Rosácea como melhorar

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Muitos problemas de pele podem afetar a nossa autoestima. Porém, poucos atingem tanto como a rosácea. Isso porque, como a acne (outra grande vilã da saúde da pele), ela fica bastante aparente. Não é à toa que uma boa parte das pessoas com rosácea é “refém” da maquiagem, usando com frequência para disfarçar.

Para imaginar o estrago que ela pode causar, basta saber que pesquisas realizadas pela Sociedade Nacional da Rosácea apontam que 41% dos pacientes evitam o contato público, caso haja inflamações dela na pele. Por aí já se pode entender como isso impacta negativamente na qualidade de vida.

É como se a pele com rosácea tivesse uma maior fragilidade, por isso ela é facilmente atingida pela irritação e vermelhidão

A pele de quem tem rosácea é bem mais sensível que as demais. Uma das características dela é justamente ardência e vermelhidão quando há irritação. Conforme o tempo passa, essas características podem virar um padrão, piorando mais, com o surgimento de vasinhos e bolinhas de pus.

Felizmente, há cosméticos que podem ajudar muito em uma melhora no cotidiano de quem tem rosácea. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe esse assunto até o final.

Por que surge a rosácea
Como tratar uma pele com rosácea

1 – Por que surge a rosácea

A rosácea é conhecida por afetar os vasos sanguíneos e as glândulas sebáceas, em especial no nariz, bochechas, testa e queixo. Áreas que são geralmente mais expostas ao sol, como orelhas, couro cabeludo, pescoço ou a parte superior das costas também podem ser alvo de lesões. Um quadro um pouco mais grave da doença pode provocar alterações oculares e fimatosas (com engrossamento da pele e aumento do volume nasal e às vezes do queixo).

Mas como acontece, de fato, a ativação da rosácea? Em uma pele afetada por ela, a barreira protetora não é tão eficiente e, assim, fica mais suscetível, por isso a irritação ocorre com facilidade. Interessante ressaltar que a vermelhidão pode ter como alguns gatilhos: estresse, exercício físico, clima quente ou frio, banhos de água quente e até o consumo de alimentos picantes e bebidas alcoólicas.

A rosácea é uma doença comum, mas um pouco problemática e difícil de controlar. A causa dela envolve várias questões, a exemplo de:

  • Genética;
  • Alterações no sistema imunológico;
  • Problemas nos vasos sanguíneos.
2 – Como tratar uma pele com rosácea

Tratar uma pele com rosácea não precisa ser difícil, nem é necessário gastar muito tempo. A parte mais importante é saber o que colocar no rosto para ajudar a pele. Antes de tudo, é necessário ter em mente o seguinte: rosácea não tem nada a ver com acne ou pele oleosa e produtos ressecantes vão piorar o estado dela.

Na atualidade, há diferentes maneiras de amenizar os sintomas, fazendo com que as crises sejam menos frequentes e doloridas. O ideal é manter a pele no melhor estado possível, tendo uma rotina de cuidados, sendo mais importante usar um bom produto hidratante.

A hidratação intensa é o melhor jeito de melhorar uma pele com rosácea

Os hidratantes contêm lipídios que amaciam e restauram o equilíbrio da pele, fazendo com ela sempre mantenha boas condições. E como incentivamos os lipídios na pele? Para começar, escolhendo substâncias que aumentem o teor de água: o melhor é optar por cosméticos super hidratantes.

Componentes como ceramidas, niacinamida e ácido hialurônico são famosos pelos seus efeitos benéficos em relação a isso, sendo que, hoje, o mais utilizado por quem tem problema de rosácea é este último. E visando trazer esse ingrediente tão benéfico para a rotina de quem tem a pele com problemas de rosácea, pele sensível e secura, que a Famivita criou o Sérum Ácido Hialurônico.

O sérum da Famivita reúne 4 tipos dessa substância em sua fórmula e ainda potencializa tudo isso com a aloe vera, uma planta famosa por sua capacidade calmante e cicatrizante, altamente indicada para peles com rosácea. Todas as informações sobre o Sérum Ácido Hialurônico podem ser encontradas na nossa loja virtual.

Além disso, para cuidar da sensibilidade desse tipo de pele é preciso fazer uma higiene suave e usar um bom protetor solar. Sobre a limpeza, os produtos mais indicados pelos especialistas costumam ser os syndets (sabonetes feitos a partir de componentes sem sabão) ou as loções de limpeza, porque têm menor potencial de irritação. Já em relação à proteção solar, o ideal é usar um fator elevado (50+). É interessante também que ele seja fluido para ser espalhado de uma maneira branda pela face.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.