Como reduzir cicatrizes de acne

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


A acne é uma doença global: acredita-se que no mundo ocidental ela afeta quase 90% das pessoas em alguma fase da vida. Embora seja muito comum, a ocorrência de espinhas não pode ser encarada de um jeito leve, porque afeta a autoestima das pessoas. Em geral, quem tem acne se sente inseguro e tímido em seu cotidiano e isso traz graves prejuízos à vida como um todo, até mesmo abalando a saúde mental.

Tem gente que pensa que é drama, mas não é. Apenas as pessoas que têm espinhas sabem disso: além da acne atingir em cheio a aparência, ela causa dor no rosto, às vezes o desconforto é enorme, originando inclusive inchaço na face.

A acne danifica a pele e também compromete a autoestima

E, como se não bastassem tantos problemas ocasionados pelas espinhas, depois que elas melhoram, ainda temos que lidar com o que restou delas: as cicatrizes. Basicamente, o tamanho e formato da cicatriz dependerá do tamanho da inflamação que ela gerou na pele. Por isso, algumas podem ser bem difíceis de tratar.

No entanto, hoje temos muitas substâncias que realmente nos ajudam a aprimorar a nossa pele. São componentes atestados pela ciência, comprovados pelos estudiosos da dermatologia, e com um pouquinho de disciplina é possível obter uma boa recuperação cutânea. Para que isso de fato aconteça, não dá para desistir no meio do caminho: precisa usar diariamente. Quer conhecer mais sobre o assunto? Então nos acompanhe até o fim deste artigo.

Como surgem as cicatrizes de acne
Como tratar as cicatrizes de acne

Como surgem as cicatrizes de acne

A acne surge de um processo inflamatório que se inicia em algumas estruturas da pele. Em linhas gerais, um poro fica entupido de oleosidade, facilitando a infecção bacteriana e a inflamação.

E como a pele vai reagir a isso? Aumentando o fluxo sanguíneo na área e enviando células que possam defender o corpo e reparar danos. Mesmo depois que essa reação passa, os efeitos dela persistem e aí acontece a formação da cicatriz.

Esse tipo de marca resulta em uma textura diferente: a pele fica irregular naquele local. Nem todo mundo sabe, mas isso ocorre porque a cicatrização faz com que haja uma perda de colágeno e elastina, que são os responsáveis pela sustentação da pele.

Uma alternativa para isso, é usar substâncias que estimulem o colágeno natural, melhorando as estruturas da pele.

Uma dessas substâncias é a vitamina C: um componente estudado há mais de 50 anos pelos dermatologistas. Uma vantagem adicional é que ela não causa acne, nem confere mais oleosidade à pele, mas é preciso estar atento: o cosmético não pode ter silicones, porque eles são conhecidos por entupir os poros. Ele também não pode ser em creme, pois nesse formato não será adequado a uma pele oleosa.

O cosmético ideal para quem tem acne e cicatrizes é o em sérum, pois os cremes agravam a oleosidade

Foi pensando nisso que a Famivita criou o Sérum Vitamina C. Além de ser 100% livre de silicones, ele é bastante fluido, não tem parabenos e nem corantes artificiais. É um produto totalmente vegano e você pode encontrar todas as informações sobre ele em nossa loja.

Como tratar as cicatrizes de acne

Bem, você já tem cicatrizes de acne, e agora? Se a sua pele é oleosa e apresenta acne frequentemente, leve isso como um lema para a vida: nem toda marca que ficou no seu rosto vai sumir por completo, mas absolutamente toda e qualquer cicatriz pode ser amenizada. O que isso quer dizer? Não precisa se desesperar, é necessário apenas ter os cuidados certos com o rosto.

Para isso, tenha em mente que uma rotina de cuidados com a pele é imprescindível. Aqui algumas dicas importantes:

  • Se você comprar cosméticos e não usá-los diariamente, as cicatrizes continuarão onde estão.
  • Outro ponto fundamental é escolher as substâncias mais adequadas e que sirvam ao seu tipo de pele. Hoje, há uma infinidade de cosméticos disponíveis ao consumidor, mas muitos deles não têm serventia quando se trata de cicatrizes de acne.
  • Procure produtos que tenham em sua fórmula substâncias potentes. Isso porque quando há perda real das fibras (de colágeno e elastina, como mencionamos), é difícil conseguir recompor totalmente a pele daquele local.

E como isso pode ajudar? A aparência das marcas vai melhorar como um todo. A vitamina C, por exemplo, confere um ar de vitalidade à pele, trazendo até um tom diferente. Para se ter uma ideia, ela é capaz, inclusive, de clarear olheiras. Por isso, uma das funções da vitamina C é justamente uniformizar a pele, aprimorando a textura.

Pela sua incrível contribuição ao equilíbrio cutâneo, a vitamina C também é vista pela ciência como um forte cicatrizante. O resultado é uma pele que visivelmente estará mais saudável e terá seu colágeno estimulado, o que vai disfarçar em muito as marcas, até mesmo aquelas mais profundas.

Por isso a Famivita investiu em um produto à base desse ingrediente. O nosso Sérum Vitamina C ainda conta com ácido hialurônico, uma molécula importante que já existe na pele, mas que tem sua produção diminuída com o passar do tempo. Caso deseje saber mais sobre o Sérum Vitamina C, você pode encontrá-lo em nossa loja virtual.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.