Sabe quando você tem um sangramento de surpresa, completamente fora da data que sua menstruação deveria vir? Normalmente é um sangramento mais leve, que dura poucos dias e parece que vem só para sujar a calcinha, não é? Esses podem ser os sangramentos de escapes, e na verdade eles podem te dizer muito sobre o seu corpo!
Sangramento de escape é o nome que se dá a um sangramento mínimo que pode ocorrer durante o ciclo menstrual. Tende a ser menor do que o sangramento menstrual e às vezes apresenta uma cor diferenciada da menstruação com sangue vivo. Sabe quando no meio da cartela do anticoncepcional o sangue aparece do nada? Isso é considerado um sangramento de escape bem característico.
Causas do Escape Menstrual
Mas você sabe o que causa e o que fazer quando o escape menstrual acontece? Também chamado de sangramento inter menstrual, o sangramento de escape pode ser causado por vários motivos1 e não só por uso da pílula anticoncepcional. É algo possível de ocorrer ao longo da gestação, por exemplo, porém, na gravidez a luz amarela deve-se acender, já que pode apresentar alguns riscos à gestação. Mas como identificar um sangramento de escape sem estar grávida?
O sangramento de escape menstrual é bastante comum quando se usa anticoncepcionais. No meio da cartela de anticoncepcional o sangramento aparece gerando preocupação e isso acontece porque algumas pílulas têm maiores chances de oferecer esse risco de sangramento2 dependendo do organismo da usuária e de como reage à formula.
Se a quantidade hormonal da pílula for menor do que o organismo da mulher necessita, o escape menstrual pode acontecer com frequência e nesses casos é preciso recorrer ao médico para ajustar a medicação e cessar o sangramento de escape.
Um sangramento de escape com aspecto de borra de café menstrual amarronzado pode também acontecer devido aos hormônios da pílula. Algumas pílulas de baixa dosagem hormonal são campeãs de escape e ficar alerta é muito importante. Além disso, vale destacar que o sangramento de escape pode ser equivalente a 2 colheres de sangue enquanto que a menstruação equivale a até 8 colheres de sangue.
Outros Fatores Para Acontecer o Sangramento de Escape
Mulheres que tomam anticoncepcionais há muito tempo também podem ter sangramento de escape menstrual quando o organismo se “acostuma” com a pílula, e quando isso passa a acontecer com frequência, é hora de conversar com o médico ginecologista para aumentar a dose ou mesmo trocar o medicamento.
A pílula do dia seguinte é a vilã dos escapes e ela proporciona o mesmo escape menstrual para mostrar a sua eficácia. Portanto, se você tomou a pílula do dia seguinte e teve um escape marrom ou avermelhado é sinal de que a pílula “funcionou” como previsto, trazendo um desequilíbrio nos hormônios e evitando a gravidez. Se virar rotina em mais de 2 ciclos, o sangramento deve ser investigado por um médico.
IMPORTANTE: Mesmo com sangramento de escape a mulher pode engravidar, já que o ciclo menstrual continua naturalmente. Durante o período fértil, algumas mulheres podem apresentar pequenos sangramentos amarronzados ou vermelho claro. Isso não apresenta nenhum risco para a mulher.
Sangramento na Gravidez
O sangramento mais perigoso é o que acontece na gravidez3, o chamado sangramento de primeiro trimestre ou sangramento de segundo trimestre. Esse pode acontecer por deficiência hormonal ou mesmo por outros fatores como descolamento da placenta, ruptura prematura ou não da bolsa e até mesmo infecção urinária ou placenta prévia. Em gestações de risco também pode haver sangramento, principalmente quando a mulher faz esforços ou tem relação sexual.
Sangramento de Escape Repetitivo
O importante é investigar o sangramento de escape menstrual persistente, já que um simples sangramento pode se tornar uma dor de cabeça e algo muito inconveniente, pois se torna repetitivo e em diversos dias do mesmo ciclo, fazendo a mulher sangrar por um tempo além do que de costume. Descartar a hipótese do sangramento ser da uretra ou ânus é muito importante e com um exame simples o médico consegue detectar o local exato do sangramento.
Uma medicação apropriada e tratamentos simples podem ajudar a conter esses sangramentos de escape menstrual e tornar a vida muito mais fácil sem os inconvenientes sangramentos de escape. Então resumindo: sangramento de escape pode acontecer por conta da pílula anticoncepcional e da pílula do dia seguinte, por exemplo. E se você está grávida tem que ficar alerta a esses sangramentos e em qualquer um dos casos uma visita ao ginecologista fará muito bem.
