Sintoma típico da ovulação para algumas mulheres, a dor da ovulação pode ser indicativo que o período fértil chegou e que é hora de namorar. Porém, nem todas as mulheres sabem que aquele incômodo que aparece durante certo tempo durante o ciclo pode ser a esperada ovulação. Mas você sabe por que acontece a dor da ovulação e como identificá-la?
A ovulação acontece nos ovários,1, que é onde ficam estocados os óvulos que a mulher fabrica ainda em fase fetal. Toda a reserva ovariana é produzida ainda na barriga da mãe, dentro do útero. No período fértil esses óvulos são estimulados pelos hormônios e então, assim que maduros, o folículo onde se encontram se rompe e então a mulher ovula. A dor de ovulação aparece quando essa estimulação chega a um ápice. Com toda atividade hormonal estrogênica e de LH, os ovários, que estão sob a influência dos hormônios, ficam maiores. O tamanho de um ovário normalmente é de 45 centímetros cúbicos ou 30 mm x 15 mm x 15 mm. Porém, na ovulação esse tamanho aumenta consideravelmente. Na maioria dos casos, ele pode chegar até 90 cm cúbicos.
A cada ciclo, um dos ovários recebe a concentração estrogênica para produzir folículos e, dentre esses, apenas um crescerá para maturar o óvulo. Há cada ciclo há um recrutamento folicular, onde são recrutados vários folículos e desses, apenas um será estimulado. Dentro dele haverá um óvulo que amadurecerá e será ovulado. Os outros folículos acabam morrendo, ou seja, entram em atresia, e os óvulos que havia dentro deles são perdidos. O aumento se dá pela estimulação e a dor também!
Como Identificar a dor de ovulação
A dor de ovulação é característica pelo local onde se situa2. O útero se localiza cerca de quatro dedos abaixo do umbigo e os ovários se encontram nessa mesma altura. A dor aparece em um dos lados ou na região abdominal inteira. Depende se você está ovulando do lado esquerdo, direito ou de ambos (casos mais raros).
Sintomas de ovulação
Os sintomas da ovulação são semelhantes à dor de uma pancada leve. Podem apresentar também fisgadas, câimbras e repuxadas mais fortes, além de uma dor no pé da barriga do lado esquerdo ou lado direito. Tudo isso é característico desse período pelo aumento hormonal e também pela atividade das trompas, que se movimentam e a mulher mais sensível sente esses movimentos.
Esses sintomas da ovulação podem parecer mais intensos em algumas mulheres do que em outras, principalmente naquelas que tomaram medicamentos para induzir a ovulação. Por exemplo, mulheres que fizeram uso de Clomid podem sentir os ovários muito mais inchados. Então a dor de ovulação passa a incomodar ao ponto de precisar de um exame médico para descartar a possibilidade de uma hiperestimulação ovariana.
Quanto tempo duram os sintomas
Geralmente, os sintomas de ovulação, assim como a dor, duram em torno de uma semana. Variam de intensidade mais forte e mais suave.São mais facilmente identificados quando a mulher está deitada e fizer um movimento de apalpar a região dolorida.
Se for um pouco à esquerda, direita ou os dois lados, provavelmente é a dor de ovulação que está presente. Porém, a dor não deve ultrapassar o prazo de oito dias e não pode ser intensa ao ponto de não aguentar fazer as atividades normais. Se isso acontecer, é aconselhável procurar um médico para verificar o que pode estar acontecendo.
Lembre-se: o dia mais fértil teoricamente para ciclos de 28 dias é no 14º dia antes da próxima menstruação. A semana fértil se dá três dias antes e três dias depois do dia mais fértil.
No entanto, cada dia mais vemos essa teoria cair por terra. A duração do período fértil é flexível até mesmo para mulheres com ciclos regulares. É possível que aconteça em qualquer momento do ciclo, apesar de estarem com data prevista para ovulação.
Já para mulheres com ciclos irregulares, os sintomas são essenciais para identificar o início do período fértil. Para isso, vale a pena ver o post sobre identificação e verificação da ovulação com um teste de ovulação, apenas para se ter certeza de que a ovulação está em curso, apesar dos sintomas.
Dúvidas das leitoras:
Como aumentar a ovulação naturalmente?
A melhor dica para aumentar a ovulação naturalmente é utilizar o inhame3 nas receitas. Pode ser consumido através de sopas, cozidos ou até mesmo através de chás com a casca do inhame. Se tem dificuldade para consumir durante as refeições, existe a opção de consumir através de cápsulas de inhame.
Como aliviar a dor da ovulação?
Algumas mulheres podem sofrer com dores intensas durante a ovulação. Como forma de alívio, podem utilizar analgésicos para diminuir a dor, banhos mornos, bolsas de água quente sobre o abdômen e ingerir bastante líquido, além do descanso.
Como age o indutor de ovulação?
