Corrimentos dos mais variados tipos são presença comum na vida das mulheres. Em geral, as mudanças nas secreções da vagina dizem muito sobre o corpo. Elas podem apontar para a presença de bactérias, infecções e doenças, avisar que você está em seu período fértil e até dar uma pista de que você está grávida, sabia?

Quando acompanhado de coceira intensa na vagina ou forte odor, o corrimento branco pastoso pode ser sinal de infecções vaginais, como a candidíase (candida albicans)1, vaginose bacteriana, vaginite ou outra doença ou infecção fúngica causada por diferentes bactérias ou fungos.

Se ele for de cor branca, transparente ou com aparência leitosa, do tipo clara de ovo, não houver outros sintomas nem mau cheiro, é considerado como uma coisa normal, uma simples secreção produzida pelo corpo.

Se não vier acompanhado de outros sintomas, o corrimento branco é algo normal

Diferença entre corrimento e muco

Mesmo assim, as perguntas e relatos são recorrentes: e o aparecimento do corrimento branco é uma das dúvidas que não quer calar! Só que, primeiro, é preciso esclarecer: corrimento e muco são coisas diferentes. O corrimento costuma ser causado por alguma inflamação, bactéria, doença passageira ou fungo como a cândida, por exemplo.

É preciso investigar, através de um exame ginecológico, o que está causando o corrimento. Depois que o ginecologista verificar os sintomas e provavelmente pedir alguns exames (como o de verificação do ph vaginal, por exemplo), vai indicar o tratamento adequado, que na maioria das vezes envolve o uso de remédios antifúngicos ou que combata bactérias.

Um corrimento anormal sempre virá acompanhado de outros sintomas, como cheiro forte ou coceira

IMPORTANTE: O muco branco é saudável para a flora vaginal. Na maioria das vezes, essa secreção de cor branca indica que os hormônios femininos estão em alta, uma vez que são os responsáveis pela sua formação. Quando o corrimento apresenta ardência, coceira ou odor, aí sim deve ser avaliado, pois não é normal.

Então o que é o Muco Branco?

Para entender sobre essa secreção branca normal, temos que compreender como funciona o corpo das mulheres. Quando há uma queda significativa de estrogênio e progesterona, desce a menstruação com fluxo do tipo vermelho. Este é o fluxo mais facilmente identificável, que também pode ser de cor amarronzada, pouco intenso, vermelho claro ou com coágulos.

Após a fase da menstruação, a produção de estrogênio aumenta, tornando a secreção vaginal mais aguada e transparente, sinal de que a ovulação está em vias de acontecer2. Depois da ovulação, o nível de progesterona também se eleva e é o responsável por tornar o muco, que é produzido pelas glândulas presentes na região do colo do útero, mais espesso e branco.

Por que o muco aumenta?

Após a fase da ovulação, a produção de progesterona é estimulada. O corpo lúteo (cicatriz onde o folículo rompido esteve presente) passa a produzir altas doses desse hormônio e, como consequência desse contexto, pode haver um aumento de secreção3. Tudo isso faz parte do ciclo menstrual das mulheres e não deve causar espanto.

Caso a mulher tenha relações sexuais nessa fase e venha a engravidar, ela vai continuar gerando secreções, já que o organismo precisa continuar a produzir esse material mesmo depois do atraso menstrual. Algumas mulheres podem ter um sinal de sangramento durante esse período. Isto pode ser sintoma de uma dessas coisas:

  1. A menstruação está antecipando
  2. É um sangramento de nidação
  3. É um sangramento de escape

Para esclarecer, após a fecundação, o embrião pode levar de 7 a 15 dias para chegar ao local onde se implantará para crescer. Quando essa implantação acontece, é possível que haja pequenos sangramentos ou corrimentos de cor amarronzada.

Vale lembrar que todo e qualquer sangramento deve ser encarado como uma possível menstruação a caminho. Deixe para pensar em nidação somente após o período de atraso menstrual e se houver suspeita de gravidez.

E se você perceber a presença desse corrimento branco pastoso, tipo uma pomada depois que a menstruação desceu, isso pode ser apenas um sinal de que houve ovulação. Lembre-se que uma das causas desse muco é um hormônio e ele está presente no seu organismo o tempo todo.

Tipos de muco

Uma grande dúvida das leitoras é em relação à textura. Muitas acreditam que este é um dos sinais de algum problema na região da vagina ou colo uterino, como bactérias, fungos ou infecções, mas não é bem assim.

Corrimento Branco Pastoso

O corrimento branco pastoso, se não acompanhado de mau cheiro, coceira vaginal, ou outro sintoma como ardência e dor ao urinar, normalmente não indicará problema algum. Como mencionamos antes, o corrimento branco pastoso pode indicar apenas uma concentração maior de progesterona sendo produzida pelo corpo.

Corrimento Branco Leitoso

Assim como o corrimento pastoso, o corrimento branco leitoso, sem mau cheiro, coceira, ardência, ou qualquer outro sinal de anormalidade, é considerado saudável. Quanto mais líquido ou fluido o corrimento apresentar, maior a quantidade de estrogênio.

Corrimento grosso transparente

Esse tipo de corrimento, parecido com um catarro, surge na época do período fértil da mulher e é causado pela grande produção de estrogênio secretado pelos ovários. Algumas mulheres produzem esse tipo de secreção durante todo o período fértil.

Dúvidas das Leitoras

Que outros fatores podem causar o muco branco?

O muco também pode acabar mudando de cor e textura pelo uso de certos medicamentos e suplementos, de acordo com a idade da mulher e em decorrência de algumas doenças, como a diabetes. No entanto, esses casos são mais raros, sendo a exceção.

Existe uma quantidade saudável de muco branco?

Em média, a quantidade normal de muco que a mulher produz é de cerca de uma colher de sopa ao dia. Um aumento repentino na quantidade de corrimento branco pode significar diversas coisas bem diferentes, abrangendo desde uma infecção até uma gravidez.

Por isso, é importante observar as características do muco e em qual período do ciclo menstrual ele acontece, além de marcar uma consulta com o ginecologista sempre que necessário.

É normal produzir muco branco durante a gravidez?

Sim. As alterações hormonais que ocorrem na mulher no período da gravidez fazem com que os níveis de estrogênio se acumulem no útero. Depois, ele é expelido pela vagina em forma de muco. Esse processo não costuma prejudicar a gravidez, pois só ocorre quando a placenta já está totalmente formada, geralmente no primeiro trimestre.

Veja Também: Lubrificação Feminina e Gel Amigo da Fertilidade