Como funciona o reembolso da consulta nutricional

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Muita gente conhece apenas as modalidades de reembolso das consultas médicas do seu plano de saúde, por se tratar da modalidade mais comum de uso. Mas consultas e sessões com outros profissionais também constam no rol de procedimentos obrigatórios de qualquer plano de saúde referência ou ambulatorial da ANS, como é o caso da consulta nutricional.

É claro que a cobertura não é incondicional ou ilimitada, mas a diretriz de utilização 103 define que cada usuário de plano de saúde tem direito a pelo menos seis consultas nutricionais por ano de contrato. Contudo, existem situações específicas onde as operadoras devem, inclusive, disponibilizar pelo menos 12 consultas por ano. São elas:

  • gestantes, puérperas e mulheres em amamentação até 6 meses após o parto;
  • pacientes com diagnóstico de obesidade ou sobrepeso (IMC ≥ 25 kg/m2);
  • pacientes com diagnóstico de Diabetes Mellitus em uso de insulina (até 18 consultas);
  • pacientes ostomizados;
  • após cirurgia gastrointestinal.

Alguns planos processam o reembolso sem maiores exigências, outros requerem o encaminhamento médico às consultas nutricionais para isso. O processo de reembolso é definido pelo regulamento interno de cada plano e ocorre geralmente pelo aplicativo de cada operadora.

O valor a ser reembolsado por consulta depende da política de cada plano e deve ser consultado diretamente junto a operadora. O reembolso pode ser parcial ou total, de acordo com valor efetivo da consulta.

Além das situações definidas pela ANS, existem outras condições em que médicos especialistas costumam indicar o acompanhamento por nutricionista, que incluem mulheres com síndrome de ovários policísticos (SOP), endometriose ou infertilidade (12 meses de tentativas sem sucesso). A Famivita oferece consultas nutricionais para tentantes e para gestantes e lactantes.

As profissionais da Famivita emitem recibos para futuras solicitações de reembolso ao plano de saúde. Caso você precise de encaminhamento médico para as consultas de nutricionista, agende uma consulta médica com umas das nossas ginecologistas especialistas.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.