Quanto tempo o espermatozoide sobrevive fora do corpo

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Uma das dúvidas mais comuns de casais que estão tentando engravidar é a respeito da vitalidade dos espermatozoides . Isso acontece porque muitas pessoas fazem um acompanhamento e controle intenso dos seus ciclos e, muitas vezes, chegam a programar o melhor momento de ter relações: tudo para aumentar as chances de conseguir o tão sonhado positivo.

Compreender a fisiologia dos gametas é essencial para conseguir engravidar

Diante das buscas incessantes sobre gravidez e tudo o que há relacionado, muitas vezes nos deparamos com algumas dúvidas relacionadas ao tema. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre os gametas masculinos – os espermatozoides – e sobre a sobrevivência deles fora do corpo.

O que é o espermatozóide
Tempo de vida dos espermatozoides
Como deixar o esperma mais saudável

1 – O que é o espermatozóide

Como a maioria das pessoas já sabe, o espermatozoide (também chamado de esperma) é a célula reprodutiva masculina (gameta) que faz parte do sêmen, o líquido branco que sai durante a ejaculação. Essas estruturas microscópicas são as responsáveis por fecundar o óvulo e, junto às células da mãe, formar o bebê.

Como se forma o espermatozóide

O espermatozóide se forma nos testículos por meio de um processo chamado espermatogênese, no qual as células chamadas espermatogônias passam por diversos processos de divisão celular até se tornarem uma nova célula chamada espermatócito. O espermatócito, então, irá passar pelo processo final, a espermiogênese, onde irá adquirir a forma que conhecemos.

Principais características

O espermatozóide possui algumas características que fazem com que ele seja capaz de mover-se do canal vaginal até as trompas e fecundar o óvulo. Para que um gameta seja considerado saudável, ele deve ter uma série de pré-requisitos morfológicos (relacionados à forma) e funcionais atendidos.

espermatozoides viáveis irão compor, aproximadamente, 50 a 60% do total de todos os presentes na ejaculação. Para que seja considerado saudável, o esperma deve:

  • Mover-se de forma rápida e retilínea.
  • Possuir cabeça levemente ovalada, única, lisa e sem espaços vazios no citoplasma.
  • Peça intermediária não deve possuir expansões laterais.
  • Peça intermediária deve possuir mitocôndrias e outras estruturas necessárias ao metabolismo celular.
2 – Tempo de vida dos espermatozoides

O tempo de vida de um espermatozóide está ligado a diversos fatores. Um deles é o quão saudável esse gameta é, se sua cauda possui o comprimento correto, se a cabeça tem o formato certo, se ele nada em linha reta, ou em círculos, etc.

Quanto tempo o esperma vive fora do corpo

Por ser um ambiente muito hostil aos gametas, quando fora do corpo, os espermatozoides conseguem sobreviver apenas por alguns poucos minutos. Contudo, se ao saírem do corpo se encontrarem com um ambiente com água quente, como uma banheira ou mesmo chuveiro, esse tempo passa para apenas alguns segundos.

Existem muitas maneiras de tornar o pH vaginal mais adequado à sobrevivência dos espermatozoides

Quanto tempo o esperma vive dentro do corpo

Apesar de ter sido feito para sobreviver dentro do corpo, o ambiente vaginal feminino, na verdade, é muito hostil à sobrevivência dos espermatozoides devido ao seu pH extremamente ácido, o que faz com que parte dos gametas que entram em contato com o muco acabem morrendo antes de chegarem às trompas.

Mesmo nessas circunstâncias, o tempo de vida do espermatozóide dentro do corpo feminino é de aproximadamente cinco dias.

Existem algumas maneiras de tornar o ambiente vaginal mais amigável aos pequenos nadadores, e o próprio corpo se encarrega disso nos dias férteis, modificando consistência e pH do muco. Porém, sempre podemos ajudar realizando algumas mudanças alimentares e uso de lubrificantes.

Com o intuito de ajudar os espermatozoides a chegarem mais facilmente no óvulo, a Famivita desenvolveu o FamiGel, um lubrificante de pH neutro que torna a corrida dos gametas muito mais tranquila. Saiba mais sobre o produto acessando a nossa loja.

3 – Como deixar o esperma mais saudável

Para garantir gametas saudáveis e viáveis, é muito importante que o homem cuide da sua saúde reprodutiva. Para isso, é necessário cumprir as recomendações básicas para uma vida saudável, como realizar atividades físicas e, é claro, ter uma alimentação nutritiva e balanceada.

Além disso, existem algumas medidas que podem ser tomadas para promover uma melhor produção de espermatozoides .

  • Evitar o consumo de álcool
  • Não utilizar roupas íntimas apertadas
  • Evitar banhos e imersões em águas muito quentes
  • Consumir alimentos ricos em vitamina B12

Todos esses fatores, apesar de não serem controláveis, podem ser influenciados. Pensando nisso, a Famivita desenvolveu o FamiUp, um suplemento pensado especialmente para a saúde fértil masculina. Saiba mais sobre o produto acessando aqui na nossa loja.

Agora que você já sabe o que é mais adequado à sobrevivência e como manter o esperma saudável, suas chances de conseguir aquele positivo podem sim aumentar. Não esqueça de alinhar a isso a prática de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.