Manchas na pele: o que fazer e o que usar

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Manchas são coisas desagradáveis. Nas roupas, por exemplo, quando aparece alguma, logo descartamos para doação. Usar roupas manchadas passa uma imagem ruim. No mercado, escolhemos as frutas e legumes baseados principalmente no aspecto da casca. E descartamos aquelas que não aparentam muito vigor.

Seja na roupa, nas frutas ou na pele, as manchas sempre passam uma imagem desagradável

Como a vida é prática, podemos escolher outra roupa para substituir a que foi descartada e a grande variedade de frutas e legumes nos possibilita optar por outros itens sem muito drama. Mas e quando as manchas aparecem em nossa pele?

Há alguns caminhos. Você pode, por exemplo, optar por uma maquiagem milagrosa que esconda sua pele manchada. Ou pode investir em um tratamento estético em uma clínica especializada. A primeira solução, porém, é apenas paliativa – uma maquiagem não resolve de fato o problema das manchas. Apenas esconde. E um tratamento estético pode não ser tão acessível financeiramente.

A boa notícia é que existem soluções mais práticas e baratas, que podem salvar a pele de quem luta com manchas e melasmas no rosto. Nesse artigo vamos falar sobre as principais causas das manchas e apresentar 5 ativos que podem ajudar no tratamento delas.

Principais causadores de manchas
O poder da vitamina C
Os benefícios do óleo de rosa mosqueta
As funções da niacinamida
A eficiência do ácido glicólico
A suavidade do ácido mandélico

1 – Principais causadores de manchas

Manchas no rosto não surgem por acaso. Entretanto, podemos ser pegas de surpresa, já que nem sempre estamos cientes dos fatores responsáveis pelo aparecimento delas. E isso pode inclusive ter um efeito sobre nossa autoestima, porque conviver com manchas na pele não é algo nem um pouco agradável, pois o rosto é nosso principal cartão de visitas.

Em geral, as manchas no rosto, também chamadas de melasmas, são dermatologicamente vistas como uma doença, uma disfunção na pigmentação da pele causada pelo excesso de melanina. Essa proteína faz bem ao corpo e é responsável por dar pigmentação à pele, aos cabelos e aos olhos. Porém, o aumento de produção, causada principalmente pela exposição ao sol, pode causar uma hiperpigmentação, fazendo surgir manchas na pele.

Embora a testa, o queixo, as bochechas e o nariz sejam as regiões mais atingidas, o melasma pode atingir outras partes do corpo, como os braços e o pescoço.

Em geral, as mulheres em fase reprodutiva (entre 20 e 50 anos) estão mais vulneráveis do que os homens, e aquelas com tons de pele mais escuros estão mais propensas, justamente por terem os melanócitos mais ativos.

Embora o sol seja o maior responsável pelo surgimento do melasma, há outros fatores de risco que devem ser observados:

  • Uso de anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal
  • Disfunção da tireoide
  • Uso de medicação para tratamento de hipertensão ou epilepsia
  • Uso excessivo de aparelhos que emitem radiação através da tela (computador, tablet, celular e lâmpadas fluorescentes)

Outro fator desencadeador do melasma é a gravidez, pois é um período em que as alterações hormonais estimulam a atividade dos melanócitos. Nesse caso ele até recebe outro nome: cloasma.

Dependendo do caso, não será possível apagar totalmente as manchas, mas em outros é possível diminuir e até extinguir por completo essas marcas. Com esses 5 ativos clareadores, que são naturais e acessíveis, você pode alcançar bons resultados e de uma forma bem rápida.

2 – O poder da vitamina C

A vitamina C é um dos componentes mais importantes quando pensamos em cuidados com a pele. Além de fornecer nutrientes, ela também retarda o envelhecimento. Há estudos que concluem que a vitamina C promove a síntese do colágeno na pele e previne a degradação dessa proteína, ou seja, faz a pele ficar mais fibrosa e firme e com menos linhas de expressão.

Outra informação cientificamente comprovada é a de que a vitamina C possui uma ação sinergética com os filtros solares. Ou seja, ela trabalha em parceria com eles, potencializando-os na proteção contra os raios solares e os efeitos maléficos do sol. E essa poderosa vitamina também produz pigmentos melamínicos, que são responsáveis pelas alterações na cor da pele e, por isso, tem uma grande influência na função clareadora.

Como se sabe, a vitamina C é encontrada em alimentos como a goiaba, o brócolis e a acerola. Porém, dessa forma, o processo para usufruir dos benefícios dessa substância é mais longo.

Se você quer ver resultados mais rápidos, o ideal é que utilize a vitamina direto na pele através de algum ativo clareador.

Pensando justamente em resultados mais rápidos, a Famivita desenvolveu o Sérum Vitamina C, um produto anti-idade com eficiência comprovada, que clareia a pele de uma forma natural, já que é um produto vegano e sem parabenos ou silicones em sua composição. Conheça mais sobre o Sérum Vitamina C na nossa loja virtual.

3 – Os benefícios do óleo de rosa mosqueta

A rosa mosqueta é uma espécie de planta conhecida principalmente por suas propriedades medicinais. O óleo que é extraído dela é rico em substâncias que são essenciais para a saúde e que possui muitos benefícios, como a regeneração tecidual e a cicatrização. Mais interessante ainda é que esse óleo também estimula a produção de colágeno, que como dissemos, é a fibra responsável por dar elasticidade e firmeza para a pele.

