Quando se está grávida, uma infinidade de questões e dúvidas vêm à mente, tanto sobre o bebê quanto sobre o seu próprio corpo. Na verdade, as duas coisas acabam sendo uma só, já que o que acontece com um, inevitavelmente acaba afetando o outro também. E é por isso que tantas dúvidas surgem quando o assunto é anestesia na gravidez.
Será que isso faz mal para o bebê? Será que existem tipos específicos de anestesia para se tomar durante a gravidez? O que é proibido ou não? Neste texto vamos abordar todos esses questionamentos e esclarecer todas as principais dúvidas no que diz respeito à anestesia na gravidez. Mas antes de entender como isso pode ou não afetar o corpo de uma grávida e de seu bebê, é necessário entender como as anestesias funcionam.
Tipos de Anestesia
A anestesia é um tipo de procedimento médico usado para evitar a dor para que outros procedimentos possam ser feitos, principalmente os cirúrgicos1. Existem basicamente quatro tipos de anestesia:
- Anestesia local: Adormece apenas o local onde será realizado o procedimento. É usada em casos mais simples.
- Anestesia regional: É usada para fazer com que um membro do corpo ou o tronco seja anestesiado, mas sem perda de consciência. É uma das mais comuns para cirurgias.
- Sedação: Esse tipo de anestesia é normalmente usado para exames como colonoscopia e endoscopia, com a perda da consciência do paciente durante determinado período.
- Anestesia Geral: É o tipo mais forte de anestesia. Além de evitar dores por todo o corpo, o paciente também perde a consciência. Ela é usada para cirurgias mais complexas e demoradas.
As anestesias normalmente são aplicadas pela veia, mas também existem algumas que são feitas através de inalação do medicamento. O medicamente anestésico passa pela corrente sanguínea e vai até o cérebro, onde os sinais de dor que ele emite são modificados, fazendo com que procedimentos cirúrgicos sejam possíveis.
O tempo que cada anestesia dura vai depender do tipo de procedimento que será feito, da dosagem do medicamente e de como será feita a aplicação.
Riscos da Anestesia na Gravidez
Agora que você já sabe exatamente como as anestesias funcionam, fica mais fácil compreender porque algumas são recomendadas para mulheres grávidas enquanto outras não. E com as recomendadas queremos dizer apenas isso mesmo, é melhor que não faça, ainda que não seja proibido fazer. Mas como assim? Vamos explicar melhor.
No geral, qualquer tipo de anestesia não apresenta grandes problemas, ou seja, os riscos da anestesia na gravidez são baixos, mas isso depende de uma série de fatores, ou seja, eles existem2.
Existe o risco de malformação do bebê, por exemplo, mas mesmo nas anestesias gerais, é praticamente o mesmo do que quando uma mulher não toma anestesia. Outro risco muito baixo é o de morte da mãe, que corresponde a menos de 1% dos casos.
Já os maiores riscos são os de aborto espontâneo e os de parto prematuro. A probabilidade de ocorrer um aborto quando uma mulher toma a anestesia é de cerca de 6%, número que pode chegar em até 11% se essa anestesia for dada no primeiro trimestre de gravidez.
Já a outra preocupação, a do parto prematuro, também deve ser grande, já que existe 8% de chances de isso acontecer quando uma gestante é submetida a uma anestesia.
Mas então como lidar com esse tipo de problema já que as anestesias podem fazer mal para o bebê? Como dissemos anteriormente, tudo vai depender de uma série de fatores. É claro que, se você puder evitar e só tomar a anestesia depois da gravidez, isso é o mais recomendado.
Porém, existem situações de urgência onde realizar esse procedimento é extremamente necessário, pois pode acabar representando um risco muito grande para a saúde da mulher e a do bebê. Tudo vai ser avaliado peles médicos e eles normalmente tomarão a decisão menos nociva tanto para a mãe, quanto para o bebê.
Quais Anestesias São Permitidas na Gravidez?
Quando se fala em anestesia na gravidez, estamos falando de um termo abrangente, já que, como já vimos aqui, existem vários tipos. Normalmente, as anestesias gerais são mais fortes e, consequentemente, representam um risco maior para a mulher e para o bebê.
Já uma anestesia regional, ou uma local oferecem uma porcentagem muito menor de riscos, ainda que eles existam e que exijam uma avaliação médica. Cada caso é diferente do outro e cada situação exige um tipo de medida.
É Permitido Tomar Anestesia de Dentista Durante a Gravidez?
Sim, já que se trata de uma cirurgia local. Porém, seu dentista deve estar ciente de que você está grávida. Isso porque existem certas substâncias chamadas de vasoconstritoras que normalmente acompanham os medicamentos anestésicos e que podem elevar a pressão arterial3.
