Por que testes de gravidez em tira são melhores?

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Qualquer mulher em idade fértil e com uma vida sexual ativa tem alguma chance de engravidar. E isso serve até para aquelas que usam algum método contraceptivo, já que nenhum método é 100% infalível. Sabendo disso, realizar testes rápidos de gravidez acaba sendo algo rotineiro e necessário – principalmente para quem está intencionalmente tentando engravidar.

E nessa hora surgem muitas crenças caseiras e criativas: testes com água sanitária, agulha, cloro, urina fervida, sal, pasta de dente, Coca-Cola e até óleo de Pinho. Segundo a ciência popular, se a urina mudar de cor, espumar ou tiver qualquer outra reação diferente, é sinal de que a mulher está grávida. Mas não dá para confiar nessas coisas, não é mesmo?

Não há base científica para nenhum desses testes e, embora haja depoimentos de mulheres que comprovam sua eficácia, eles não são confiáveis e não servem para confirmar ou descartar uma gravidez. E mais ainda: podem inclusive fazer mal, pois a mistura de urina com alguns produtos químicos pode liberar substâncias tóxicas.

Esses testes caseiros surgiram e eram utilizados principalmente porque os exames médicos que atestavam uma gravidez não eram nem tão acessíveis, nem tão rápidos. Mas hoje a história é diferente: há várias formas de uma mulher saber em poucos minutos se está grávida e nesse artigo vamos falar de uma delas: o Teste de Gravidez em tiras.

Como funciona um teste de gravidez
Tipos de teste
Vantagens do teste de gravidez em tiras

1 – Como funciona um teste de gravidez

Para atestar uma gravidez, há basicamente dois tipos de teste que podem ser feitos: com a urina e com o sangue. O que essas duas substâncias têm em comum é que em ambas é possível detectar a presença de um hormônio produzido especificamente durante a gestação: o beta-HCG ou gonadotrofina coriônica humana.

Esse hormônio é produzido pela placenta e atua na implantação do embrião no útero, tendo papel fundamental na manutenção da gravidez. Por isso, se ele estiver presente no sangue ou na urina, é bem provável que a mulher esteja grávida.

As principais formas de atestar uma gravidez são através do sangue e da urina

Como a coleta e a análise do sangue exigem procedimentos mais complexos, o exame de urina acaba sendo mais viável e mais utilizado por mulheres que estão em dúvida e precisam atestar ou não a gravidez. O exame do beta-HCG é indicado principalmente para mulheres que tiveram relações sexuais recentemente e que apresentam sintomas como:

  • Náuseas, enjoos e vômitos
  • Aumento do sono
  • Seios sensíveis e aumentados
  • Aumento da libido
  • Cólica abdominal
  • Aumento da frequência urinária
2 – Tipos de teste

Os testes rápidos e práticos que conhecemos hoje só surgiram a partir da década de 80. Antes disso, a maioria dos exames era impreciso, principalmente se fossem feitos no início da gravidez – sem contar que era impossível realizar um teste fora de um laboratório.

Por volta de 1970 surgiram os primeiros testes de farmácia, mas que dependiam de tubos de ensaio e de várias horas e até dias de espera por um resultado que tinha uma taxa de precisão questionável.

Hoje evoluímos ao ponto de termos à nossa disposição testes rápidos, simples e tão precisos quanto os exames feitos em laboratório. Graças aos avanços da ciência, atualmente há quatro formas confiáveis de atestar uma gravidez:

  • Ultrassonografia – Apesar de ser bastante eficiente, já que detecta o embrião em desenvolvimento utilizando ondas sonoras para produzir imagens e vídeos do bebê e do útero, a ultrassonografia gestacional só consegue detectar o feto entre a quinta e a sétima semana após a data da última menstruação. Esse exame também é conhecido como ecografia e é geralmente feito várias vezes ao longo da gestação.
  • Exame de sangue: É o mais completo de todos, com uma precisão de 99%. Esse exame detecta a presença e a quantidade do hormônio beta-HCG e é tão preciso que indica até o tempo de gestação. Tradicionalmente, a coleta e o teste são feitos em clínicas médicas ou na rede pública. Porém, a Famivita oferece um serviço de testagem domiciliar, ou seja, você pode fazer seu teste beta-HCG sem sair de casa e ainda obter o resultado em poucas horas! Basta agendar o horário com a equipe e esperar a visita de um profissional para coletar seu sangue e realizar o exame.
  • Testes de farmácia – Há uma variedade de testes vendidos em farmácias e todos funcionam da mesma forma: detectam a presença do beta-HCG no corpo da mulher a partir do contato com uma amostra da urina. O preço desses testes varia bastante e, apesar de serem confiáveis, é preciso sempre verificar a validade e o local de armazenamento, já que tanto o calor como a umidade podem acabar alterando os resultados.
A validade e o local de armazenamento podem alterar os resultados dos testes