Os agentes contidos nos indutores de ovulação aumentam a produção dos hormônios que estimulam o trabalho dos ovários, e por sua vez liberam os óvulos tão aguardados. Normalmente os indutores são indicados para mulheres que têm síndrome dos ovários policísticos.
Veja também: Quando Ocorre a Ovulação – Ter Relações Exatamente no Dia Fértil
Olá, estava tomando anticoncepcional injetável, e neste mês de maio foi feito a troca de um anticoncepcional pra o outro,(continua sendo injetável) porém como foi feito a troca poderia ter algum risco…
Minha última menstruação deu início dia 28/04.
Dia 06/05 eu tomei o novo anticoncepcional injetável.
Dia 09/05 tive relação sexual com meu parceiro desprevenido, teve ejaculação dentro duas vezes.
No dia 10/05 senti uma colicazinha bem leve.
Hoje no dia 11/05 que seria o dia da “ovulação”, a colicazinha ainda continua, os riscos do anticoncepcional novo não ter feito o efeito é claro? Tem algum risco de ter acontecido uma gravidez???
Olá, precisa ver com seu ginecologista as orientações após a troca do AC, sugiro que se não foi orientada que façam uso de preservativo até passar pelo seu medico, não temos como confirmar a eficácia do AC por esse motivo indico que veja seu medico.
Olá
Tive relação dia 28 sem preservativo (porém eu não tomo nenhum remédio) creio que não teve ejaculação dentro . Mais no dia 30 começou arder quando eu faço e xixi e sair um pouco de sangue no papel . E ter muito dor no pé da barriga, e tem uma semana que ando com mal estar e ainda falta para decer para mim porque minha menstruação e desreguladola vem duas vezes no mês, a última que veio foi entre dia 20 . Posso correr o risco de engravidar? Tenho muito dúvida com isso
Olá, relação sem proteção tem risco, se os sintomas persistirem veja um atendimento medico para que seja orientada de forma correta.
Olá gostaria de tirar uma dúvida, estou no meu período fértil, ontem dia 29/01/2024 tive relação desprotegido e meu parceiro ejaculou dentro, e hoje dia 30, pela tarde comecei a sentir uma dor leve no meu ovário direito e uma cólica leve tbm, porque será, lembrando que denho dificuldade para engravidar .
Olá, pelo que relatou a dor é normal pelo periodo da ovulação, cólicas, muco tudo normal.
Minha última menstruação começou no dia 6/12/2023 tive relação protegida no dia 17/12/2023 mais não teve ejuculacao,no meu calendário diz que nesse dia foi o meu primeiro dia fértil,tenho possibilidade de engravidar?
Olá, se a relação foi do inicio ao fim com preservativo e o mesmo estava intacto, a relação se torna protegida, não tem risco de uma gravidez
Oiê boa tarde tive relação no sábado gozou dentro na sexta comecei a ter uma cólica do lado esquerdo e com corrimento branco aguado será que o ovulo foi fecundado?? Minha menstruação foi 7 dias depois dela 3 dias tive a relação que foi no sábado e 6 dias depois tive essa cólica do lado esquerdo com corrimento branco aguoso
Olá, me tire uma dúvida por favor, tive relação sexual no dia 1 de agosto e eu ovulei hoje dia 6 setembro tem chance de eu engravidar ???
Olá, pelo que entendi a relação foi 01/08 e a ovulação 06/09, não tem risco dessa relação.
Então , eu parei de toma meu anticoncepcional dia 25 do mês passado no caso injetável, menstruei dia 22 e parou dia 27 , estou na semana do período fértil , estou tendo um pouco de incômodo na hora da relação sexual , da uma dor no pé da barriga quando penetra tudo , estou tendo umas dores de cabeça e uma certa ardência no dia que tenho relação, um pouco de mal estar também. Tenho chance de engravidar por ter parado a pouco tempo !?
Olá, se teve ovulação tem chance sim.
Em relação aos sintomas se persistirem veja um atendimento medico para que seja avaliada e orientada
ola bom dia , então eu parei de toma meu anticoncepcional injetável mes passado era pra ter tomado dia 25 mais decidir não tomar mais , porém dia 22 minha menstruação começou e acabou dia 27 , tive relação sexual e saiu tipo um corrimento com a cor meia marrom anti ontem dia 30 , e ontem tive relação de novo e estou no meu período fértil, e hoje estou sentindo uma dor no pé da barriga e uma cólica e ontem eu estava sentindo umas pontadas tbm , e hj estou sentindo um desconforto na hora de fazer xixi que chega a lembra até aquele começo de um infecção urinária , aquela queimação leve e uma cólica no pé da barriga, oque pode ser ?
