Vida de mulher é um eterno mistério e ansiedade… Veja, o problema começa quando se decide engravidar, aí demora um montão e a ansiedade é grande. Depois que se consegue engravidar, vem o sexo do bebê! Parece um ciclo sem fim! Nas minhas gestações eu sempre tive um feeling e acertei o sexo do bebê pelo achismo, mas até a confirmação foi uma angústia. Os médicos (a grande maioria) com medo de errar, só revelam o sexo do bebê quando têm absoluta certeza, e isso acontece lá para as 18 semanas. E olhe lá!

Sexagem Fetal

Agora, existem testes de sangue feitos em laboratório que podem ajudar na ansiedade, mas nem sempre são acessíveis devido ao seu valor. A sexagem fetal, por exemplo, é um exame que vem evoluindo cada dia mais, porém o preço é um pouco salgado. Nas minhas gestações, principalmente na última, não tive condições de fazer este exame.

IMPORTANTE: são comuns erros em relação ao sexo do bebê via exames de ultrassom, por isso, aguarde o próximo para ter certeza ou escolha uma segunda opção de exame para confirmar.

Então Como Saber o Sexo do Bebê?

Para quem quer matar a curiosidade em relação ao sexo do bebê e brincar um pouco de detetive, aconselho analisar o ultrassom de 12 semanas. A translucência nucal (TN) de 12 semanas pode dar indícios do sexo do bebê e ajudar a acalmar a ansiedade. Foi com a minha TN que eu e uma amiga chegamos à conclusão de que o bebê que eu esperava era mesmo uma menina.

E se quer tornar esse momento ainda mais divertido, que tal iniciar a pesquisa de nomes para o bebê? Normalmente, os casais fazem listas de preferências e, são tantas sugestões, origens e significados, que é bom já começar a pensar e analisar para tomar uma boa decisão quando descobrirem o sexo definitivamente.

Como Ver o Tubérculo Fetal?

O tubérculo genital fetal é o projeto da genitália, podemos dizer assim. Em meninos e meninas são muito parecidos até a 14ª semana e os médicos não conseguem diferenciar com certeza absoluta. Porém, alguns estudos mais aprofundados indicam que, dependendo da inclinação do ângulo do tubérculo genital fetal, pode-se saber sim se o sexo do bebê é masculino ou feminino. As imagens abaixo dão uma ideia de como saber o sexo dos bebê apenas pelo ângulo.

tubérculo fetal

sexo do bebê

Se reto em relação à coluna é considerado feminino, se elevado em 30 graus, então é considerado sexo masculino.

O tubérculo genital masculino tem uma angulação de 30º em relação à coluna do feto, enquanto que o tubérculo genital feminino é reto em relação à coluna. Simples e muito científico, porém para analisar o ângulo do tubérculo é preciso ter sorte no ultrassom e torcer para o bebê colaborar ao longo do exame. Veja meu ultrassom de 11 semanas. Dá para ver perfeitamente o tubérculo genital reto em relação à coluna.

Eu sei que nós mamães ficamos ansiosas e existem outros métodos para se descobrir o sexo do bebê  além do tubérculo genital fetal. Pode-se, por exemplo, usar artifícios mais ao alcance como o teste de urina para gestantes Intelligender.

Esses métodos para saber o sexo do bebê ajudam a tirar um pouco da ansiedade do casal. Há, no entanto, quem prefira saber somente no nascimento, mas são bem poucos casos.

Dúvidas das Leitoras:

Pela posição do bebê é possível saber o sexo?

Não, tanto menino como menina ficam nas mesmas posições intra uterinas e não é possível desvendar o sexo só pelo jeito que está lá dentro.

Além do tubérculo fetal existe outra forma de ver o sexo?

Sim, além da análise do tubérculo fetal e da visualização do órgão genital através do ultrassom, existem exames de sangue e de urina de sexagem fetal que conseguem indicar o sexo do bebê com grandes chances de acerto.

Dica Importante: se você chegou nessa fase de descobrir o sexo do bebê com a translucência nucal deve estar tomando a vitamina ácido fólico, certo? Porém, o Metilfolato pode ajudar ainda mais na prevenção de má formações, você sabia? Sim! Isso porque o Metilfolato é a forma ativa do ácido fólico e o FamiGesta é o único polivitamínico que contém as doses indicadas de Metilfolato! Você encontra o FamiGesta aqui.

 Veja também: Intelligender e Sexagem Fetal – Valem a Pena Para Descobrir o Sexo do Bebê?

Fotos: Quero ser mãe, Baby Center, Opa to grávida