Óleo de Prímula: o que é e para que serve

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Existem inúmeros suplementos naturais que podemos utilizar para cuidarmos de nossa saúde, mas poucos são tão versáteis e completos quanto o óleo de prímula. Derivado de uma flor muito usada em jardins, este óleo é um poderoso aliado contra os sintomas da TPM e menopausa.

Para te ajudar a entender de que formas ele pode te ajudar e como você deve consumir esse poderoso suplementos, preparamos esse post com tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do óleo de prímula.

O que é o óleo de prímula?
Para que serve
Como tomar

1 – O que é o óleo de Prímula?

É um óleo extraído da semente da flor de prímula (Oenothera biennis). É tradicionalmente utilizado pelos povos originários da América do Norte devido ao seu incrível potencial de cura com sua ação anti-inflamatória.

Quase todas as partes da prímula podem ser utilizadas para fins estéticos ou medicinais.

O óleo de prímula contém óleos essenciais não produzidos pelo corpo humano, o ácido linoleico e o ácido gama-linolênico (GLA). O GLA é um ácido graxo de extrema importância no combate às inflamações e controle do colesterol.

Mais do que o GLA, esse óleo contém diversos outros ácidos graxos insaturados essenciais para a saúde como ácido palmítico, ácido esteárico, ácido linolênico e ácido oleico que auxiliam no controle da pressão arterial e saúde do sistema cardiovascular.

2 – Para que serve

Devido à sua composição privilegiada, o óleo de prímula possui diversos usos e, apesar de ainda não termos muitas evidências, estudos recentes têm demonstrado um grande valor do uso desse óleo no tratamento de problemas de saúde da mulher, como TPM e menopausa.

Considerando o que sabemos hoje a respeito do óleo de prímula, seu uso pode ser feito nos seguintes casos:

  • TPM e menopausa: Auxilia no controle dos sintomas emocionais, redução das dores nos seios, retenção de líquido e cólicas, uma vez que inibe a ação das prostaglandinas inflamatórias. Além disso, o ácido gama-linolênico serve como base para a síntese de prostaglandinas E1, que são potentes anti-inflamatórios. Outro efeito é a redução dos fogachos, um dos sintomas mais comuns da menopausa.

    Foi pensando nesse aspecto que a Famivita desenvolveu o Óleo de Prímula, um suplemento com ômega 6 que auxilia no reequilíbrio corporal e conta com todas as propriedades benéficas desse ativo. Você pode conhecer mais sobre o Óleo de Prímula da Famivita aqui na nossa loja virtual.

  • Controle da Pressão Arterial: Um estudo demonstrou que o consumo do óleo auxilia na redução da pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares, um problema que atinge muitas mulheres após a menopausa.
  • Problemas de pele: Devido à natureza inflamatória de muitos problemas de pele, o óleo de prímula atua com sucesso no controle de condições como acne, eczema, psoríase e dermatite atópica.
  • Artrite Reumatóide: Uma revisão sistemática apontou que o uso do óleo de prímula auxilia na redução da dor e desconforto sentido por pacientes com artrite.
3 – Como tomar

Por ser algo relativamente novo, muitas pessoas não sabem como usar o óleo de prímula em cápsulas e, para não ficarem dúvidas, vamos falar sobre isso aqui.

Apesar de ser quase sempre consumido em forma de cápsula, o óleo de prímula também pode ser encontrado em forma líquida.

O óleo deve ser ingerido em cápsulas na quantidade e frequência recomendada, preferencialmente acompanhado de água e após uma refeição grande, uma vez que necessita de alguma fonte de gordura para conseguir ser melhor aproveitada pelo organismo.

Contraindicações

Apesar dos inúmeros efeitos do óleo de prímula, ele não é adequado a todas as situações e, por este motivo, é muito importante que você consulte com um profissional antes de iniciar qualquer suplementação.

Caso você se enquadre em algum dos grupos abaixo, somente inicie o uso do óleo de prímula com acompanhamento médico. O consumo desse ativo pode causar interação com outros medicamentos ou aumentar os riscos de determinados eventos, caso você possua alguma condição de saúde específica.

  • Epilepsia ou outras doenças que causam convulsões
  • Problemas de coagulação
  • Uso de medicamentos para depressão
  • Uso de medicamentos para pressão arterial
  • Gestantes

É importante frisar que pessoas que se enquadram em um dos grupos acima não possuem proibição definitiva com relação ao óleo de prímula. Cada caso deve ser avaliado e conversado levando em consideração suas especificidades. Por isso, o acompanhamento com profissional capacitado é muito importante.

Consumo excessivo

Tirando situações específicas em que o óleo de prímula não é recomendado, ele não apresenta muitos riscos à saúde. Contudo, o consumo exagerado deve ser observado, pois pode causar intoxicação.

Se consumido em excesso e a longo prazo, pode causar imunossupressão, inflamações e maior risco de trombose, uma vez que o GLA pode ser convertido em outra substância.

Agora que você já sabe bastante sobre o Óleo de Prímula e como ele pode mudar a sua vida, chegou a hora de viver de uma forma mais saudável e plena sem sentir os efeitos da TPM e menopausa. Para saber mais sobre o Óleo de Prímula que a Famivita preparou pra você, visite a nossa loja.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.