  • Teste de fita – São parecidos com os testes de farmácia, mas são mais práticos ainda. As tiras são produzidas com uma substância que reage quando em contato com o hormônio beta-HCG. A realização do teste é super fácil: basta colher a urina em qualquer horário do dia e colocá-la em um copo limpo e seco. Em seguida é só mergulhar a ponta da tira por 10 segundos, sem ultrapassar a linha do limite máximo indicada no produto. Depois de no máximo 5 minutos, você já terá um resultado! Um teste com alta sensibilidade, como o teste de gravidez da Famivita, pode ser feito um ou dois dias antes da data prevista para a próxima menstruação, já apresentando um resultado positivo no caso de a mulher estar grávida.
3 – Vantagens do teste de gravidez em tiras

Talvez por ser algo relativamente novo e não tão conhecido, o teste em tiras ainda suscita algumas dúvidas. No entanto, há várias vantagens em sua utilização, principalmente no caso de mulheres que não querem esperar vários dias até obter alguma informação. Vejamos as principais vantagens no uso do teste de gravidez em tiras:

  • É biodegradável – Hoje não dá para ignorar a questão do meio ambiente – é urgente e necessário optarmos por produtos biodegradáveis que ajudam na preservação do planeta. Esse é o caso dos testes em tiras. Ao contrário do teste tradicional de farmácia, que utiliza plástico e outros componentes eletrônicos de difícil decomposição, as tiras são feitas de papel – e isso, além de econômico, é bem mais sustentável.
O teste de gravidez em tiras é feito com materiais biodegradáveis

  • É barato – Em comparação com os outros, o teste de gravidez em tiras é o mais barato. O da Famivita, por exemplo, custa apenas 4,95 cada um, podendo chegar a 2,99 se você comprar mais de 10 unidades. Comparando com alguns testes digitais, que chegam a custar quase 100 reais, é uma economia e tanto. Além disso, por dispensar materiais plásticos, os custos de fabricação são bem reduzidos – e é exatamente isso que torna o produto bem mais acessível.
  • É confidencial – Quando o teste precisa ser feito de forma discreta, até mesmo ir à farmácia pode ser uma exposição – e ir a uma clínica ou hospital nem sempre é viável. Nesse quesito, o teste em tiras é bem mais discreto que outros, já que pode ser feito em casa e apenas você verá o conteúdo da embalagem que chegará em poucos dias pelo correio.
  • É rápido – A ansiedade de quem está tentando engravidar é sempre grande. E na hora de obter o resultado de um teste, é melhor contar com produtos que não te façam esperar mais ainda. E nisso o teste de gravidez da Famivita tem uma grande vantagem: além de entregar o resultado em apenas 3 minutos, ele pode ser feito um ou dois dias antes da data prevista para a próxima menstruação. Isso porque, diferente dos outros, ele possui uma alta sensibilidade, capaz de detectar o aumento do hormônio HCG precocemente e confirmar a gravidez antes de outros testes.
  • É fácil de entender – O teste em tiras não tem mistério: ele será positivo se a linha de teste e de controle aparecerem, mesmo que claras. Para isso, basta mergulhar a ponta da tira por cerca de 10 minutos na urina e aguardar alguns minutos até a reação. Se o beta-HCG estiver presente na urina, a tira vai mostrar.

E se você ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor teste de gravidez, a resposta não é tão difícil: o que tem o resultado mais preciso, com o melhor custo-benefício.

E nesse caso, o teste de gravidez em tira é a melhor opção. Não estamos negando que os testes de farmácia são confiáveis, mas além de serem mais caros, eles não cooperam muito com o meio-ambiente.

Ah, e é claro que nenhum teste vai ser preciso se for feito logo após a relação sexual. Se você ainda não sabe com quantos dias pode fazer o teste de gravidez, fica a dica: o ideal é esperar até a data próxima da menstruação para realizar os testes, já que algumas gestantes podem ter uma concentração muito pequena de beta-HCG durante os primeiros dias de gravidez. No mais, mantenha cheio seu estoque de testes e boa sorte!

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.