Então aquela coisinha tão esperada e molinha nasce. Dá até medo de pegar no colo de tão delicado que um recém-nascido é! Mas ele precisa ser alimentado e tomar banho, certo? Como será o primeiro banho na maternidade? E como se preparar para dar o primeiro banho em casa? Será que um bebê que acabou de nascer pode tomar banho no balde? Inicialmente podem surgir diversas dúvidas! Inclusive em quem já tem mais experiência com crianças pequenas. Parece que as coisas mudam rápido e até mesmo as técnicas se modificam com o passar do tempo.
Apesar de terem surgido muitas técnicas novas, as mais antigas persistem em alguns lugares. Afinal, cada maternidade tem um profissional que tem preferência por determinada técnica. Mas será que o primeiro banho pode ser dado dos pés à cabeça? Será que é preciso lavar a cabeça do bebê separadamente ou posso dar o banho da forma que a minha mãe estava acostumada a dar em seus filhos? Vamos desvendar!
Assim que o bebê nasce, ele é limpo por uma enfermeira ainda na sala de parto, independente se o nascimento aconteceu por vias normais ou cesarianas. O bebê que acabou de sair da barriga da mãe nasce úmido e envolto por uma camada de gordura que o protege da água, que está diretamente em contato com sua pele.
O vernix não deve ser retirado da pele do bebê neste primeiro momento. Aliás, ele é resistente! Forçar a remoção esfregando pode machucar severamente o bebê. O recomendado é que a camada gordurosa seja retirada ao longo dos dias de forma gradual durante o banho1. Quando vemos vídeos de parto na internet e nos deparamos com essa cena, o que está acontecendo na verdade é a secagem do bebê para que ele não sinta frio.
O primeiro banho na maternidade pode não ser como a mamãe imaginou. Alguns hospitais optam por não dar banho no bebê com banheira, bacia ou chuveiro. Outros optam por um “banho” com panos umedecidos. Um procedimento comum no primeiro banho é a retirada da sujidade de restos do parto da cabeça do bebê. Com água, sabão ou óleo de bebê, é um pente fino, porém firme, a enfermeira encarregada de dar o primeiro banho retira com delicadeza os restos dos fios de cabelo e couro cabeludo. Essa sujeira é parte da placenta ou sangue que estavam dentro da bolsa amniótica2.
O primeiro banho é dado após o tempo de adaptação do bebê fora da barriga da mamãe, normalmente cerca de 3 horas após o nascimento e depois de ficar na estufa apropriada para o pós-nascimento. Esse procedimento evita o choque térmico e facilita a adaptação ao novo ambiente3. É claro que o banho da maternidade não é igual ao dado em casa. Além de terem muito mais experiência, no hospital está tudo à mão, tudo adaptado para esse momento. Quanto ao carinho, pode não ser a mesma coisa. Mas dependendo do profissional que se encarregará dessa tarefa, será feito com muito amor. Então vale à pena que seja filmado pelo papai ou por quem puder acompanhar o parto na maternidade.
O Primeiro Banho em Casa
O primeiro banho em casa pode ser um desafio! Nem tanto se você for uma mãe experiente, mas, ainda sim, desafiador. Sabe o choro do bebê na hora do banho? Ele pode assustar e muito quem estiver na missão de dar o primeiro banho. Assim como acontece com muitas mulheres, o primeiro banho aqui em casa foi dado pela vovó! Nada melhor do que mãos experientes! Mas e quem não tem essa oportunidade? Como dar o primeiro banho? Siga as instruções:
- Separe a roupa, a fralda e tudo o que for precisar (roupas, toalhas, sabonete, pomada antiassaduras, algodão, cotonete, álcool 70%, pente e escova).
- Prepare a água do banho com temperatura de 36,8º a 37,5º. Essa temperatura é a ideal para o banho do bebê. Lembre-se sempre de colocar a água fria antes de colocar a água quente se for preparar o banho temperando a água sem o chuveiro.
- Antes de qualquer coisa, lembre-se de fechar portar e janelas. Depois disso, dispa o bebê e verifique se na fralda há algum elemento além do xixi! Se houver, limpe com lenços umedecidos ou algodão molhado. Limpe bem antes de banhar o bebê.
