Sua 39a semana começa

39 Semanas de Gestação

Sua 39a semana começa

38
40
39/40
Semanas

Faltam 2 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma melancia pequena.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Mesmo que esteja pronto para nascer, o bebê pode ficar na barriga até completar 42 semanas. Você sabe qual o exame que é realizado para acompanhar os batimentos cardíacos dele? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o bebê já está pronto para nascer e a qualquer momento o trabalho de parto pode se iniciar.
  • Agenda o tampão mucoso já pode ter começado a sair há algumas semanas. Mas se ainda não começou, a hora é agora.
  • 39 semanas são quantos meses? 39 semanas de gravidez são 9 meses. Com a semana 39 da gravidez, você está na quarta semana do mês 9 da sua gestação.


DIA 1 • DA SEMANA 39

#

O trabalho de parto são os sinais que o corpo dá quando chegou o momento do nascimento do bebê. Mas cada mulher pode sentir sintomas diferentes e de formas diferenciadas, o que acaba gerando confusões em relação ao momento. Saber quais são os sintomas… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 39

#

Você está aguardando os sinais do trabalho de parto e o que aparece é uma diarreia. Logo já se preocupa pensando ser uma virose… Mas você sabia que a diarreia é um dos sinais do trabalho de parto? Fique atenta aos outros sintomas… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 39

IMPORTANTE: a ansiedade neste momento é difícil de controlar, mas se esforce ao máximo para descansar e relaxar. Tome banhos mornos longos, leia um livro, faça passeios ao ar livre e evite locais agitados.

DIA 4 • DA SEMANA 39

#

Você sabia que para o parto normal não existe só aquela posição convencional da mulher deitada de barriga para cima? A mulher pode escolher a posição que se sentir mais confortável para dar luz ao seu bebê, entre elas a posição de cócoras… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 39

Depois de tomar 4 vezes anestesia posso afirmar que nenhuma é igual a outra, assim como os sintomas. O que é normal no pós anestesia e o que sentir? Esclareça suas dúvidas sobre esse assunto que tira o sono das mulheres.

DIA 6 • DA SEMANA 39

Algumas mulheres ficam preocupadas em não conseguir detectar que chegou o trabalho de parto, já que certos sinais podem sim passar despercebidos. A intensidade varia entre sintomas bem sutis e fortes, como uma verdadeira cena de novela.

DIA 7 • DA SEMANA 39

#

O trabalho de parto acontece naturalmente quando o bebê está pronto para nascer. Se deseja que seu corpo apresente os sinais quando estiver pronto é só aguardar o momento certo, pois será evidente que chegou a hora… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. Com 39 semanas de gestação seu bebê está totalmente pronto para vir ao mundo! Nesta fase ele apenas ganha peso, podendo chegar a 4,0 kg e medir cerca de 50 cm.
  2. Mesmo já estando pronto para nascer com 39 semanas de gestação, seu bebê pode ficar dentro do útero até a 41 semana. Seu sistema imunológico é muito sensível ainda e necessita dos anticorpos da mãe.
  3. Parto cesárea, parto normal, parto humanizado, parto na água, parto de cócoras, parto na penumbra… São muitas opções, dependendo da sua vontade, da condição física e da orientação do médico.
  4. Não se preocupe, normalmente a anestesia não dói mais do que uma injeção normal.
  5. O único foco agora é aguardar o momento exato para correr para a maternidade. Isso se já não marcou sua cesariana, claro

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 39 Semanas de Gestação

Com 39 semanas de gestação seu bebê está totalmente pronto para vir ao mundo! Nesta fase ele apenas ganha peso e pode chegar a 4,0 kg e medir cerca de 50 cm1. Movimenta-se menos e quando se movimenta a mamãe sente muito intensamente, marcando bruscamente a barriga. Caso fique um longo período sem senti-lo, recomendamos procurar seu médico para fazer o cardiotoco.

Agora na reta final, com 39 semanas, seu bebê pode dar sinal de que está pronto e o trabalho de parto se iniciar a qualquer momento2. É importante ficar atenta ao seu corpo e notar indícios como a saída do tampão, contrações mesmo que leves mas ritmadas e qualquer presença de sangramento vaginal, assim como o rompimento da bolsa.

Mesmo já estando pronto para nascer com 39 semanas de gestação, seu bebê pode ficar dentro do útero até a 41 semana de gestação. Seu sistema imunológico é muito sensível ainda e necessita dos anticorpos da mãe para se proteger de vírus, bactérias e possíveis infecções, por isso a importância da amamentação nos primeiros 6 meses de vida do bebê. É através do leite materno que os anticorpos da mãe são passados para o bebezinho.

