E qual mulher nunca teve essa dúvida? Pelo menos aquelas que querem engravidar e têm um ciclo menstrual mais parecido com uma montanha russa já devem ter se perguntado isso. Afinal, é possível engravidar sem menstruar?

Venha entender o que acontece e conhecer a resposta. Porque não menstruar, não quer dizer não ovular! Muitas mulheres engravidam mesmo sem um período menstrual regular e quem não menstrua, ovula também.

Podemos dizer que é possível engravidar sem menstruar, mas com alguns poréns. Isso porque, a não menstruação ocorre por diferentes motivos e, dependendo da causa, é algo que pode ou não interferir na gravidez. Dentre eles, o mais comum é a oscilação dos níveis hormonais dos responsáveis pelo ciclo.

Essa oscilação hormonal provoca alterações na duração, até mesmo em mulheres com problemas como ovários policísticos1. Por isso, mesmo com ciclos enormes de 80, 90 ou 120 dias é possível engravidar. Mas o fato é: por que é possível engravidar sem menstruar?

Porque as mulheres podem ovular em meio a esses ciclos enormes. O que muda de um ciclo para o outro quando varia em tamanho é o tempo de estimulação para os óvulos ficarem no ponto e serem liberados. E algumas mulheres têm esse estímulo do GrNh muito tardiamente. Não existe um limite para que esta estimulação aconteça, por isso, mulheres que não menstruam há mais de um ano, podem ter essa liberação hormonal repentinamente e então ovular e engravidar.

Ciclo Menstrual Grande

Por que os ciclos podem ser tão grandes? Porque algumas mulheres têm problemas como SOMP, SOP ou ocorrem devido a outros fatores como disfunções hormonais na tireoide2. No caso da SOP, por exemplo, o que atrapalha a gravidez é a elevação dos níveis de androgênio, deixando os demais hormônios bagunçados.

Isso inclui o LH, o FSH e também a progesterona. Mas nem todo ciclo enorme é decorrência de um problema permanente como a SOP, podendo ser causado também por algum desequilíbrio passageiro. Aliás, na grande maioria das mulheres que engravidam mesmo sem menstruar é detectada a ovulação tardia pela baixa hormonal. O ideal é a mulher com SOP fazer uso dos medicamentos prescritos pelo médico, porém há opções de vitaminas comprovadamente eficazes para ajudar no combate à síndrome como, por exemplo, o Mio – Inositol. Você pode saber mais sobre ele aqui.

É Possível Engravidar Amamentando e Não Menstruando?

Nestes casos, podemos dizer que sim, ainda é possível que a gravidez aconteça. Porém, devemos levar em consideração que outros hormônios estão no controle da situação. Sem prolactina e a ocitocina, engravidar poderia ser mais fácil.

A prolactina é uma inibidora natural da ovulação3. Por isso, várias mulheres não menstruam e também não ovulam durante a amamentação. Mas, como os hormônios são imprevisíveis, é necessário que a mulher se previna antes de iniciar a vida sexual.

Mulher que Amamenta não Está Fértil?

Veja, não é porque a mulher está amamentando e não menstruando que ela está infértil, mas as chances de engravidar são menores. Isso quer dizer que há sim uma possibilidade, ainda que remota. O que não significa que a gravidez não possa ocorrer e que se possa ter relações sem preocupação. É preciso cuidado no pós parto até mesmo pela saúde e recuperação eficiente do corpo.

Resumindo: é possível engravidar sem menstruar, porém é preciso que os hormônios estimuladores despertem para que amadureçam um ou mais folículos e para que a ovulação aconteça. Se você quer engravidar e está à espera da menstruação há mais de 40 dias, então vale à pena considerar a possibilidade de conversar com seu médico.

Induzir a menstruação e recomeçar um ciclo com maiores chances de ovulação é um dos caminhos possíveis. Um ciclo anovulatório para as tentantes pode atrapalhar muito! Ainda está com dúvidas? Converse com seu GO e faça dele seu melhor aliado!

Veja também: O Que Causa Infecção Urinária? Atrapalha Engravidar?