Isso pode causar problemas, já que a pressão de mulheres grávidas já é mais alta do que o normal e muitas acabam tendo problemas com isso. Se o dentista aplicar a anestesia sem essa substância, não haverá nenhum problema.
É muito importante que gestantes visitem o dentista, já que sua saúde bucal não deve ser deixada de lado por conta da gravidez. Porém, é recomendado que esse tipo de tratamento seja feito apenas no segundo trimestre de gravidez, já que no primeiro o feto ainda está em formação e qualquer tipo de medicamento que uma mulher usar pode acabar afetando isso.
Já no terceiro trimestre, o problema se dá por conta da grande ansiedade da mãe de querer ver o seu filho chegar e das diversas distrações que o final da gestação pode gerar. Por isso, o segundo trimestre é sempre o mais recomendado.
Anestesia na Hora do Parto
Anestesias podem ser usadas tanto em partos normais quanto em cirurgia cesarianas, ainda que seja mais frequente apenas as que envolvem algum processo cirúrgico. A anestesia em partos normais só deve ser aplicada quando há excesso de dor durante o procedimento e isso ameace o parto de alguma forma. Em outros casos, o parto deve seguir naturalmente.
Já em parto cesárea, é aplicada uma cirurgia regional em que a parte inferior do corpo fica adormecida e, consequentemente, apta para a cirurgia. É um procedimento que não oferece riscos para o bebê, pois esse tipo de cirurgia normalmente é marcado com antecedência e muito bem analisado pelos médicos antes de ser feita.
A período de gravidez é, inevitavelmente, um período de muitas dúvidas, principalmente para as mães de primeira viagem. Em algumas ocasiões essas dúvidas ficam muito amis frequentes, como quando uma mulher precisa fazer algum tratamento que exija uma anestesia, como um tratamento dentário, por exemplo.
Porém, como você pôde perceber, a anestesia na gravidez não é algo totalmente proibido ou que vá lhe trazer algum risco, ainda que é necessário prestar atenção no tipo de medicamento que está sendo usado e como ele será aplicado em você.
O mais correto a se fazer é tirar todas as dúvidas com seu médico antes de fazer qualquer tipo de tratamento, já que assim você pode tomar uma anestesia com muito mais tranquilidade e sabendo que ela não afetará nem a você e nem ao seu bebê.
Veja Também: Reação a Anestesia Pós-Parto
Foto: Mass Communication Specialist
Oi,estou 27 semanas,e minha abituracao caiu,fui no dentista para avaliar,e descubrir que tenho mais um pra fazer,e meu dente tá quebrado pois terá que fazer duas restauraçao e mais a limpeza pq tá com placa bacteriana minha dúvida é se posso usar essa lidocaína,e se vai ter usar anestesia local?!?
ResponderObrigada.
Olá, por segurança para você e seu BB, recomendo que veja seu obstetra para orientação.
ResponderOlá, estou gestante de um mês, vou precisar tomar uma anestesia local no braço, o médico diz que ela só age uma hora e meia. Será que faz mal ao bebê?
ResponderOlá, recomendo que veja seu medico e siga as orientações passada por ele por segurança
ResponderEstou grávida de 25 semanas e tenho que fazer uma cirurgia final do mês agora , quebrei a canela e o tornozelo tem algum perigo pro meu bebê ?
ResponderOlá, recomendo que veja seu obstetra para orientar de forma segura em relação a sua gestação.
ResponderOla boa tarde Eu tirei 3 dente semana retrasada. Tomei nestesia n sabia que estava gravida. Hoje descubri que estou de 4 semanas. Tem o risco?
ResponderOlá, se esta tudo bem, não teve nenhuma reação, nem sangramento, esta tudo certo, sugiro que veja sua ginecologista para iniciar seu pré natal.
ResponderBoa sorte!
Preciso fazer a retirada de uma queloide na orelha. A anestesia local pode gerar algum problema ao meu bebê?
ResponderOlá, acredito que não gere dano.
ResponderÉ uma possibilidade sim, aconselho melhores condutas com sua obstetra. Boa sorte!
ResponderEstou grávida de 19 semanas e 3 dias tive que tomar anestesia pela segunda vez para fazer
ResponderExtração de um dente ,tem algum risco pro
Meu BB doutora.
Olá, não, se supervisionado pelo médico não tem perigo.
ResponderBoa noite.
ResponderSofri uma queda após um mau súbito e fraturei a mandíbula ela quebrou tenho que fazer uma cirurgia na mandíbula, porém não consegui um laudo para que possam fazer a cirurgia pois estou com 19 semanas de gestação. Hoje uma enfermeira me disse q não iria conseguir um laudo para operar pois nenhum médico iria se responsabilizar, isso procede ? Terei que ficar com a mandíbula quebrada até o fim da gestação?
