Quando a gente pega o positivo, já começa a acarinhar a barriga! Ainda não tem nada ali que dê para ver, mas parece que estamos no final da gestação de tanto orgulho que estamos nesta nova fase. Ficamos horas nos analisando no espelho e nos perguntando sempre: quando a barriga começa a aparecer na gravidez?

Em mamães de primeira viagem, o tempo e tamanho da barriga ainda será um mistério. Algumas apresentam alguma protuberância com apenas oito semanas. Já outras, com muito mais tempo de gravidez. Saber com quantos meses a barriga começa a aparecer pode reduzir consideravelmente a preocupação que por algumas vezes aparecem nestas futuras mamães.

Tamanho da barriga versus biotipo

Então vamos lá! Cada mulher tem um biotipo diferente. Então porque as pessoas acham que a barriga de todas deve aparecer na mesma época? Algumas mulheres têm barrigas pequenas e é normal que isso aconteça! Sempre tem alguém para reparar no tamanho abdominal de uma gestante e fazer um comentário:

Nossa, mas que barriga pequena!

E é neste momento em que nos pegamos com a cabeça cheia de caraminholas! Saiba que o tamanho da barriga só é relevante caso a altura uterina esteja muito abaixo do ideal? Bebês pequenos também crescem em barrigas enormes, cheia de líquidos. Por isso, o tamanho abdominal nem sempre é um parâmetro para dar diagnósticos. Muitas vezes o corpo já começa a mudar assim que a gravidez toma conta de todos os hormônios, É normal que a mulher fique sem cintura, algumas vezes mais parecendo estar gordinha ou uma réplica do Bob Esponja. Ainda assim, a barriga pode ser uma das últimas a dar o sinal de vida.

Nessa fase é muito importante que a mulher esteja tomando um polivitamínico de qualidade, com todas as vitaminas indicadas. A FamiGesta tem todas as vitaminas e nutrientes e ainda o Metilfolato, a forma ativa do ácido fólico que ajuda na boa formação do bebê. Você encontra a FamiGesta aqui.

Quando a barriga aparece?

Quando a barriga começa a aparecer na gravidez, o corpo da mulher já tem algumas características como seios maiores, rosto mais inchado pela progesterona, e ganho de peso inicial. Porém, na fase muito inicial da gestação, a barriga maior pode ser mais por inchaço hormonal do que por causa do bebê propriamente. Por isso, não queira que as pessoas saibam que você é uma gestante com uma barriga de grávida de 2 meses.

O corpo é uma caixinha de surpresas, e pode surpreender a cada gestação. Porém, para mamães de primeira viagem, podemos dar uma estimativa de que a barriga começa a aparecer mesmo lá pelo quinto mês de gestação. Antes desse prazo, pode haver uma saliência abdominal, mas inferior, abaixo do umbigo. Isso se deve à devido à fase hormonal intensa que o corpo passa e até mesmo, em alguns casos, prisão de ventre.

Com quantos meses a barriga cresce?

O útero cresce aos poucos, e às 20 semanas de gravidez, já começa a passar da altura da linha média. Usa-se como parâmetro o umbigo. Nesta fase realmente algumas mulheres têm o começo do crescimento da barriga mais característica de gravidez. Porém algumas mulheres podem apresentar a barriga de grávida ainda com 12 a 16 semanas.

Podemos dizer que a barriga começa a aparecer por volta do 3º ao 5º mês, mas depende do seu tipo físico. A barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças. Os ligamentos abdominais se afrouxam pela função hormonal, e as dores do crescimento da barriga na gravidez são comuns. Porém, nem sempre dá para saber exatamente com quantos meses a barriga começa a aparecer na gravidez, exatamente por depender de tantos fatores.

Alguns casos específicos podem apresentar a barriga mais cedo. É o caso de mulheres com gravidez gemelar, biótipos mais magros com baixa quantidade de gordura e músculo abdominal e também mulheres que já estiveram grávidas anteriormente. Isto porque os ligamentos do corpo já estariam adaptados à nova condição do corpo pela primeira experiência que tiveram.

Outro caso é aquela mulher que tem a “cadeira larga”, como diziam antigamente. Mulheres com quadril largo e estrutura mais ampla teriam a barriga característica após mais tempo de gestação. Mulheres muito acima do peso também levariam algum tempo para apresentar a barriga de grávida, isso devido a gordura abdominal ser maior.

O umbigo em algumas gestantes pode começar a mudar ainda no primeiro trimestre. Algumas podem ficar com a região estufada ainda mesmo sem apresentar a barriga de gestante. O importante em casos em que a barriga demora a aparecer é saber se está tudo bem com o bebê. Se ele estiver do tamanho correto e peso adequado, pode ser uma questão física do corpo da mãe apenas. O tamanho da barriga é irrelevante se o bebê estiver bem, mesmo se for em novas gestações.

Dúvidas das leitoras:

Com 9 semanas é possível ter barriga de grávida?

Mesmo sendo a segunda gestação, com 9 semanas é praticamente impossível notar a barriga de grávida. Isso é porque o embrião ainda é muito pequeno. O que pode ser sentido pela gestante é um leve inchaço abdominal, mas que é imperceptível para as outras pessoas.

Estou com 16 semanas e nada de barriga, isso é normal?

Sim, cada mulher e cada gestação é diferente da outra. Por isso, não devemos comparar mesmo se já tivemos outros filhos anteriormente. Com 16 semanas algumas mulheres podem já estar mais arredondadas e outras não ter um mínimo sinal de gestação. Fique tranquila que já já a barriga começa a ficar evidente.

Veja também: Segunda Gravidez – A Dificuldade Para Engravidar Novamente

Foto: becky bokern, Espen Klem