Gravidez sem sintomas existe? Uma pergunta polêmica! Até mesmo porque vivemos falando aqui sobre sintomas de gravidez, não é? Mas será que obrigatoriamente toda mulher tem sintomas? Ou também é normal não sentir coisa alguma?

Pois saiba que nem sempre a mulher tem sintomas no início da gestação. E é possível também não sentir nada de nada durante toda a gravidez! Mas afinal, por que acontece esse “fenômeno”? É normal não sentir nada no início da gravidez e por todo período gestacional?

Por que Ocorrem os Sintomas?

Normalmente, os sintomas são causados pelo aumento significativo de hormônios como a progesterona e o estrogênio. Dores nos seios, náuseas matinais, enjoos durante o dia e dores nas costas são alguns dos sinais mais comuns de gravidez. Existem mulheres, no entanto, que têm uma tolerância maior às variações hormonais e acabam não sofrendo tanto com elas, assim não manifestam sintomas ou se o fazem é algo mínimo. Além disso, é comum os primeiros sintomas de gravidez demorarem um pouco mais que o usual para aparecer em algumas mulheres, como após a 12ª semana gestacional apenas.

Quais Mais Fatores Levam a uma Gravidez sem Sintomas?

O psicológico também pode contribuir bastante para uma gravidez sem sintomas. Uma mulher tranquila com a sua gravidez, por exemplo, pode manifestar menos sintomas do que uma mulher com gravidez indesejada ou sob pressão familiar. Especialmente nos primeiros três meses, que é quando os sinais são mais acentuados, o lado psicológico pode influenciar do forma considerável. Contudo, deve-se sempre fazer uma análise clínica nesses casos de gravidez sem sintomas para verificar se está tudo ok com a produção hormonal da mulher.

A falta de Sintomas é Perigoso?

Ausência de sintomas não é um mau sinal, mas o médico deve investigar se está tudo indo bem em ternos de produção hormonal. Muitas vezes ocorre um sangramento como alerta e aí é preciso atenção ao longo de todo pré natal. Mas no geral, gravidez sem os sintomas clássicos é algo perfeitamente normal e a grande maioria vai até o final sem problema algum.

Nota da autora: existem vários relatos de leitoras preocupadas com a gravidez sem sintomas, algumas até mesmo duvidando da própria gravidez. É bom frisar, no entanto, que não tem perigo uma gestação que ocorre dessa forma, porém a ansiedade e a preocupação frente à falta de sintomas pode sim acabar provocar algo de adverso na mulher.

A verdade é que, enquanto o bebê não for avistado a mulher não tem sossego em uma gravidez sem sintomas. E normalmente o bebê ou o saco gestacional só podem ser detectados à partir da 6a semana de gravidez ou via com beta HCG a partir de três mil. Por isso, é importante controlar a ansiedade e curtir a gravidez mesmo que isenta de sintomas. Aliás, sortuda aquela que não acorda de manhã com gosto de cabo de guarda-chuva na boca e sentindo asco de qualquer cheiro que venha da cozinha ou perfume. Aproveite a sua gravidez e apenas se preocupe caso haja uma estagnada na quantidade de HCG ou sangramento vaginal. Uma gravidez sem sintomas é uma gravidez como qualquer outra.

Agora, uma dica para mulheres que estão sofrendo muito com os enjoos e náuseas dessa fase é apostar no consumo de nutrientes essenciais à gravidez. Para não deixar nenhum de fora as vitaminas para pré natal são uma ótima opção e nós indicamos o FamiGesta.

Dúvidas das Leitoras:

Como saber se estou grávida se não tenho sintomas?

É possível descobrir através do atraso menstrual e para confirmar é só fazer um teste de gravidez. Opte por testes de alta sensibilidade como o teste de gravidez Famivita que tem sensibilidade de 10 mUI e pode detectar os níveis de HCG até 5 dias antes do atraso menstrual.

É normal não sentir enjoo na gravidez?

Sim, nem todas as mulheres sofrem com enjoos na gravidez, assim como nem todas sofrem com os mesmos sintomas. Cada gestação é única e sempre uma surpresa.

Grávida após laqueadura é possível?

Sim, é possível mas as chances são mínimas, praticamente 1 a cada 2 mil mulheres acaba engravidando mesmo após a laqueadura. Ainda assim, diante de sinais alarmantes é melhor fazer um teste de gravidez para confirmação.

Muitos gases é sinal de gravidez?

Apesar de ser uma reclamação constante entre grávidas devido às alterações no corpo, os gases não são tidos como sintoma gestacional. Em caso de dúvidas, é melhor realizar um teste de gravidez de farmácia ou um exame de beta HCG para confirmação.

Não estou atrasada mas meus seios doem muito, pode ser gravidez?

Esse é um dos sinais mais alarmantes entre as tentantes: a sensibilidade nos seios. Se essa dor ou sensibilidade ocorre junto do atraso menstrual e de outros sintomas, como enjoos e tonturas, por exemplo, pode ser sim sinal de gravidez. Mas a sensibilidade apenas, sem os outros sinais, pode ser também resultado de uma variação hormonal ou, até mesmo, de uma menstruação que está para acontecer.

Veja também: Sintomas de Gravidez Antes do Atraso – Será que Mesmo é Gravidez?

Foto: photosavvy