Com 39 semanas de gravidez, seu corpo é bem gordinho e possui grande quantidade de gordura para controlar e suportar a temperatura fora do útero. Sua pele rosada é macia e possui uma fina camada de vernix, que ficará até o dia do parto.

Seus cabelos estão crescendo cada vez mais, assim como as unhas das mãos e dos pés por isso não se assuste ao se deparar com um bebê com unhas grandes. Os chutes do bebê poderão ser poderosos! Há dias em que ficará mais calmo e outros em que estará mais agitado e os movimentos podem incomodar a mamãe, porque são realmente vigorosos pelo seu tamanho.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Mamães, posso afirmar que não existe momento mais mágico, mais lindo e mais esperado! Nessas 3 últimas semanas de gravidez todos os incômodos e a ansiedade serão recompensados em breve! Com 39 semanas algumas mamães ainda podem ter medo do parto, mas afirmo com todas as letras que a coragem vem! Não importa qual o tipo de parto escolhido, o momento é único! Embora o parto possa ocorrer normalmente entre a 37 e a 41 semana, é mais comum acontecer nessas três semanas.

Parto cesárea, parto normal, parto humanizado, parto na água, parto de cócoras, parto na penumbra… São muitas opções e depende da sua vontade, da condição física e da orientação do médico3. A hora está bem próxima! Algumas mamães preferem marcar o parto para maior comodidade, outras não, deixam a natureza agir, mas parto é democrático, cada uma escolhe a experiência que pretende ter e caso haja algum imprevisto, não se sinta mal. Tem coisas que fogem ao controle e certamente seu médico vai fazer o que for melhor para a mamãe e para o bebê.

Com 39 semanas de gravidez, uma das maiores preocupações das mamães é a anestesia, que mesmo no parto normal costuma vir para amenizar as dores. Não se preocupe, geralmente a anestesia não dói mais do que uma injeção normal. Costumo dizer que não é ela que deve tocar terror e sim o cateter gel que vai como acesso na veia! Rs. Mas mesmo assim não é o fim do mundo.

Sinais de Trabalho de Parto você sabe quais são? O tampão pode sair e assustar a mamãe, porém saiba que é muito normal e pode sair até 1 semana antes do parto sem problemas. Sabe a posição do bebê no útero? Ela pode influenciar no tipo de parto! Se ele estiver em posição cefálica e encaixado é um ótimo começo para um parto normal. A mesma natureza que auxiliou em todo o desenvolvimento fetal, agora se encarrega de ajudar também para o nascimento do bebê.

Fatores Externos…

O único foco agora é aguardar o momento exato para correr para a maternidade, isso se já não marcou sua cesariana, claro!! Esta fase é de total ansiedade e frio na barriga, afinal em pouquíssimo tempo você conhecerá o grande amor da sua vida!!! Bolsa da maternidade pronta, cartão de gestante em mãos e é só aguardar!!

Foto: Vir argentina

38
40
39/40
Semanas

Faltam 2 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

424 respostas para "39 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Daniel 27.02.2024

    As 39 semanas, minha esposa deu entrada a unidade hospitalar com perca de líquido e uma leve dores de cólicas. O medico a examinou com um toque e disse que a criança estava grande, mas não maduro e completou que os exames de usg estavam com a data gestacional errada e que a usg era de menos de 38 semanas, essa conclusão apenas com o toque. Foi orientado a voltar 5 dias após a consulta, porém dois dias depois não tínhamos nosso bebê. No fim não existem culpados, foi o cordão umbilical que enforcou o bebê… Foi o que disseram.

    Responder
  • Visitante
    Lurdilene 03.10.2023

    Bom dia estou com 39 semana e 4 dias sinto muita dor e contrações barriga fica dura já devo ir pra maternidade ou não

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 03.10.2023

    Olá sugiro que se as contrações aumentarem e diminuírem o intervalo, sim procure um atendimento medico para avaliação.
    Tente contato com seu obstetra e siga as orientações.

    Responder
  • Visitante
    Leticia marins 27.07.2023

    Estou com 39 semanas , sentindo muita cólicas dor nas costa, dor nas coxas, bebe empurrando muito e toda hora dando vontade de ir no banheiro evacuar .

    Responder
  • Visitante
    Izabela 16.07.2023

    Estou com 39 semanas e 3 dias. Ta perto parameu bebê nascer.?