Dúvidas das Leitoras:
Como parar o sangramento de escape menstrual?
Normalmente, o sangramento de escape para naturalmente com o passar dos dias, mas se for algo recorrente o ginecologista pode recomendar a troca do anticoncepcional utilizado ou até mesmo a mudança de certos hábitos como o tabagismo. O cigarro aumenta as chances de sangramentos de escapes e o problema pode ser sanado deixando o uso de lado.
Como diferenciar menstruação do sangramento de escape?
A grande diferença da menstruação para o sangramento de escape menstrual está na quantidade do sangue. O sangramento de escape normalmente não é prolongado e quase sempre vem somente para sujar a calcinha, muitas vezes nem precisando de absorvente para conter.
Tem como engravidar tendo sangramento de escape?
Se você usa anticoncepcional corretamente e o sangramento de escape menstrual ocorre, as chances de você engravidar são quase nulas, mas se não usa nenhum contraceptivo com certeza existem chances.
Há outras causas para sangramento de escape?
Apesar do sangramento de escape ser mais comum entre as usuárias de anticoncepcionais, ele também pode ser sinal de problemas de saúde. Algumas condições que podem causar sangramentos incluem pólipos no colo do útero, miomas no útero e síndrome do ovário policístico. Se você não costuma ter sangramentos de escape e começar a apresentar sangramentos de escape repetitivos, converse com seu médico.
Qual é a cor do sangramento de escape?
Normalmente, o sangramento de escape tem cor marrom escura, podendo ser comparada com a borra de café. Mas algumas vezes pode parecer um vermelho clarinho e raras vezes são na cor vermelho vivo, com fluxo.
Veja também: Como Funciona o Ciclo Menstrual e Fases do Ciclo
Boa tarde dra, meu ciclo menstrual ocorreu 2 dias antes da data prevista! Veio apenas 2 dias e já foi embora porém tiver uma dor de cabeça em seguida saiu um pouco de sangramento na cor vermelho apenas Melou a calcinha estou assim a 2 dias não tá sangrando como menstruação mais tá saindo um leve sangue. Oque pode ser ?
Olá, O que fazer?
Um ciclo menstrual diferente do habitual, com fluxo mais curto e leve, seguido de manchas ou pequenos sangramentos, pode ter diversas causas
Teste de Gravidez: Se houver a possibilidade de gravidez (relação desprotegida), fazer um teste de farmácia ou de sangue (beta-hCG) pode esclarecer.
Acompanhar os Sintomas: Observe se o sangramento continua ou se surgem outros sintomas, como dores intensas, febre ou fraqueza.
Consulta Médica: Caso persista a irregularidade ou você esteja preocupada, procure um médico ginecologista para avaliação mais detalhada.
Dra, Boa tarde, tomo Desogetrel 75mg ja faz 3 anos uso continuo, tomei antibiótico Levofloxacino 500 10dias, e depois de 5 dias que tomei antibiótico começou a descer pra mim, começou borra e logo depois sangue vivo já faz 2 dias, é normal o antibiótico causar isso?
Olá, esse tipo de sangramento é chamado de “spotting” e pode ocorrer em situações como essa. Como você já interrompeu o antibiótico e o sangramento foi leve e começou a diminuir, o organismo pode voltar ao normal em poucos dias. Caso o sangramento persista ou aumente, ou se houver qualquer outra alteração, é recomendável conversar com seu médico para verificar se há alguma necessidade de ajuste na medicação.
Olá! Eu tomo diane 35 de maneira contínua. Tomei por quatro meses sem pausa e no final do mês de abril veio um sangramento, eu dei a pausa e com tres días reiniciei o anticoncepcional. So que agora em junho día 04 minha menstruação desceu e estou até hoje (dia 12 ) menstruada com fluxo forte e com muitos coagulos. O que pode ser? Será que meu corpo nao de adaptou bem ao Diane? Ou eu tomei errado
Olá, o uso e pausa do AC pode alterar o ciclo, como fez pausa após um sangramento e depois retornou o uso, possa ser que seu corpo esteja se adaptando, sugiro que retorne ao seu ginecologista onde será avaliada e orientada de forma correta, se necessário a troca do AC com orientação e acompanhamento correto.
Faça o uso como indicada, siga as orientações de seu médico.