- Alguns ensinam a lavar primeiro a cabeça do bebê e, após secar, dar o banho no resto corpo. Isso é uma escolha que a mãe deve fazer. Se optar pelo banho completo de uma só vez, vale lembrar que deve-se começar pelo rosto do bebê.
- Lave os olhos em primeiro lugar, com algodão de fora para dentro. Um pedaço de algodão para cada olho. Em seguida lave o rosto do bebê apenas com água.
- A cabeça pode ser lavada em qualquer momento do banho, mas sempre com sabonete apropriado, ou seja, dos pés à cabeça ou com shampoo de bebê. Uma dica primordial é ter um adaptador para os frascos que você usará nos banhos. Lembre-se que terá que segurar o bebê com apenas uma mão e apertar é mais fácil do que virar o frasco. Esse malabarismo pode ser facilitado com um desses recipientes para sabão líquido de lavabo.
- Para apoiar o bebê com segurança, passe seu braço ao redor das costas do bebê e segure na axila do outro braço. Vale ressaltar que o bebê pode chorar bastante por medo de cair. Ele se sente inseguro com a ausência de roupas. Uma das provas disso é que ele deverá segurar a mão, agarrar a roupa ou qualquer pano ou objeto que estiver ao seu alcance.
- Lave o pescoço, axilas, genitais e umbigo do bebê sem medo. Ele não sentirá nada e até gostará da sensação. Não se esqueça de virar o bebê de costas. Ele certamente vai parar de chorar, pois essa posição dará segurança ao bebê.
- Após o banho, envolva o bebê em uma toalha macia, de preferência toalha fralda. Enxugue com cuidado cada dobrinha. Vista o bebê começando pela fralda e não esqueça de cuidar do umbigo colocando álcool 70%. Termine de colocar a roupinha e limpe as orelhas e as narinas com cotonete. Em seguida penteie.
Pronto! Seu bebê estará cheirosinho e preparado para mais uma mamada e soneca. Lembre-se que imprevistos podem acontecer! Bebê fazer cocô na água do banho, xixi na mamãe, molhar a roupa minutos depois que foi trocado… Esteja calma para lidar com essas surpresinhas e saiba que, em um futuro próximo, você vai rir de tudo isso. Também evite dar banho no bebê logo após a mamada. Isso poderá causar refluxo, então é melhor evitar. Faça do primeiro banho um momento agradável e aproveite cada segundo, pois, passa muito rápido!
Veja também: Como cuidar do umbigo do bebê?
Foto: Selbe <3
Olá! Por favor! A melhor conduta baseada em evidência é a de que o bebê permaneça aquecido sim, mas no colo do mãe, pele a pele, e não numa estufa! Estamos falando de um bebê humano, que precisa desse toque! E não de plantas! Mesmo em alguns casos de bebês prematuros existe a técnica canguru que acelera a recuperação desse bebês.
ResponderO vernix é absorvido, deve ser absorvido! Atualizem. Na maternidade o pai ou mãe podem sim dar banho nos seus bebês!
A sociedade agradece o comprometimento com a verdade!
Eu e minha esposa vamos ser pais em 2019 e essas dicas serão muito valiosas para nós!
ResponderNão é fácil cuidar de um recém nascido então estamos lendo bastante,buscando conhecimento para ter o máximo de cuidado com o nosso bebê! estamos também fazendo um curso bem instrutivo,se você também e cuidadosa assim como nós somos, veja o curso que estamos fazendo!
https://goo.gl/wjMxYG
Sempre banhei meus filhos quando chegava da maternidade, era um momento só nosso e de grande prazer. Tirar aquele cheiro de hospital e comerçar nossa jornada juntos, com confiança e amor. Uma delícia intransferível.
ResponderMeu bebe nasce daqui 10 dias !!!!!! Me ajudou muito essas informacoes , pois e meu primeiro anjinho entao vale a pena de mais ler :)
ResponderOlá, dia 20/08 tive relação sem proteção e antes de me deitar tomei o remédio que é o 3° da cartela. No dia 21/08 me esqueci de tomar e só lembrei no dia 22/08 e tomei dois juntos que foi o 4° e 5° comprimido da cartela. Posso engravidar mesmo tendo tomado o comprimido no dia da relação? Tomo o Tâmisa 20 a 4 meses, obrigada e beijos!
Responder