Dez tratamentos naturais para a menopausa

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


A menopausa é um momento intenso de mudanças e fechamento de ciclos. Esse momento pode ser fisicamente desconfortável com ondas de calor, dores de cabeça intensas e muitos outros sintomas. Nesse sentido, muitas mulheres buscam soluções e tratamentos para menopausa, no intuito de tornar essa fase mais tranquila e menos desconfortável.

Para te ajudar a passar por esse momento de forma plena e focar no que realmente importa, organizamos esse artigo com dez formas naturais de tratar a menopausa.

Tenha uma alimentação rica em Cálcio e Vitamina D
Coma frutas e vegetais
Pratique atividades físicas regularmente
Mantenha-se hidratada
Evite açúcar e alimentos processados
Consuma bastante proteína
Não pule refeições
Evite alimentos estimulantes
Consuma alimentos ricos em fitoestrogênios
Suplemente sua alimentação com produtos naturais

1. Tenha uma alimentação rica em Cálcio e Vitamina D

Além das consequências do aumento da idade, as mudanças hormonais que ocorrem durante a menopausa podem gerar um risco aumentado de osteoporose, devido ao enfraquecimento dos ossos.

Consumir alimentos ricos em cálcio e manter um bom nível de vitamina D no organismo podem aumentar e muito a saúde dos seus ossos. Uma boa quantidade de vitamina D está diretamente associada à diminuição do risco de fraturas.

Consuma sempre que possível alimentos ricos em cálcio como laticínios, cereais e frutas (que são fortificados com cálcio), entre outros.

Sua maior fonte de vitamina D será sua própria pele, mas para que ela consiga produzir essa vitamina é necessário que você tome banho de sol, uma vez que com a idade ela fica menos eficaz na produção dessa vitamina tão importante.

Lembre-se sempre de passar protetor solar ou cobrir a sua pele de alguma forma. Além dos banhos de sol, você pode consumir alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e alimentos fortificados com vitamina D.

2. Coma frutas e vegetais

Uma dieta rica em vegetais e frutas pode prevenir uma série de sintomas causados pela menopausa. Esses alimentos são ricos em vitaminas, possuem baixa caloria e vão te ajudar a sentir-se satisfeita.

Além disso, estudos recentes mostram que uma dieta rica em frutas e verduras ajuda a reduzir o enfraquecimento dos ossos.

3. Pratique atividades físicas regularmente

Praticar atividades físicas regularmente traz muitos benefícios para mulheres e homens de todas as idades. Esses benefícios incluem maior disposição, um metabolismo mais efetivo, melhores noites de sono, menos estresse e um corpo mais saudável com articulações mais fortes.

Exercícios como yoga e alongamentos além de trabalharem seu corpo permitem o desenvolvimento da mente.

Além disso, praticar atividades físicas aumenta a imunidade e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

4. Consuma bastante proteína

O consumo regular de proteína ao longo do dia pode prevenir a perda de massa magra que ocorre naturalmente conforme vamos envelhecendo. Além disso, comidas ricas em proteína aumentam a saciedade.

Sempre que possível inclua esses alimentos na sua dieta:

  • Carnes (boi, porco, frango, peixe, etc.)
  • Ovos
  • Nozes
  • Verduras escuras
  • Laticínios
5. Evite açúcar e alimentos processados

Uma dieta rica em carboidratos simples e açúcar pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, como aumento da glicemia, colesterol ou mesmo levar a comorbidades como diabetes e hipertensão. Além disso, a ingestão de açúcar traz a sensação de cansaço e irritação, o que piora ainda mais esses sintomas já causados pela menopausa.

Um estudo demonstrou que dietas ricas em açúcar e carboidratos simples aumentam o risco de depressão em mulheres que já passaram pela menopausa.

Dietas ricas em alimentos processados também afetam a saúde dos ossos, principalmente se forem a base da alimentação, uma vez que deixam muito a desejar no que diz respeito aos nutrientes.

6. Mantenha-se hidratada

Durante a menopausa a mulher está experienciando uma queda nos níveis de estrogênio, essa é provavelmente a causa de sintomas como o ressecamento. Beber mais água pode auxiliar na redução desses sintomas, além de diminuir o inchaço e ajudar na perda de peso.

A ingestão de maior quantidade de água é necessária devido à queda dos níveis de estrogênio

7. Não pule refeições

Comer regularmente pode ser muito mais importante do que parece quando estamos enfrentando a menopausa. Comer de forma irregular pode piorar alguns sintomas e dificultar a manutenção do peso.

8. Evite alimentos estimulantes

Alguns alimentos ao serem consumidos podem gerar reações indesejadas no corpo, como ondas de calor, suor e mudanças de humor, especialmente quando consumidos à noite. Para evitar esse tipo de desconforto evite consumir bebidas alcoólicas, cafeína, bebidas ou comidas açucaradas ou muito apimentadas.

9. Consuma alimentos ricos em fitoestrogênio

Fitoestrogênio é um composto existente em plantas que imita o efeito do estrogênio no corpo. Ao consumir alimentos ricos neste composto você estará ajudando o seu corpo a equilibrar os hormônios que entram em desequilíbrio durante a menopausa.

Existem muitas formas de consumir determinado alimento, procure por uma que te faça gostar do que está comendo.

Dentre os alimentos ricos em fitoestrogênio podemos citar:

  • Soja e alimentos a base de soja
  • Gergelim
  • Linhaça
  • Feijão
  • Tofu

Lembre-se que a quantidade de fitoestrogênio em cada um desses alimentos irá variar de um pro outro e da forma de preparo.

10. Suplemente sua alimentação com produtos naturais

Muitas pessoas, pela correria do dia a dia, não conseguem realizar todos esses passos e acabam tendo dificuldade na obtenção de determinados nutrientes ou vitaminas que auxiliam no controle dos sintomas da menopausa.

Pensando nessas mulheres, a Famivita desenvolveu o FamiPlena, um suplemento que, sozinho, é capaz de prover as vitaminas ideais para aliviar os sintomas da menopausa. Rico em cálcio, vitamina D e E, FamiPlena é uma opção prática para o dia a dia de várias mulheres, auxiliando no metabolismo energético e na manutenção dos ossos. Conheça mais sobre o produto na nossa loja virtual.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.