Oi, Dra tudo bem?Me ajuda com essa dúvida, tive relação no último dia da minha menstruação dia 22/05 . 5° dia do ciculo e o meu ciclo é de 25 dias, porém a relação foi só esfrega, esfrega , só encostou um pouco na vagina, sem penetração e tive penetração anal duas vezes e bem rápido e sem ejaculação, mesmo assim tomei a pílula do dia seguinte logo depois da relação, eu ainda estava tendo um sangramento leve do final da M que era pra terminar, mas não terminou continuou o sangramento leve, pouco tipo corrimento vermelho claro até dia 27/05 quando mudou pra um corrimento marrom e a noite aumentou pra vermelho escuro que ficou marrom bem escuro no segundo dia e ficou até dia 30/05 sem cólica e sem fluxo só saindo de sujeira ,há risco de grávidez doutora? Devo fazer um teste beta quantitativo? minha M é pro dia 13/06 ainda, estou preocupada, porque também estou sentindo cólicas, se eu já tinha menstruado do dia 18/05 até dia 22/05, da onde veio esse sangramento esses dias todos?;( Pode me ajudar com uma resposta?por favor
Olá Erica, tudo bem? Espero que sim!o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito, o esperado após o uso da pílula e que faça o efeito.
Os médicos orientam que o ideal é a mulher tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida,
Já que o prazo limite de eficácia são de até 72 horas após a relação e, depois desse período,
Torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas.
Portanto, fica claro que a pílula do dia seguinte não deve ser usada de forma planejada e que jamais deve substituir um método
Contraceptivo de rotina.
Sim, eu não vou usar mais, dra
Eu corro o risco de estar grávida, dra?
Olá Erica, como fez o uso da pílula, o esperado que faça o efeito.
A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência que age bloqueando a ovulação e prevenindo uma possível gravidez depois de uma relação sexual desprotegida, não podemos afirmar que a gestação não possa acontecer, nenhum método contraceptivo, de emergência ou não, tem zero índice de falha.
Oi, Dra tudo bem?Me ajuda com essa dúvida, tive relação no último dia da minha menstruação dia 22/05 o meu ciclo é de 25 dias, porém a relação foi só esfrega, esfrega , só encostou um pouco na vagina, sem penetração e tive penetração anal duas vezes e bem rápido e sem ejaculação, mesmo assim tomei a pílula do dia seguinte logo depois da relação, eu ainda estava tendo um sangramento leve do final da M e continuou o sangramento leve, pouco tipo corrimento vermelho claro até dia 27/05 quando mudou um corrimento marrom e a noite aumentou pra vermelho escuro que ficou marrom bem escuro no segundo dia e ficou até dia 30/05 sem cólica, há risco de grávidez doutora? Devo fazer um teste beta quantitativo? minha M é pro dia 13/06 ainda, estou preocupada , se eu já tinha menstruado do dia 18/05 até dia 22/05, da onde veio esse sangramento esses dias todos?;( Pode me ajudar com uma resposta?por favor
Olá Erica, tudo bem? Espero que sim!o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito, o esperado após o uso da pílula e que faça o efeito.
Os médicos orientam que o ideal é a mulher tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida,
Já que o prazo limite de eficácia são de até 72 horas após a relação e, depois desse período,
Torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas.
Portanto, fica claro que a pílula do dia seguinte não deve ser usada de forma planejada e que jamais deve substituir um método
Contraceptivo de rotina.
Ciclo passado fiz o uso da pílula do dia seguinte e minha menstruação desceu uns 2 dias adiantada, até ai tudo certo…
mas no 19° dia do ciclo atual, tive sangramento de escape na cor marrom por 2 dias, antes disso, no 12° dia do ciclo, tinha tido uma relação sexual protegida (na qual a camisinha não estava danificada, nem estourou e nem estava furada, além do meu parceiro não ter chegado a ejacular), agora estou no 42° dia do ciclo e estou preocupada, pelo tamanho atraso da menstruação.
Essa irregularidade pode ser efeito da pílula do dia seguinte no ciclo anterior ou devo me preocupar com uma possível gestação?
Olá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Olá o fiz uso da pílula no dia seguinte após o dia da ovulação 28 e tomei dia 1 , e estou com sangramento vermelho vivo após 10 dias depôs do uso pode ser gravidez ?
Olá o fiz uso da pílula no dia seguinte após o dia da ovulação 28 e tomei dia 1 , e estou com sangramento vermelho vivo após 10 dias depôs do uso pode ser gravidez ?
Tomo noregyna há 5 meses , no início menstruava 2 vezes ao mês normalizou só que aí agora toda vez que eu tenho relação sexual tenho sangramento apenas na hora do sexo o que pode está acontecendo?