    Responder
  • Visitante
    giesle Batista de souza 13.05.2023

    estou com 39 semana e com contrações de treinamento,quanto essas contrações vem as contrações verdadeiras pra dilação

    Responder
  • Visitante
    Carolina da Silva 25.04.2023

    Oi boa noite, hj estou de 39 semanas e 1 dia meu tampão saiu com 38 semanas e acho que não tem mas pra sai pq saiu bastante sinto muita dor nas costas na virilha nas coxas e bastante contrações e barriga muito dura,oque faço meu último filho nasceu com quais 42 semanas de gestação

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 26.04.2023

    Olá Carolina pelo que citou , recomendo que veja um atendimento medico para que seja avaliada e orientada de forma correta .

    Responder
  • Visitante
    Janiele 14.10.2022

    Vou me despedindo aqui. Dia 12 postei que estava com contratação de treinamento, porém dia 13 acordei com contratação com intervalo de 5 em 5 minutos. Sem romper bolsa, sem dilatação, só muita dor e o colo já apagado. Duas horas antes do bebê nascer as dores estavam muito forte de 3 em 3 minutos então decidi ir para maternidade. Na surpresa já estava com 3 cm de dilatação.. em 1 horas evolui de 3 para 10 cm. Corremos para sala de parto onde do tempo de entrada na maternidade para o nascimento deu 2 horas. Parto normal. Bebê evacuou na bolsa que só rompeu quando já estava quase nascendo. Teve de fazer episio ,ele nasceu com baixo peso 2.580 e hipogicemia de 36. Mesmo eu estando com 39 semans e 5 dias. Mais agora estamos bem. Graças a Deus. Obrigado pela experiência de poder acompanha o crescimento do meu bebê neste APP.

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 14.10.2022

    Obrigada pelo retorno, bom saber que estão bem, parabéns ao casal pelo nascimento do Bebê!

    Responder
  • Visitante
    Janiele 12.10.2022

    Estou com 39 semanas e 4 dias. Chegando no meu limite. Barriga não cresceu muito e está toda torta porque ele está grande. Muita contração de treinamento endurecendo a barriga de hora em hora. Estou caminhado e dançado para ver se acelera o parto. Já não durmo direito. São muitas emoções.

    Responder
  • Visitante
    Maria Vitória Silva Barbosa 25.09.2022

    E normal não sentir dor com 39 semanas ou eu tenho que procurar a maternidade

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 26.09.2022

    Olá Maria, recomendo que veja seu medico para que seja orientada e avaliada corretamente

    Responder
  • Visitante
    Sara rocha 02.09.2022

    39 semanas e 5 dias apenas colicas leves e dores na pelvis devo ir a emergência pois e meu primeiro filho ?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 02.09.2022

    Olá sara, sim, recomendo que veja uma avaliação e orientação medica pelo sintomas que esta sentindo

    Responder
  • Visitante
    Izadora 21.05.2022

    Olá eu estou com 39+1 estou com diarreia, náusea ,colica como se a menstruação fosse descer e contração não ritimadas devo ir a emergência ou esperar ?

    Responder
  • Equipe FV
    Lidyane Melo 23.05.2022

    Olá, se está sentindo muitos incômodos o ideal é ir na emergência sim para ser avaliada!

    Responder
  • Visitante
    Manuela 08/04/2022 08.04.2022

    Hoje eu estou com 39 Semanas,
    Não tô sentindo nada.
    Esse é o meu terceiro filho!
    O meu tampão mucoso já saiu,
    Mas como eu disse não sinto nada!

    Responder
  • Visitante
    Flaviana 01.04.2022

    Hoje estou com 39s e 4d,
    Tô sentindo dores que vai e volta
    Nas costas, e sangramento não muito forte.
    Mãe de primeira viagem.
    O que faço o que deve ser ??

    Responder
  • Equipe FV
    Lidyane Melo 05.04.2022

    Olá, procure a emergência para ser avaliada!

    Responder
  • Visitante
    riandra 28.01.2022

    Hj eu tou com 39 semana e 5 dia

    Responder
  • Visitante
    Valquiria 12.01.2022

    Estou com 39 semanas e 3 dias tô sentindo uns contrações bem fraca e tô na minha 3 gestação as duas anteriores foram cesárias,devo procurar a maternidade.

    Responder
  • Visitante
    Danielle 27.10.2021

    Bom dia, estou com 39 semanas e 1 dia, a obstetra não quer marcar o parto cesariana, que foi o que escolhi desde o início da gestação, estou com inchaço grande nos membros inferiores e nas mãos, e com um pequeno sangramento, porém não estou com o colo do útero dilatado.
    A pergunta é eu posso dar entrada a emergência e pedir para ser feito o parto cesárea sem solicitação médica?