O óleo de rosa mosqueta para o rosto também é um grande aliado na redução da hiperpigmentação, que é o acúmulo de melanina na pele, responsável pelas manchas desagradáveis que surgem principalmente na região das bochechas, testa e nariz.

Vale lembrar que nem sempre o melasma surge por exposição ao sol. Alterações hormonais decorrentes da gestação e da menopausa também podem fazer surgir manchas no rosto. E é aí que a utilidade do óleo de mosqueta para manchas é comprovada.

O óleo de rosa mosqueta para o rosto é um grande aliado na redução das manchas

Vários estudos apontam a eficácia desse óleo rico em vitaminas A, C e E, que são poderosos oxidantes que combatem os danos causados principalmente pelo sol. E como se não bastassem todos esses benefícios, o óleo de rosa mosqueta ainda previne que as células da pele se rompam, permitindo a entrada de bactérias. Que produto maravilhoso, não?

4- As funções da niacinamida

A niacinamida é a forma ativa da vitamina B3. Por possuir características rejuvenescedoras, tem sido cada vez mais utilizada no mundo dos cosméticos. Essa substância contribui para a ativação dos fibroblastos da pele, que, por sua vez, são responsáveis pela produção de colágeno.

Além disso, ela também auxilia na hidratação da pele e na redução e prevenção de manchas. Em outras palavras, a niacinamida é um clareador de pele. E como se não bastasse isso, a também chamada nicotinamida possui as seguintes funções:

  • Estimula a renovação celular
  • Uniformiza o tom da pele
  • Favorece a eliminação de radicais livres
  • Ajuda na hidratação
  • Fortalece a barreira cutânea
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Auxilia no controle da oleosidade da pele
  • Controla as hiperpigmentações cutâneas

Antes de sair por aí tomando um banho de niacinamida para usufruir de todos esses benefícios, lembre-se que o excesso dessa substância pode causar vermelhidão, ardência e irritação na pele. Por isso, escolha produtos que possuem a dosagem certa em sua composição, ou seja, inferiores a 5%. E na dúvida, consulte um dermatologista.

5 – A eficiência do ácido glicólico

Esta é uma substância derivada da cana de açúcar e de outros vegetais doces, e com propriedades esfoliantes, hidratantes, clareadoras, antiacnéicas e rejuvenescedoras. Trata-se, basicamente, de um agente de descamação, ou peeling, que pode ser usado tanto de forma doméstica, quanto profissional.

É indicado não somente para pessoas com acne, mas também com melasmas e estrias. Esse ativo está entre os melhores e mais eficientes clareadores de pele.

Há muitos cremes e loções que utilizam o ácido glicólico em sua composição; porém, ele deve ser utilizado com cautela e, preferencialmente, com a recomendação de um dermatologista, pois diferentes peles reagem de forma variada a essa substância e o uso indevido pode causar irritação, vermelhidão, ardência e queimação na pele. Entre os benefícios da utilização desse ácido podemos destacar os seguintes:

  • Rejuvenescimento da pele
  • Clareamento de manchas e melasmas
  • Aumento da produção de colágeno, deixando a pele mais fina e sedosa
  • Prevenção de rugas
  • Controle da oleosidade
  • Tratamento de cicatrizes de acne
6 – A suavidade do ácido mandélico

Esse ativo é derivado das amêndoas amargas e, assim como o ácido glicólico, também possui uma função esfoliante. O que torna o ácido mandélico singular é o fato de ele ser uma substância mais suave, com moléculas menores, e que por ser absorvida de forma mais lenta pela pele, produz menos irritações. Ou seja, é recomendável especialmente para pessoas que têm peles sensíveis, já que sua esfoliação é bem menos agressiva do que a de outras substâncias.

O ácido mandélico também é conhecido como alfa hidroxiácido, sendo um componente com uma ação hidratante, antibacteriana e clareadora, recomendável inclusive para o tratamento de melasmas.

Além disso, o ácido mandélico também combate rugas e linhas de expressão. Sua utilização pode ser feita através de creme, óleo ou sérum, aplicado diretamente no rosto. Em geral, o ácido mandélico é encontrado em combinações com outras substâncias, como o ácido hialurônico, aloe vera ou rosa mosqueta. Porém, em usos profissionais (para peeling profundo por exemplo) as concentrações podem ser maiores.

Assim como outros ativos, este também deve ser usado com cautela, pois seu uso indevido pode causar manchas escuras no rosto. Também não é recomendado utilizar durante a gravidez, com a pele ferida, herpes ativa ou após a depilação com cera.

O óleo mandélico é recomendável para peles sensíveis

Todas nós queremos sair por aí exibindo uma pele deslumbrante – com ou sem maquiagem. Por menores que sejam os problemas que possam surgir, é sempre importante buscar a orientação de um dermatologista, que é o profissional indicado para lidar com esse desequilíbrio epidérmico e evitar que as manchas se desenvolvam e cresçam.

No mais, o segredo é proteger a pele do sol, optar por uma alimentação saudável e inserir esses produtos naturais em sua rotina de skincare. Sua pele com certeza vai agradecer!

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.