Pele oleosa e com acne: o que fazer

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Em nosso corpo, sem dúvida, uma das partes mais importantes é a face. Porém, poucas vezes pensamos sobre ela e seu papel em nossa vida, já que, como todo organismo, o rosto também tem suas próprias funções. Geralmente nós só vamos nos preocupar com a nossa face, e, principalmente, com a pele dela, quando temos algum problema. A pele oleosa e com acne, por exemplo, costuma ser algo que incomoda bastante.

Isso acontece basicamente porque dá mais trabalho ter uma pele assim. Quem tem uma pele oleosa e com espinhas sabe que isso traz prejuízos à autoestima, afetando a capacidade social da pessoa, refletindo até mesmo no trabalho e nas relações em geral.

Os traços mais marcantes da pele oleosa são excesso de produção de sebo, brilho excessivo e praticamente constante, poros abertos e visíveis, acne e uma produção maior de gordura conforme o dia passa. Por tudo isso, e devido ao seu impacto na aparência, a pele oleosa requer um cuidado diferenciado.

Felizmente, hoje há alternativas fáceis e que podem ser incorporadas à rotina, que possibilitam uma melhora da pele oleosa, deixando-a visivelmente mais bonita. Quer conhecer mais sobre o assunto? Então nos acompanhe até o fim deste artigo.

Por que a pele é oleosa?

Como tratar a pele oleosa e com acne

Por que a pele é oleosa?

A pele oleosa é caracterizada especialmente por uma produção de sebo aumentada. As glândulas sebáceas são microscópicas e a oleosidade se forma pelo excesso do conteúdo presente nessas glândulas.

A questão é que pele oleosa e acne têm tudo a ver, por isso a maior parte das vezes uma está atrelada à outra. E por que isso acontece? Porque a acne tem como traço principal a hipersecreção de sebo e o surgimento de lesões. Por isso, o sebo é um tema muito estudado quando se trata de pele oleosa. E não é para menos, pois já se constatou que a composição dele, em um indivíduo normal, é realmente diferente daquele de quem tem espinhas.

Em uma pele oleosa, é como se as glândulas sebáceas trabalhassem mais

A pele oleosa é, digamos, uma pele “melindrosa”. Isso porque se ela sofrer irritações, produzirá mais sebo. Por exemplo, se usamos cosméticos muito ressecantes, isso além de causar ardor, vai facilitar as espinhas. É que quando usamos produtos que desidratam demais a pele, surge o chamado efeito rebote, ou seja, ela responderá a essa agressão com uma quantidade maior de sebo.

Nesse quesito, é interessante usar cosméticos cicatrizantes e que, mesmo tendo ação calmante e hidratante, não acrescentem à produção de sebo. A vitamina C, por exemplo, em uma pele oleosa, não causa espinhas. Além disso, ela ilumina e aprimora o aspecto da pele como um todo, terminando por disfarçar a oleosidade.

Mas é preciso ter em mente que o cosmético contendo vitamina C não tenha silicones, porque eles são conhecidos por entupir os poros. E, relacionado a isso, nossa dica é o Sérum Vitamina C da Famivita. A fórmula dele é fluida e foi desenvolvida especialmente para aprimorar a pele sem trazer oleosidade, já que ele é 100% livre de silicones e parabenos. Mais informações a respeito dele podem ser encontradas em nossa loja virtual.

Como tratar a pele oleosa e com acne

Conforme enfatizamos, a pele oleosa tem que ser cuidada com suavidade e uma coisa que precisa ser pensada é a limpeza dela. A gente sabe que o sonho de quem tem a pele oleosa é ter a pele seca (ou, pelo menos, um pouco mais seca), só que uma limpeza muito severa (aquela que deixa a pele repuxando, por exemplo) pode facilitar a acne.

Até mesmo a parte de limpeza de uma pele oleosa deve ser feita com delicadeza

Não é só pelo efeito rebote, mas porque os sabonetes que ressecam a pele têm um pH alto. Basicamente, o pH é uma escala que mede o quanto um produto pode se ajustar à pele.

Então anote aí: o melhor limpador para pele oleosa é em forma de sabonete líquido ou gel, com um pH entre 5,0 e 5,5. Esse valor de pH, além de não agredir a pele, evita que se instalem as bactérias que causam as espinhas, porque elas se desenvolvem em um pH alto.

E como você vai descobrir o pH de um produto de limpeza de pele? Perguntando às empresas de cosméticos, pesquisando na internet e visitando fóruns de produtos – o importante é que essa informação seja obtida, para o bem da sua pele.

A vitamina C é um produto-chave dentro de uma rotina de skincare para pele oleosa e com acne: além de ser anti-inflamatória, clareia as manchas deixadas pelas espinhas e aprimora a pele da face em geral. Se você tem cicatrizes ela também pode atenuar a aparência delas, pois é um ativo que estimula o colágeno. Mas é bom pontuar uma coisa: em se tratando de pele não existe milagre. Assim, tudo requer paciência, pois somente com o tempo você notará os resultados.

Vários estudos científicos já foram realizados com o fim de atestar a eficácia da vitamina C para a acne e ela comprovadamente atua nisso. Por isso, a Famivita investiu em uma fórmula à base desse ingrediente. O nosso Sérum Vitamina C é puro, sem corantes artificiais e ainda contém ácido hialurônico, uma substância calmante para a pele. Conheça mais sobre o nosso sérum na nossa loja virtual.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.