Inhame e seus benefícios

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Com a correria dos dias, nossa lista de compras acaba sendo automática: escolhemos apenas aqueles alimentos que já conhecemos e são mais fáceis de preparar. Dificilmente alguém volta do supermercado sem batatas, por exemplo.

Há alguns alimentos, no entanto, que possuem benefícios surpreendentes, mas pouco conhecidos. Um deles é o inhame. Por ser uma fonte natural, ele tem sido cada vez mais utilizado para combater alguns problemas de saúde, previr doenças e inclusive ajudar mulheres a engravidar.

E como nosso corpo precisa de uma variedade considerável de nutrientes, não faz sentido ficarmos ingerindo sempre as mesmas substâncias provenientes dos mesmos alimentos. Você já considerou adotar o inhame em sua dieta? Sabe dos benefícios desse poderoso tubérculo? Conhece as vitaminas presentes nele? Nesse artigo falaremos um pouco sobre isso.

Conhecendo o inhame
Benefícios do inhame
Como ingerir

1 – Conhecendo o inhame

Da família dos tubérculos (vegetais com raízes subterrâneas e que crescem embaixo do solo), o inhame é um alimento bastante antigo, que já era cultivado na África e na Ásia por volta de 5.000 a.C. Foi trazido para o Brasil das ilhas de Cabo Verde e São Tomé e aqui encontrou condições ideais para se desenvolver. Embora a região nordeste seja a maior produtora e consumidora de inhame, não é difícil encontrá-lo em outras regiões.

O inhame é um tubérculo que cresce embaixo do solo

Existem mais de 600 espécies de inhame, mas apenas algumas são comestíveis. Sua própria cor e tonalidade variam, podendo ser encontrado nas versões marfim, amarela e roxa. As espécies não comestíveis são bastante utilizadas para fins medicinais, já que o inhame é rico em diosgenina, uma substância com a propriedade de se converter em hormônio em nosso organismo e que, por isso, ajuda na prevenção de doenças e na regularização do ciclo menstrual. Confira esse estudo científico sobre os benefícios do inhame.

E além da diosgenina, ele é rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, o que acaba sendo uma boa opção para a manutenção do peso saudável. O inhame também é uma excelente fonte de fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, riboflavina, ácido fólico e niacina – contribuindo para a saúde dos ossos, manutenção dos tecidos e fortalecimento da imunidade. Justamente por esses motivos ele é utilizado também na indústria farmacêutica.

2 – Benefícios do inhame

Por conta da sua riqueza em vitaminas e nutrientes, a lista de benefícios do consumo do inhame é longa. Vamos aos principais deles:

  • Diminui os sintomas da menopausa – Como o inhame consegue aumentar os níveis de estrogênio no organismo, isso logicamente causa um impacto nos efeitos da menopausa e da perimenopausa. A vantagem de utilizar um alimento natural nesse processo é que, diferente de um tratamento hormonal que aumenta os riscos de doenças cardíacas e câncer de mama, o inhame não tem esse efeito.
  • Os fogachos, as desordens do sono, as dores e as instabilidades de humor podem diminuir com o consumo frequente de inhame.

  • Potencializa a fertilidade – A ingestão de inhame impulsiona a produção dos hormônios femininos, favorecendo a ovulação. Ele também bloqueia o efeito dos estrógenos no organismo, aumentando a ação das gonadotrofinas, importantes na gestação. Isso resulta em uma quantidade maior de folículos produzidos pelos ovários, aumentando as chances de gravidez. E por ser rico em vitaminas B3 e B6, o inhame ajuda na fixação do embrião no útero. Ele é igualmente benéfico para os homens, já que potencializa também a produção de testosterona.
  • Ajuda a regular o ciclo menstrual – Além de potencializar a fertilidade, o inhame também serve par amenizar as cólicas menstruais e os sintomas da TPM. É também uma ótima opção para quem sofre com a menstruação desregulada, já que a presença da diosgenina ajuda a equilibrar os níveis de progesterona no corpo e, consequentemente, corrige a menstruação irregular.

