O colo do útero, também conhecido como canal cervical, faz parte do aparelho reprodutor feminino e fica totalmente ligado à vagina. Ele tem uma pequena passagem, tipo um “buraquinho”, por onde mensalmente a menstruação passa. É também por esse caminho que os espermatozoides acessam o útero e vão em direção aos óvulos. Mas e durante a gestação, o colo do útero continua aberto?

Mudanças no Colo do Útero na Gravidez

Durante a gravidez ocorrem muitas mudanças no colo do útero, já que ele precisa ficar bem fechadinho para suportar o peso do bebê. Assim, o próprio corpo fabrica um muco que tampa essa passagem e some apenas na fase de preparação para o parto, quando ocorre a famosa perda do tampão mucoso.

Função do Colo Uterino

A função do colo do útero quando a mulher não está grávida é impedir a entrada de agentes infecciosos e causadores de doenças, que podem se manifestar de diversas formas.

Função do Colo Uterino na Gravidez

Normalmente, durante a gestação o colo do útero fica duro, firme e bem tampado pelo muco, de forma a proteger o desenvolvimento fetal e impossibilitar a saída do bebê. Quando ocorrem alterações é possível haver um aborto, por isso é extremamente importante notificar o obstetra diante de estanhos sintomas.

Qual o Tamanho do Colo do Útero na Gravidez?

O tamanho do colo do útero na gravidez varia um pouquinho de mulher para mulher. Mas no geral fica com cerca de 6 a 9 centímetros de comprimento e 3 centímetros de profundidade. Isso em uma gravidez “normal”, já que no caso de gêmeos as medidas mudam devido ao maior peso que terá que suportar.

Quando a gravidez é gemelar o colo do útero chega a medir de 15 a 28 centímetros de comprimento, encurtando e afinando conforme o nascimento se aproxima. Durante as consultas e os exames de toque as medidas do colo do útero não são verificadas, apenas a consistência e espessura.

Colo do Útero em Preparação Para o Parto

Como já mencionamos, durante a gravidez o colo do útero deve ficar duro, grosso e bem fechadinho para suportar o peso e impedir a saída do bebê. Com a chegada do terceiro trimestre, no entanto, ele começa a afinar um pouco em preparação para o parto. Durante os exames de toque, inclusive, o obstetra checa essa espessura para estimar a aproximação do nascimento.

Afinamento do Colo do Útero

Não existe uma regra em relação ao afinamento do colo do útero, afinal cada corpo reage de uma forma e cada gestação é única . Porém, geralmente, é possível verificar a proximidade do  trabalho de parto através deste sinal, sendo que quanto mais fino o colo do útero, mais próximo o momento do parto está.

Dica Importante: todas as mulheres gestantes ou já em fase de amamentação devem ter muita atenção à alimentação e à ingestão adequada de vitaminas e sais minerais. E para ajudar na suplementação, um bom polivitamínico faz toda diferença, viu? Por isso, indicamos o FamiGesta, que você pode encontrar aqui.

Veja Também: Colo do Útero Apagado – Chegou a Hora do Parto!

Foto: Luci Correia,Hey Paul Studios