Quanto tempo o espermatozoide sobrevive dentro do corpo
-
Revisado porIdealizadora da Famivita
Somente quem está em busca do tão sonhado positivo sabe que, cada detalhe que possa ajudar nessa missão, conta. Existem diversas técnicas para aumentar as chances de sucesso e muitas delas estão relacionadas ao sucesso da fecundação.
Uma das técnicas mais usadas é aumentar o tempo de permanência dos espermatozoides dentro do corpo, alterar o pH vaginal, utilizar determinadas posições, tudo em prol de dar aos pequenos nadadores uma melhor chance de completar seu objetivo.
No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre os espermatozoides , sua sobrevivência dentro e fora do corpo da mulher e o que podemos fazer para aumentar esse tempo.
1 – O que é o espermatozoide
2 – Tempo de vida dos espermatozoides
3 – Como tornar o ambiente mais favorável
O espermatozoide é o gameta masculino (célula reprodutora) liberado durante a ejaculação. É ele que, durante o processo de fecundação, penetra no óvulo com o objetivo de gerar um bebê.
Como é formado
O espermatozoide se forma nos testículos a partir de um processo chamado espermatogênese. Esse processo dura aproximadamente 74 dias e é o equivalente masculino do ciclo menstrual, com a diferença de que os gametas são liberados por meio da ejaculação.
Nesse processo, células já existentes no corpo do homem, chamadas espermatogônias, passam por diversos processos de divisão celular até tornarem-se espermátides. Essas células irão, então, sofrer um último processo chamado espermiogênese, onde terão sua forma modificada até tornarem-se os espermatozoides .
Uma ejaculação contém milhões de espermatozoides , mas com uma quantidade tão grande, por que pode ser tão difícil engravidar? Isso pode acontecer porque, desses milhões de espermatozoides , mais ou menos metade não irá chegar ao óvulo. E dos sortudos que chegam, somente um conseguirá penetrar completando a fecundação.
Alguns dos fatores que tornam o sucesso tão difícil estão relacionados tanto à saúde do esperma, quanto ao ambiente em que irão se encontrar após a saída do corpo do homem.
Tempo de sobrevivência dentro do corpo
A vagina é um ambiente com um pH naturalmente ácido, e o objetivo dessa acidez é proteger o ambiente de bactérias, vírus e fungos que possam causar infecções no local, podendo espalhar-se por todo o sistema reprodutor.
Infelizmente, para os espermatozoides o melhor ambiente é um meio alcalino (não ácido), o que torna a sobrevivência no canal vaginal um desafio. Mesmo com todas as dificuldades, o tempo médio de vida do espermatozoide dentro do corpo da mulher é de cinco dias.
Durante o período fértil a ação hormonal modifica o pH e consistência do muco, a fim de tornar o ambiente mais convidativo e próprio à sobrevivência dos gametas.
Tempo de sobrevivência fora do corpo
Por não ser o ambiente pretendido para os espermatozoides , sua sobrevivência fora do corpo após a ejaculação é muito curta, se comparada com o tempo de sobrevivência quando está dentro do corpo da mulher.
A média de tempo em que o esperma consegue sobreviver fora do corpo é de apenas alguns minutos; contudo, se for colocado em contato com temperaturas muito altas, como em uma banheira ou chuveiro com água quente, esse tempo cai para alguns segundos.
Como deixar o esperma mais saudável
Existem algumas coisas que podem ser feitas para que os espermatozoides produzidos sejam mais saudáveis, contribuindo para a melhora da fertilidade do homem. Essas ações envolvem, sobretudo, adotar um estilo de vida mais saudável.
Dentre as ações para uma vida e espermatozoides mais saudáveis estão:
- Não consumir bebidas alcoólicas
- Evitar banhos de banheira
- Evitar comidas muito gordurosas
- Consumir alimentos ricos em vitamina B12
- Não usar roupas íntimas muito apertadas
Sabemos que encaixar uma vida saudável e uma alimentação voltada para a fertilidade pode ser um desafio, sobretudo nos dias de hoje. Pensando nisso, a Famivita desenvolveu o FamiUp, um suplemento pensado para atender as necessidades de nutrição masculina. Saiba mais sobre o produto aqui na nossa loja.
Mesmo nos dias mais férteis, o pH da vagina segue um ambiente desafiador para os pequenos nadadores. Felizmente, existem algumas técnicas para amenizar essa acidez e proporcionar um caminho mais tranquilo para os espermatozoides .
As formas mais populares de fazer essa mudança no ambiente são:
- Mudança na alimentação
- Duchas vaginais antes da relação
- Uso de lubrificantes
Para tornar sua relação mais prazerosa e, ao mesmo tempo, dar aquela ajudinha para quem está querendo engravidar, a Famivita desenvolveu o FamiGel, um lubrificante com pH neutro pensado especialmente para auxiliar os gametas na corrida da vida. Saiba mais sobre o produto na nossa loja.
Conseguir o positivo pode ser um processo desafiador e é por isso que toda informação faz a diferença. Agora que você já sabe um pouco mais sobre os espermatozoides e viu as nossas dicas para que eles estejam sempre saudáveis e num bom ambiente, as coisas devem se tornar um pouco mais simples.
Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.
Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.