre o assunto? Então fica com a gente até o final deste artigo.
O que é preciso ter em uma rotina de skincare
Escolhendo os produtos certos
Cuidar da pele facial foi um costume que se desenvolveu e se fortaleceu no Brasil ao longo dos anos, mas a chamada “skincare”, essa em que se usa até 12 cosméticos por dia e reúne mil ativos, veio em grande parte dos hábitos das asiáticas.
Naquela região é realmente comum ter rotinas extensas com inúmeras substâncias para hidratar, tonificar, tratar, esfoliar, proteger… Ufa! É bastante coisa, não é? Muitos dermatologistas, inclusive, apontam que o clima de lá favorece isso, enquanto as temperaturas do nosso país fazem com que a pele brasileira não dê conta de receber tantos produtos ao mesmo tempo.
Mas, então, o que é realmente preciso ter em uma rotina de skincare? Bom, para que ela seja eficiente, é necessário seguir quatro passos:
- 1º passo – Limpeza;
- 2º passo – Hidratação;
- 3º passo – Tratamento específico;
- 4° passo – Proteção solar (caso você opte por fazer a rotina também na parte do dia).
Além disso, é interessante entender sua pele e saber de qual tipo é (seca, oleosa, normal, mista ou sensível). Assim fica mais fácil encontrar os produtos adequados. Por outro lado, para que dê resultado esperado, é imprescindível que haja regularidade, ou seja, não adianta ter um estoque de produtos guardado no armário.
Antes de comprar qualquer coisa, pense: você realmente precisa fazer uma rotina de skincare de dia, e outra de noite? Isso porque nem toda pele se adequa ao uso de produtos pela manhã e dependendo do tipo de pele que se tem, talvez combinar os produtos com maquiagem não seja tão confortável. Sob outra perspectiva, ter esse cuidado em apenas um período do dia pode dar conta das necessidades da sua pele. Essa avaliação apenas você mesma pode fazer, só não esqueça que o uso de protetor solar é obrigatório no período do dia.
Passo 1 – limpeza
Inicialmente, deve ser escolhido o produto de limpeza. Essa é uma das partes mais importantes para uma pele equilibrada. Então, anote aí: o melhor limpador para pele é em forma de sabonete líquido ou gel (de preferência com um pH entre 5,0 e 5,5). Basicamente, o pH é uma escala que mede o quanto um produto se ajusta à pele, então, essa é uma informação a ser buscada junto aos fabricantes.
Passo 2 – hidratação
Em seguida, se pensa em qual hidratante usar. Essa etapa também é crucial, pois todo tipo de pele precisa de hidratação. Dê preferência a ativos que sejam super hidratantes, como o ácido hialurônico. Essa substância, aliás, despertou grande interesse científico devido à sua excepcional capacidade de hidratação. O ácido hialurônico é muito usado em cosméticos não apenas porque age na saúde da pele, mas por ser um anti-idade poderoso.
Outro aspecto a se pensar é a consistência do produto, se ele deve ser líquido, em creme ou sérum. Tendo em vista se adequar facilmente a todos os tipos de pele, não provocando, por exemplo, mais oleosidade (como os cremes), uma boa escolha é o sérum.
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Passo 3 – tratamento
No caso do 3º passo, que é a parte do tratamento específico, pode ser escolhido o ativo que se vai usar, dependendo do resultado que se quer. Por exemplo, é nessa etapa que se costuma inserir um ácido (pode ser o retinoico, o glicólico…) com uma função voltada ao rejuvenescimento, clareamento, esfoliação, ou mesmo antioxidante, como a Vitamina C.
Por fim, se você faz uma rotina pela manhã, depois dessas etapas é quando se coloca o protetor solar e, em seguida, a maquiagem. Mas, atenção, alguns ácidos, como o retinoico, não podem ser usados de dia.
Viu como não há segredo na hora de cuidar da pele? A skincare não precisa ser nada complexa, nem dar muito trabalho. Com poucos produtos e apenas alguns minutos durante o dia, dá para ter esse momento sem que ele se transforme em uma grande preocupação ou roube seu tempo (e seu bolso) e, no final, o resultado é garantido: você vai ver no espelho sua pele agradecer.
Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.
Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.