Olá, como houve a pausa do AC, seu organismo esta se adaptando, pode haver atraso no ciclo, como esta no periodo fértil normal as cólicas, em relação ao incomodo na hora de fazer xixi, recomendo que veja um atendimento medico para avaliar e te orientar de forma correta
Bom dia , queria tirar uma dúvida , “””eu nuca tive dor no meu período fértil e agora já tem uns 6 meses mais o menos que eu sinto muita dor durante meu período”””geralmente a dor dura uns 3 dias e é continua não consigo nem pegar minha filha no colo que doi muito , ate se eu colocar uma roupa que seja mais apertada, ou fazer um pouco de pressão na região entre o umbigo e o pé da barriga sinto muita dor , isso é normal?
Olá pelo que relatou precisa passar por uma avaliação medica onde será avaliada e orientada de forma correta
Olá, fiz sexo sexta quase pra sábado, é a camisinha estourou mas não ejaculou tudo só foi o comecinho no sabado de manha tomei a pilula do dia seguinte, hoje domingo estou sentindo bastante dor nos ovário, na verdade desde quinta já estava sentindo dores no ovário acho que é a ovulação. A pílula pode fazer efeito mesmo assim?
Olá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Os médicos orientam que o ideal é a mulher tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida,
Já que o prazo limite de eficácia são de até 72 horas após a relação e, depois desse período,
Torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas.
Portanto, fica claro que a pílula do dia seguinte não deve ser usada de forma planejada e que jamais deve substituir um método
Contraceptivo de rotina.
Olá,
Gostaria de tirar uma dúvida.
Acredito que eu esteja no meu período fértil e queria saber se esse é um sintoma normal.
Dois dias atrás senti uma fisgada intensa na região do ovário direito, mas logo passou. Percebi o muco elástico e tive relações. No dia seguinte comecei a sentir uma dor continua no ovário direito (não chega a ser insuportável, mas é incomoda). É como se eu sentisse meu ovário inchado e apalpando, eu o sinto dolorido. Quando eu deito de barriga pra cima, não sinto o incomodo, mas se eu deitar de lado, por exemplo, o incomodo fica mais presente, sentada também. É sinal de ovulação mesmo?
Olá, sim sinais de ovulação
Fiz sexo mais a minha menstruação venho normal agr estou com dores no pé da barriga pode ser gravidez?
Bom!
?
Gente me ajuda por favor, estou desesperada.
Dia 07/05 minha menstruação desceu, ela fica uns 4/5 dias.
Dia 13/05 transei e meu namorado fez coito interrompido, ele tem absoluta certeza que não largou nada dentro. Meu ciclo é de 27 dias. Tem alguma chance de gestação?
Ola, relação sem proteção tem risco, esse risco pelo liquido seminal.
Olá boa noite, vim aqui falar um pouco oque aconteceu CMG, em março meu anticoncepcional acabou e esperei descer normalmente desceu dia 26 de março, até aí tudo bem só que eu resolvi não tomar mais o anticoncepcional e fui marcar uma consulta pra mim colocar o diu enquanto isso estava usando camisinha de boa no dia 6 de abril a camisinha ficou dentro de mim, logo tirei só que fiquei com medo de ter escorrido um pouco na minha vagina então no dia 7 eu tomei a pílula do dia seguinte só que era pra minha menstruação do mês de abril descer dia 26 só que não desceu hj já faz 6 dias que está atrasado tenho a possibilidade de estar grávida ?
engravidou ?
Transei sem camisinha e sem ejaculação dentro, após isso tomei (no mesmo dia) uma Pílula do dia seguinte, o que fez com que minha menstruação atrasasse 11 dias.
Minha menstruação desceu, mas 2 dias antes dela vir eu transei sem camisinha e sem ejaculação dentro novamente (como eu não sabia que ia vir devido ao uso do medicamento). Uso um App para controlar meu ciclo, hoje (5 dias após o término da minha menstruação) nele consta que posso estar na fase ovulatória, eu estou sentindo o seio sensível, dor de cabeça, inchaço na barriga, leves cólicas com prisão de ventre e gases … Será que posso estar grávida ou ser um sintoma do período?
Obs: fiz um teste de farmácia depois de uma semana da última relação e após ter terminado a menstruação e o mesmo deu negativo
Olá, provavelmente seja sintomas da ovulação!
Tive relação no período fértil com ejaculação e amanhã é minha ovulação, porém hoje eu senti uma cólica intensa que demorou poucos segundos, no pé da barriga. Pode já ser a ovulação?
Eu parei de tomar o ciclo 21 em dezembro para pode engravidar quanto tempo será que posso fica gravida
Boa tarde! Tive relação sem proteção, mas não chegou a gozar no dia:12/12. Minha menstruação desceu dia:27/12. Mesmo depois da menstruação comecei a sentir a minha barriga super inchada e de alguns dias pra cá sinto uma dor e fisgadas no pé da barriga. Não sei se é da Ovulação, mas eu posso estar grávida? Hoje são 04/01
Olá, se seu ciclo desceu normal não tem chances de estar grávida, provavelmente é da ovulação!