Bom dia!
ResponderEstou com mta dor de dente, é preciso fazer um canal, estou bem tranquila em relação a anestesia, pois minha dentista disse que fará td em uma única sessão p eu n precisar mais ser anestesiada. Porém a anestesia tem que ser com vaso, isso pode causar mal p bebê de alguma forma, já que eu nunca tive e nem tenho problema de pressão?!
Olá, estou muito nervosa porque fiz colonoscopia com um mês de gravidez, isso irá afetar meu bebe?
ResponderBom Dia,
ResponderEstou grávida de 17 semanas tive que fazer a biópsia na tireoide para saber se os 3 nódulos grandes são benigno ou maligno tomei 3 anestesias locais na área do pescoço para fazer a biópsia logo depois do exame senti cólica será que aconteceu algo com o meu bb ?
Boa noite tudo bem eu queria tira uma dúvida eu tou com cisto na mandíbula e estou grávida recentemente e minha cirugia tava marcada pro mês que vem será que eu corro algum risco de tomar anestesia geral
ResponderEu tive uma queda aonde eu faturei os meus dois pés e preciso fazer uma cirurgia em um deles, estou de 24 semanas eu corro o risco de perder meu bb se eu fizer?
ResponderBom dia, no seu caso relate ao médico, verifique qual a anestesia que vai ser usada e quais os possíveis riscos!
ResponderOlá,
ResponderEstou grávida de 6 meses e precisarei fazer uma cirurgia de trombose, estou com medo por ser anestesista geral, alguém já se submeteu a uma cirurgia assim gestante? Meu obstetra disse que é melhor fazer antes que piore, mas quem vai realizar a cirurgia será um clínico cirurgião geral especialista no aparelho digestivo.
Obrigada!
Dayane, a anestesia geral não causa danos ao feto, fique tranquila!
ResponderOlá Dayane, não sei se você vai ver isto, mas eu estou grávida de 9 semanas, e também à 4 dias que sofro de uma trombose na minha virilha e na minha perna, no início ia só até à coxa mas agora já sinto no meu gémeo e estou com medo, queria levar o tratamento intensivo, pois estou sofrendo muito.
ResponderPode me explicar como foi sua experiência por favor?
Fiz a extração de um siso no dia 20 de janeiro , nao sabia q estava gravida (estava de 2 semanas) com anestesia local, e fiz uso de dexametasona e aziotromica por dois dias. Não sei o tipo de anestesia q foi dado.Qual o risco para o bebê?
ResponderNay se não teve nenhum sangramento nem dor provavelmente está tudo bem!
ResponderOlá eu fiz uma cirurgia para retirada de um teratoma no ovário esquerdo, o qual eu perdi pq o tumor era muito grande, hj com 50 dias de pós cirurgicos descobri q estou gestante de 3 meses, estava com 15 dias de gestação quando fui operada, essa anestesia é antibióticos podem ter causado alguma anormalidade do meu BB? Estou aguardando pelo primeiro ultra-som mas tenho medo
ResponderFabiana, existe a possibilidade dependendo do que tomou, do tipo de anestesia.. Mas vai dá tudo certo, seu bebê está bem!
Responderbom dia . estou gravida de 5 meses e nesta quarta feira farei uma cirurgia de visicula com anestesia geral . vc acha que meu bebe pode correr algum risco ?
ResponderBom dia, como você já está no segundo trimestre, não corre risco! Tenha uma boa cirurgia ?
ResponderEstou grávida de duas semanas e fiz um curativo no dente pra depois fazer canal , mas estou sentindo dor, posso tomar paracetamol?
ResponderSeria interessante consultar sua obstetra antes.
ResponderOlá Maria,
ResponderEstou com uma cirurgia marcada para o dia 30 de janeiro
Irei fazer uma tireoidectomia total
E estou com dois meses de gestação, ainda não conversei com o cirurgião sobre a gravides, pois ele está de férias.
Você teve que fazer algum tratamento para o bebê depois da cirurgia ?
Fiz Uma Cirugia Pra tira o Terceiro mola e não Sabia que estava grávida! Qual risco pode ter meu bebê estou com 4 meses de gestação
ResponderSua anestesia foi geral?
ResponderOi eu tbm passei por uma cirurgia com anestesia geral ainda estou com medo de que ela v
ResponderTenha prejudicado meu bb
Fiz uma tireoidectomia parcial é retirada de um nódulo e já estava grávida e não sabia graças a Deus que meu bb
ResponderEsta bem .faz 4 meses da cirurgia e estou de 6 meses de gestação