Olá Nataly, Pelo que relatou para que tenha uma resposta correta sugiro que passe pelo atendimento medico para que seja avaliado esses escapes após a relação que você seja orientada de forma correta, se for pelo uso do AC veja com seu medico a possibilidade da troca por outro e siga as orientações.
Estou com sangramento de escape faz 10 dias fiz a pausa do anticoncecional e não parou o escape e não mestruei estou na segunda cartela .
Olá, normal escape ao uso, troca ou pausa do AC, se o escape persistir sugiro que veja uma avaliação com seu medico para que seja orientada de forma correta e se necessário a troca com segurança e acompanhamento.
Troquei a quase 6 meses a injeção noregina mensal para trimestral, e desde final de dezembro estou tendo escape direto, toda semana o que pode ser ?
Olá após a pausa, troca ou inicio do AC o organismo precisa de um tempo para adaptação, sugiro que veja uma avaliação com seu medico para orientação correta, se necessário a troca do AC com orientação e acompanhamento
Iniciei uma cartela de Diane 35 mais não tava seguido corretamente aí comecei a ter sangramento de escape bem pouco uns 4 dias tive relação aonde meu marido ejaculou dentro hoje não tomei o anticoncepcional para a menstruação descer normalmente mais aí parou o sangramento de escape o que pode ser? Não sinto cólica e nem nada que é o normal quando paro de tomar
Olá, o uso do AC de fora irregular pode causar alteração no ciclo como escapes e o resultado ao uso pode haver falhas.
Para que o ciclo normalize após a pausa, precisa esperar seu organismo se readaptar.
Estou desesperada. Minha menstruação veio dia 26/12 e durou até 30/12;( ciclo de 30 dias ) No dia 01/01 tive relação sem proteção no qual ele ejaculou fora , por precaução tomei a pílula do dia seguinte cerca de 12 horas depois da relação . Exatamente 7;dias após da pílula ( dia 09) tive sangramento( vermelho vivo igual menstruação ) que durou 2 ou 3;dias . Depois disso tive um outro sangramento no dia 21 que durou apenas 1 dia ( vermelho vivo tbm ) , além do aumento de espinhas , tontura e cólica . Estou bem preocupada pois minha menstruação teria de descer dia 25/01 ( 4 dias de atraso )não sei se a pílula pode fazer a menstruação atrasar ( isso nunca aconteceu antes ) e se esses sangramentos são considerados normais por eu ter tomado a pílula . É normal ? Então a pílula fez o efeito esperado ?
Olá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula .
Minha menstruação iniciou no dia 2 de Janeiro, fiquei 7 dias menstruada.
No dia 13 de Janeiro, tive relações sexuais sem camisinha e o parceiro ejaculou dentro.
Eu uso DIU de cobre a dois anos, em dezembro fiz uma ultra transvaginal onde detectou que o meu DIU está encaixado no lugar certinho, porém, por precaução, eu resolvi tomar uma pílula do dia seguinte.
Ontem dia 25 de Janeiro, tive um sangramento de escape, em um tom rosado.
Gostaria de saber se pode haver possibilidade de eu estar grávida ou se esse sangramento pode ser efeito da pílula que eu tomei.
Olá Daniele, o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito.
Olá, minha última M foi dia 25/10/23 com duração de 6 dias. Não faço uso de nenhum método contraceptivo hormonal nem pds, mas tive um escape dia 02/12que durou 10 dias com algumas cólicas leves. Dia 07/01 começou umas cólicas na região da lombar e seios sensíveis com esse muco marrom, as vezes aguado, em pouca quantidade que só mela a calcinha e o papel higiênico, as vezes vem um sangramento avermelhado, uns pedaços elástico de muco marrom escuro (como se fosse catarro), não tem fedor, não coça, não arde. Hoje faz 4 dias e aparentemente está diminuindo o muco, mas ainda sinto as dores na lombar, cólicas pélvica, dor de cabeça, inchaço e sensibilidade nos peitos. Devo procurar um especialista ou é apenas outro escape?
Olá, sim, recomendo que passe por um atendimento medico para que seja orientada de forma correta
mestruei do dia 02/12 ao dia 07/12, iniciei o anticoncepcional Selene dia 08/12 , tomei dia 08,09,e 10, no mesmo dia 10 tive relacao sem protecao, dia 11 tomei o ac no mesmo horario. dia 12 fiquei com medo e tomei a pilula do dia seguinte. no domingo dia 17/12 comecou um sangramento no começo do dia amorronzado e a noite ja estava vermelho, na segunda continuou o sangramento porem em pequeno fluxo e vermelho, na terça ja diminuiu e a noite ja estava marrom de novo. esse sangramento e´ resultado da pilula?? por favor me responda estou muito preocupada, se posso ter engravidado ou e efeito da pilula.
