Algo comum de acontecer são as manchas vermelhas na pele do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida. Elas podem ocorrer por causas naturais, devido a sensibilidade da pele ou ocasionadas por diversos outros motivos.

Se durante o banho ou troca de fralda você notar algumas manchas vermelhas na pele do bebê, não se desespere. Tente identificar a causa. Às vezes não será motivo para correr para  um pronto socorro imediatamente e expor seu bebê a infecções desnecessárias.

Por que a pele do bebê é mais sensível?

Quando novinhos, os bebês ainda não possuem as glândulas sudoríparas totalmente desenvolvidas, assim como as glândulas responsáveis pela coloração da pele. Por isso a sensibilidade deles é ainda maior. Sendo assim, é mais comum apresentarem mais problemas dermatológicos. Mas algumas manchas vermelhas ou até mesmo carocinhos vermelhos na pele do bebê também podem ser sinais de um problema mais sério, como varicela, por exemplo.

IMPORTANTE: Antes de dar qualquer medicação, é necessário saber a causa das manchas avermelhadas na pele. Não recomendamos o tratamento sem orientação médica.

Problemas que causam manchas na pele do bebê

Brotoeja

A tão conhecida brotoeja, são bolinhas vermelhas que são ocasionadas pelo excesso de calor no corpo do bebê. Quando o bebê transpira muito, os poros acabam entupindo ocorrendo bolinhas por todo corpo, principalmente nas áreas mais abafadas e quentes como pescoço, dobrinhas e locais que suam mais. Você pode evitar as brotoejas, dando mais que um banho em dias mais quentes, evitar roupas apertadas e muito quentes como de lã.

Hemangioma

São manchas vermelhas na pele do bebê que podem apresentar aparência rosada ou vermelha escura. Normalmente desaparecem quando pressionadas. Sua causa é o acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele, e infelizmente não tem como prevenir.

Dermatite atópica ou eczema

Essa vermelhidão tem origem hereditária. Causa bastante coceira e deixa a pele do bebê totalmente ressecada. Muitas das vezes pode ocasionar feridas e até sangrar. Como não tem um motivo para se prevenir, o ideal é a procura do pediatra para iniciar um tratamento com corticoides, para controlar o desconforto da coceira.

Dermatite de contato ou assadura

A falta de higiene e deixar o bebê muito tempo com a mesma fralda de xixi e coco pode ocasionar manchas vermelhas em sua pele. Elas acontecem principalmente na área de uso da fralda e dobrinhas. Essas manchas causam coceira, ardência excessiva e irritação. A maneira de evitar é manter seu bebê com fraldas limpas e secas. Evite deixar o bebê suado por muito tempo e sempre utilize pomadas para assaduras, de preferência em toda troca de fraldas.

Existem outros motivos para aparecimento de manchas vermelhas. Caso não desapareçam com os cuidados mencionados acima, deve ser procurado imediatamente um pediatra. Manchas vermelhas na pele do bebê podem ser por conta do crescimento dos dentes também. Picadas de inseto podem ocasionar reação alérgica e também podem causar manchas pelo corpo.

rubéola e a meningite também são doenças que merecem atenção especial e muitos cuidados. São doenças transmissíveis e um de seus sintomas são as manchas avermelhadas na pele. Portanto, é necessário toda atenção aos demais sintomas para achar a causa.

Dúvidas das leitoras:

Como tratar manchas vermelhas na pele do bebê?

O tratamento deve ser feito para cada tipo de mancha, alergia ou irritação. Mas normalmente o mais indicado é suspender o uso da substância que está ocasionando e utilizar, sob orientação do pediatra, pomadas com corticóide.

Como tirar manchas vermelhas na pele do bebê?

Se as manchas são ocasionadas por reação alérgica, deve ser tratada como alergia. Mas se se trata de manchas de nascença ou ocasionada por outros fatores desconhecidos e que não saem com o tempo, deve-se procurar um dermatologista para avaliação. Esse médico pode indicar o tratamento adequado para clareamento ou desaparecimento da mancha.

Carocinhos vermelhos, o que pode ser?

O aparecimento de carocinhos vermelhos pode indicar diversos fatores, como alergia ou de doenças como catapora, rubéola, etc. Somente um pediatra pode avaliar e indicar qual é a origem do problema.

Veja também: Candidíase em Bebê – É Possível meu Bebê ter Isso?

Foto: nathaniel stern, mjiang_2000