    Responder
  • Visitante
    Jessica Gonçalves Rodrigues 19.10.2021

    Posso fazer parto cesárea c 39 semanas e 4 Dias
    ? Jah tho uma cesárea anterior .jah estou perdendo o tampão mais infelizmente não entrei em trabalho de parto ainda .

    Responder
  • Equipe FV
    Lidyane Melo 22.10.2021

    Olá, pode nesim, a mãe pode escolher o tipo de parto que deseja ter mais só pode ser agendado msm a partir de 39 semanas!

    Responder
  • Equipe FV
    Lidyane Melo 09.11.2021

    Olá, pode sim se for um desejo seu comunique seu médico !

    Responder
  • Visitante
    Luana 26.07.2021

    Estou com 39semanas i6 dias, i nada do bebê nascer, oq fazer?

    Responder
  • Visitante
    Vera 07.11.2022

    estou com 39 e 5 dias de jestacao estou com muita contração de treinamento e já perdi o tapão mucoso mas ainda nada estou muito ansiosa

    Responder
  • Visitante
    Rosa 13.07.2021

    Oi mim tire uma dúvida estou com 39 semanas e 2 dia e ainda estou com pigarro gostaria de saber se o pigarro atinge o bebê e se depois do parto melhora pois não alguento mas esse pigarro na garganta

    Responder
  • Visitante
    Nazaré 12.07.2021

    Gostaria de uma informação hoje estou com 37 semanas é 6 dias faz 4 noite que sinto muita dor lombar apenas a noite insuportável,devo ir a maternidade?

    Responder
  • Visitante
    Edilene 22.05.2021 Edit

    Estou hj com exatas 39 semanas. A uns três dias meu tampão começou sair, hj saiu bastante quantidade e sinto muitas dores bem no pé da barriga, nas costas e qnd vem essas dores minha barriga fica dura. Devo ir p maternidade?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 24.05.2021 Edit

    Olá, sugiro que veja seu obstetra para uma avaliação segura

    Responder
  • Visitante
    Maria 05.08.2021 Edit

    Oi estou com 40 s e 2 dias oq vc acha ?melhor ir na maternidade e v oq esta aacontecendo ou n?

    Responder
  • Visitante
    Juliana Lima 12.05.2021 Edit

    Estou com 39+3 sinto cólicas dores lombares mas nada de contração tampão já vem saindo desde das 38semanas a última vez que fui a médico estava com 3cm de dilatação domingo agora faço 40semanas. Devo ir ao hospital ver se tá tudo bem ? Ou só aguardar mais

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 12.05.2021 Edit

    Olá, se as cólicas aumentarem, sugiro que sim, vá ao hospital

    Responder
  • Visitante
    Mariza Arlene 11.05.2021 Edit

    Hoje estou com 39 semanas e 6 dias nessa madrugada estou sentindo umas cólicas muito forte no pé da barriga, tampão mucoso eu não sei explicar direito mais tava saindo aos poucos desda 38 semanas. Às cólicas dão forte e para uns minutos e voltam. Estou em trabalho de parto???

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 11.05.2021 Edit

    Olá, sugiro que entre em contato com seu medico para avaliar com segurança

    Responder
  • Visitante
    Andressa 09.05.2021 Edit

    Estou grávida de 39 semana minha barriga fica sempre dura meu parto é normal será que isso é normal

    Responder
  • Visitante
    Eu tbm estou assim, queria alguma resposta .... vc ja teve o seu bebe ? 30.05.2021 Edit

    Eu tbm estou assim, queria alguma resposta… vc ja teve o seu bebe

    Responder
  • Visitante
    Maiara 26.05.2022 Edit

    Você já teve seu bebê estou assim também? Barriga dura tempo todo tudo bem sinto ele se mecher não tenho dor será que é normal? Ou tenho que ir pra maternidade?

    Responder
  • Visitante
    Mara 27.04.2021 Edit

    Estou com 39 semanas e 6 dias mãe de primeira viagem e até agora ainda não saiu o famoso tampão só sinto cólica durante a noite e minha barriga fica dura de vez em quando quando ele mexe doi muito mas nada além disso ja estou preocupada amanhã conpleto 40 semanas . Será que nao vou sentir as contrações reais de parto ou isso que estou sentindo ja são as contrações de parto e eu não posso ter um parto normal tô sem saber oq fazer medo de prejudicar meu bebê

    Responder