Olá, precisa fazer o uso do AC como foi orientada por seu ginecologista.
o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Tive relação com camisinha sem ejaculação, mas estava em meu período fértil de resolvi tomar a pílula do dia seguinte. Após 7 dias da ingestão, tive um sangramento semelhante ao da menstruação, com a mesma coloração , porem durou 5 dias e minha menstruação costuma durar 7. Também costumo ter cólicas quando minha menstruação desce e eu não tive dessa vez e o sangramento foi em menor quantidade que a menstruação. Meu ciclo é irregular, as vezes dura 30 dias as vezes dura até 44 dias.
Isso foi minha menstruação ou efeito da pilula ? Devo esperar minha menstruação contando como 1° dia do ciclo esse dia que veio o sangramento? Pode ser gravidez ?
Olá se a relação foi com proteção do inicio ao final não tem risco.
O uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito.
Mesmo tomando anticoncepcional estou há 20 dias sangrando fora do meu período menstrual e estou preocupada. Tomo o anticoncepcional drospirenona + etinolestradiol, lembro-me que esse mês comi uma coisa que me fez mal e acabei vomitando ele, então fiquei um dia sem tomar, depois disso começou esses escapes 🤦♀️
Olá, recomendo que passe por seu ginecologista para avaliar esses escapes e te orientar corretamente
Julia foi ao médico, em outubro tive um escape de 3/4 dias, porém nesse mês de novembro veio novamente o escape que não passou tive que ir ao médico me solicitou a transvaginal realizei na segunda-feira. Tbm estou sem entender nunca tinha me acontecido, tomo anticoncepcional há alguns anos o NIKKI.
Olá gostaria de tira uma dúvida já não menstruo devido a injeção trimestral que tomou a mais de 7 anos, porém tive relação desprotegida, após a relação tive sangramento que durou um 4 dias sendo que o fluxo era pouco, posso está grávida?
Olá, pode estar com alteração pelo tempo de uso do AC, sugiro que na duvida faça um exame de gravidez, sendo negativo veja uma avaliação com seu ginecologista para ver se há necessidade da troca do AC
Olá, td bem? Então, estou no quarto mês tomando anticoncepcional combinado, nos últimos meses tive sangramento de escape ou inicio da menstruação alguns dias antes da pausa real da cartela, mas poucos dias, lá pelo dia 19/20 (a cartela tem 28 comprimidos ativos). Minha médica disse que era comum e ok. Neste mês minha menstruação veio no dia 16, veio primeiro marrom depois vermelho normal, tive cólicas e no momento estou no dia 20 e o fluxo ja diminuio e está quase parando, porem ainda falta 4 dias para a minha menstruação da pausa, é como se eu fosse ter duas menstruações diferentes. Isso é normal? Devo me preocupar? Tenho relações sexuais sem preservativos.
Olá, pode estar com alteração pelo uso do AC, sugiro que veja seu medico para uma nova avaliação no ciclo e orientação ao uso corretamente.
Olá! Tudo bem? Tomo ac há uns 5 anos (21 comprimidos, pausa de 7 dias). No meu último dia da pausa do ac tive relação sexual, ainda descendo o sangue da privação… no começo estávamos sem preservativo mas depois colocamos. 9 dias após a relação, desceu como se fosse uma borra de café com sangue amarronzado e no outro dia tive cólicas. Estou preocupada com sangramento de nidação ou será que foi um escape? Muito obrigada! Agradeço se responder
Olá pelo tempo de uso de ac, pode ser escape, para ter a certeza se foi nidação tem que esperar a data do ciclo, havendo atraso sugiro que faça um exame de gravidez, sendo negativo veja seu ginecologista para avaliar o ciclo
E quando se toma a pílula do dia seguinte e não ocorre o escape, é sinal que ”falhou”? Tomei há 4 dias e , infelizmente, ainda não tive a surpresa do escape. Não é rotineiro, é a segunda vez que uso em 11 meses. Mas como parei com o AC da logo um medo de ter falhado, mesmo n estando no meu período fértil e meu parceiro n ter ejaculado dentro.
Olá, cada organismo responde de uma forma, o não escape não significa que tenha falhado.
Os sintomas podem ocorrer ou não após o uso.