Período fértil: como calcular

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Já reparou que o momento de ser mãe vem sendo adiado e que com bastante frequência os casais têm programando a gravidez para depois? Sim, essa é uma realidade hoje e isso acontece por vários motivos, seja pelo desejo de um planejamento financeiro ou profissional, seja porque as mulheres ainda não se sentem prontas, ou simplesmente porque há coisas que gostariam de fazer antes.

O que muitas pessoas não esperam é que quando o momento de aumentar a família chega, conseguir aquele positivo acaba sendo mais difícil do que se imaginava.

A partir dos 30 anos a chance de engravidar naturalmente é inferior a 20%, ainda assim 50% das mulheres conseguem o positivo.

Essa demora na concepção é algo extremamente normal e acontece com muitos casais de todas as faixas etárias. Afinal, conforme o tempo vai passando as chances de engravidar naturalmente diminuem, o que faz com que a concepção atrase um pouco para chegar.

Uma das maneiras de facilitar o encontro entre o óvulo e aquele espermatozoide especial é identificando o seu período fértil, o que agiliza em muito uma possível gestação. Por isso, mostraremos aqui de que modo é possível compreender os principais sinais de fertilidade e calcular a janela fértil – o intervalo de tempo em que uma mulher pode engravidar ao ter relações sexuais.

O que é o período fértil
Como identificar seu período fértil
Sinais de fertilidade

1 – O que é o período fértil

O período fértil é o momento do ciclo menstrual de cada mulher no qual é possível engravidar. Essa janela de tempo é calculada levando em consideração dois fatores: a data da ovulação e o tempo de vida do espermatozoide dentro do corpo. Consideramos, então, a janela de uma semana para o período fértil, sendo estes os três dias antes da ovulação, o dia da ovulação, e três dias depois da ovulação.

Normalmente, espera-se que a ovulação ocorra 14 dias antes da próxima menstruação, o que faz com que identificar o período fértil seja relativamente fácil para mulheres com ciclos extremamente regulares.

Para calcular sua janela fértil, deve-se, primeiro, descobrir o dia da ovulação. Para isso, vamos pegar o número de dias do seu ciclo e diminuir 14. Lembre-se sempre que se seu ciclo é irregular, provavelmente esta fórmula não irá funcionar.

Em seguida, iremos considerar o dia do ciclo encontrado, contar três dias antes e três dias depois do dia da ovulação, e teremos nosso período fértil de sete dias.

Para ficar mais fácil, tomemos o seguinte exemplo: em um ciclo de 30 dias, o cálculo a ser feito será “30 – 14 = 16”. Assim, a ovulação provavelmente ocorrerá no 16º dia do ciclo e o período fértil será entre o 13º e o 19º dia do ciclo. Vemos este exemplo ilustrado na imagem abaixo.

Quando o ciclo é irregular, essa tarefa se torna um pouco mais complicada. Nessas condições, é necessário tentar observar algum padrão na ocorrência dele. Por exemplo, se seus ciclos têm uma duração aproximada de 45 a 51 dias, esse é um tipo de padrão, e, nesse caso, você pode fazer uma média, considerando um ciclo de 48 dias para o cálculo.

Algo interessante a ser notado é que quando o ciclo é extremamente longo, com mais de 40 dias, a mulher tem a sensação de que ele é irregular, mas, na verdade, não é isso que acontece. Contudo, existem mulheres com ciclos realmente irregulares, uma ocorrência muito comum em mulheres com Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) e endometriose, por exemplo. Nessas circunstâncias, é sempre bom buscar a avaliação de um ginecologista e um endocrinologista, para verificar a questão hormonal.

A verdade é que o período fértil pode acontecer a qualquer momento do ciclo. Por isso, é importante ficar atenta a todos os sinais de fertilidade e se necessário utilizar outros recursos, como aplicativos e tabelas que ajudem a visualizar e calcular melhor seu ciclo.

2 – Como identificar seu período fértil

Existem algumas maneiras de identificar seu período fértil e a principal delas é usando técnicas de percepção de fertilidade. Nesse contexto, os principais sinais são o muco vaginal, temperatura basal e o colo do útero. Para quem não faz esse tipo de observação e controle, outra forma de verificar se está nesse período ou próximo dele, é por meio de testes de ovulação.

Testes feitos exclusivamente para isso são capazes de detectar o tempo de ovulação com mais precisão

Na prática, sabe como eles funcionam? Basicamente do mesmo jeito daqueles que usamos para detectar uma gravidez: a fita é colocada em contato com a urina e as linhas apontarão o resultado. Normalmente, quando vemos uma listra da mesma cor da fita-teste, significa que a ovulação está ocorrendo.

