Como melhorar rugas ao redor dos olhos

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Cuidar da nossa aparência é algo essencial para nossa vida social. E a base da aparência, claro, é a pele. Estar com a pele saudável faz a gente se sentir segura e pronta para lidar com os desafios do dia a dia. Não há como negar que há uma relação direta entre a aparência e o bem-estar. Por isso, procuramos ajudar a nossa pele, especialmente em relação aos efeitos do envelhecimento.

Ao ter essa atenção com as alterações que nossa pele facial sofre ao longo dos anos, notamos que há uma região que é visivelmente diferente das demais. Estamos falando da pele que fica ao redor dos olhos. As chamadas olheiras, pés de galinha ou até mesmo o inchaço nas pálpebras nos dão indícios dessa diferença.

É muito nítido como a pele próxima aos olhos tem um tipo diferente do restante da pele facial

Você já notou como a pele ao redor dos olhos é mais fina? Não é apenas impressão. A pele nessa região é mesmo bastante sensível. Por isso, é uma região mais propensa à aparição precoce de rugas e flacidez.

Além de apresentar menor proteção que as demais partes do rosto, a pele ao redor dos olhos também “sofre” com as inúmeras contrações causadas por nossas expressões faciais. Essas contrações, junto com o movimento dos músculos que existem nas pálpebras, explicam boa parte do surgimento das rugas nessa região. Quer saber mais sobre como manter essa pele mais lisinha e hidratada? Então fica com a gente até o fim deste artigo.

Por que surgem rugas ao redor dos olhos
Como tratar as rugas ao redor dos olhos

Por que surgem rugas ao redor dos olhos

Em geral, as rugas se originam pelo enfraquecimento das fibras de colágeno. A perda dessa proteína é um processo natural que se inicia normalmente depois dos 30 anos de idade. Como ela é responsável por fornecer a sustentação e a elasticidade que a pele necessita, com a sua diminuição, acontecem algumas transformações cutâneas.

Outra substância natural do nosso organismo responsável pelo preenchimento da pele é o ácido hialurônico. Assim como o colágeno, esse componente passa a ser mais escasso em nosso organismo à medida que a idade avança.

Além desse processo biológico que traz a diminuição das fibras de colágeno e do ácido hialurônico, as rugas também podem surgir a partir de outros fatores não naturais. Nesse sentido, há inúmeros elementos que podem acelerar o aparecimento de rugas, como exposição solar, tabagismo, estresse, má alimentação, dormir poucas horas, entre outros.

Agora imagine: se a nossa pele mais firme (como aquela das maçãs do rosto) costuma sofrer com essas influências externas, imagine a fina pele que fica ao redor de nossos olhos. Por isso, devemos ter atenção redobrada a essa região. Tendo conhecimento desse cenário que favorece o surgimento de rugas, devemos agir para amenizar esses efeitos.

E, sobre isso, a nossa dica é o Sérum Ácido Hialurônico da Famivita. Como a fórmula dele combina 4 tipos de ácido hialurônico, mais a aloe vera, uma planta conhecida por suas propriedades calmantes e de cicatrização, o poder hidratante do produto é enorme. Ele também não contém nenhuma substância estranha, que agride a pele (não possui corantes artificiais, silicones ou parabenos, por exemplo), é perfeito para ser usado generosamente na área dos olhos.

Além disso, o produto atende a todas as exigências, se enquadrando na categoria de vegano. Com ele, é possível ter um olhar renovado e com um aspecto mais “lisinho”. Todas as informações sobre o Sérum Ácido Hialurônico podem ser encontradas na nossa loja virtual.

Como tratar as rugas ao redor dos olhos

Antes de mais nada, é preciso reforçar que toda área sensível da nossa pele necessita de cuidados específicos. E com a pele ao redor dos olhos não é diferente, mas devemos ficar atentos para não utilizar nenhum cosmético que venha a prejudicar ainda mais a área, pois algo inadequado resultará em uma piora no ressecamento. Em outras palavras: mais rugas. Por isso, é bom observarmos as formulações e pesquisar sobre os ativos dos cosméticos.

Como o organismo passa a produzir menos algumas substâncias, a pele ao redor dos olhos fica ainda mais fácil de enrugar

Outra dica valiosa é não abrir mão da proteção solar, para garantir que essa área fique longe dos efeitos nocivos do sol. Dessa forma, a região não é afetada pelos raios ultravioleta, um dos maiores inimigos da saúde da pele.

Por outro lado, se você é uma pessoa muito expressiva, isso vai marcar mais a área. E sabe o que também faz com que a gente comprima e tensione mais ainda o músculo ao redor dos olhos? O sol. Portanto, é interessante fazer uso de óculos de sol sempre que possível.

É essencial, além disso, rever alguns hábitos:

  • não usar produtos que limpem demais a pele do rosto (sabonetes em barra, por exemplo, costumam ser bem mais agressivos que os líquidos), pois isso vai se refletir na área dos olhos;
  • se você usa maquiagem nesse local, prefira corretivos e sombras cremosas, pois são mais hidratantes;
  • tenha cuidado e delicadeza ao tocar na área dos olhos e use produtos adequados na hora de retirar a maquiagem.

Vale lembrar que uma pele bonita, seja nos olhos ou de uma perspectiva mais ampla (rosto e corpo), é resultado da vida que levamos. Se não cuidamos da nossa saúde, certamente a pele demonstrará isso de um jeito mais acentuado. Por isso é tão importante combinar bons cosméticos com uma rotina menos estressante, alimentação nutritiva, sono adequado e exercícios físicos moderados.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.