  • O inhame uma ótima opção para quem sofre com a menstruação desregulada

  • Melhora problemas respiratórios – Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o inhame auxilia nos problemas respiratórios. Inclusive foi comprovado cientificamente que o consumo de inhame melhorou a função respiratória e a qualidade de vida de pacientes com doença pulmonar obstrutiva.
  • Previne doenças cardíacas – Como é rico em fibras, o inhame ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas. E por ser rico em vitamina B6 e B9, ele também ajuda no controle da homocisteína, um aminoácido que contribui para a formação de placas ateroscleróticas, que também causam doenças cardíacas.
  • Auxilia na perda peso – Por ser rico em carboidratos complexos e fibras, é o alimento ideal para complementar a dieta de quem precisa perder peso. Uma vantagem é que ele também mantém o organismo saciado por mais tempo, reduzindo a absorção de algumas gorduras e ajudando no controle dos níveis de glicose no sangue.

  • O inhame é o alimento ideal para quem precisa perder peso

  • Aumenta a imunidade – Além das vitaminas do complexo B, o inhame também possui bons níveis de vitamina C – muito importante para aumentar a quantidade de glóbulos brancos e os níveis de anticorpos no organismo.
  • É um alimento tão eficiente no aumento da imunidade que, por vezes, é recomendado para pacientes oncológicos, já que os medicamentos quimioterápicos destroem as células doentes e também as saudáveis.

  • Melhora a visão – Por ser rico em vitamina C, o inhame ajuda a prevenir a catarata, hidratar os olhos e melhorar a visão noturna. Esse estudo, por exemplo, mostra que a presença da vitamina B6 ajuda na diminuição do risco de degeneração macular, ou seja, a perda da visão que atinge principalmente pessoas mais velhas.
  • Faz bem para a pele – Devido a sua riqueza nutricional, o inhame funciona também como um desintoxicante do corpo, eliminando impurezas e deixando a pele mais saudável e bonita. Ele também é um aliado na luta contra espinhas, cravos e manchas no rosto. E para completar, ajuda também no combate às celulites!
3 – Como ingerir

Há várias formas de ingerir esse alimento. O que é importante saber é que ele não pode ser ingerido cru, porque dessa forma pode apresentar substâncias tóxicas. Mas existem 3 boas opções para ingerir o inhame e usufruir de seus benefícios para a saúde:

  • Inhame cozido – Não tem muito mistério. Precisa ser cozido até ficar macio (cerca de 40 minutos) e depois pode ser usado de várias formas: como salada, na sopa ou em forma de purê. Geralmente, tudo que se faz com batata, pode ser feito com inhame – então é só usar a criatividade!
  • Chá de inhame – O chá de inhame deve ser feito com sua casca e o processo também é simples: basta adicionar água e ferver por cerca de 5 minutos. Depois, pode se adicionar açúcar ou adoçante, para ficar mais saboroso. Pode ser tomado quente ou frio, como uma espécie de suco.
  • Cápsulas de inhame – Para quem prefere uma opção mais prática, existem as Cápsulas de Inhame: um produto desenvolvido pela Famivita especialmente para mulheres com ciclos irregulares e dificuldade para ovular. As cápsulas contêm uma saponina natural que libera a diosgenina quando absorvida na flora intestinal. É essa substância que estimula a regulação dos níveis hormonais.

Como vimos, o inhame é um alimento riquíssimo em nutrientes. E o melhor é que ele raramente provoca efeitos colaterais. Ainda assim, por se tratar de um alimento que interfere nos níveis hormonais, não deve haver exageros e é sempre recomendável ter o aval do seu médico. No mais, não espere muito para colocar o inhame em sua dieta alimentar – seja cozido, como chá ou em forma de cápsulas!

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.