É claro que tendo essa informação tão valiosa fica mais fácil planejar as tentativas. Foi por isso que a Famivita desenvolveu os Testes de Ovulação. Afinal, quando o casal não tenta na hora certa, a espera pelo positivo pode ser longa demais. O nosso Teste é super fácil de fazer e interpretar, pois conta com linhas super nítidas, alta sensibilidade e dá o resultado em apenas 3 minutos. Você encontra todos os detalhes sobre ele na nossa loja virtual.

3 – Sinais de fertilidade

Existem inúmeros sinais que nos contam em que ponto do nosso ciclo estamos. Das variações de humor, acne, qualidade do sono, ao desejo de comidas específicas, nosso corpo tem muitas maneiras de se comunicar conosco. Contudo, quando falamos de fertilidade, devemos estar atentas especialmente ao muco cervical, temperatura basal e colo do útero, conforme já mencionamos.

Acompanhe a seguir como podem ser interpretados esses sinais.

  • Temperatura basal – A temperatura basal mostra a menor temperatura do nosso corpo e só é possível verificá-la quando estamos com nossa menor taxa metabólica. Por isso, só pode ser aferida logo que acordamos. Essa temperatura tende a aumentar segundo se aproxima a ovulação, atingindo o pico quando ovulamos, e caindo logo em seguida. Como só será possível observar esse aumento por meio da comparação, os resultados devem ser anotados diariamente em um gráfico basal.

    Por outro lado, as variações de temperatura durante o período fértil podem ser muito sutis, por isso é recomendada a utilização de um termômetro basal. E, para auxiliar nessa questão, a Famivita desenvolveu o Termômetro Basal. Através dele, você pode seguir sua temperatura bem de pertinho nesse período, e com mais exatidão. Ele realiza uma aferição precisa dando o resultado em duas casas decimais, é confortável e ainda emite sinais sonoros para uma maior compreensão de sua leitura. Todas as informações sobre ele você encontra na nossa loja virtual.


Termômetros basais fornecem a temperatura com duas casas depois da vírgula e essa informação é fundamental para quem quer detectar a ovulação.


A temperatura deve sempre ser tirada com o mesmo termômetro, no mesmo local (axila, boca ou vagina), no mesmo horário e pela mesma duração de tempo.

  • Muco cervical – O muco cervical é um dos principais sinais de fertilidade. Por ser altamente influenciado pelo estrogênio e progesterona, podemos identificar nosso período fértil apenas analisando sua textura, consistência e aspecto. O muco que lembra uma clara de ovo é o que geralmente indica a ovulação. Além disso, ele é deslizante, transparente e estica mais de 2,5cm.

    O muco também pode ser mais aguado, ou mesmo não existir. Inclusive, não são raros os casos de mulheres que produzem pouco ou não produzem muco. Se este é o seu caso, o uso de lubrificantes voltados à concepção é recomendado.

    Foi por isso que a Famivita criou o FamiGel: um lubrificante com pH neutro e minerais que tornam o pH vaginal mais adequado. O FamiGel também tem uma consistência que imita o muco clara de ovo, e ainda traz a vantagem adicional de proporcionar mais conforto à relação, para mulheres que sofrem com o ressecamento vaginal. Todas as informações a respeito dele, você encontra na nossa loja virtual.

  • Colo do útero – Ao longo do ciclo, o colo do útero também sofre alterações por influência dos hormônios estrogênio e progesterona. Juntamente com a temperatura e/ou o muco, podemos utilizar essas alterações para identificar o período fértil. A observação do colo só pode ser feita por meio do exame de auto-toque: ao palpar o colo, observe sua altura, consistência e abertura.

    Isso porque durante a fase fértil, o colo tende a ficar mais alto (mais alinhado com a vagina), mais macio (como o lábio) e mais aberto (como se a unha do dedinho pudesse entrar). Fazer essa análise, tocando o próprio colo do útero, talvez seja um pouquinho mais incômodo para algumas mulheres, então não se preocupe caso demore um pouco para pegar o jeito.

Perceber os sinais de fertilidade pode levar certo tempo, até mesmo porque esse processo possui mais detalhes do que cobrimos aqui. Enfim, dominar o que seu corpo diz é algo que vai sendo adquirido com a prática e o estudo, mas não desanime: quanto mais você souber sobre o seu ciclo e sintomas, mais precisas serão suas previsões. E, assim, mais rápido seu positivo chegará.

Além disso, caso esteja tendo dificuldade nesses cálculos e percepções, não hesite em buscar a ajuda de profissionais qualificados: saiba que você não está sozinha nessa jornada.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.