Com a correria do dia a dia, a gente esquece mesmo de tomar o anticoncepcional! O problema é quando se toma na intenção de evitar a gravidez e tem um relacionamento que envolve relações sexuais frequentes. Esquecer de tomar o anticoncepcional pode causar uma lacuna hormonal no seu ciclo. Isso abre chances para uma ovulação que resulta em gravidez.

Calma, vou explicar melhor! A ingestão constante e em pequenas doses do medicamento faz com que os hormônios não atinjam o pico necessário para que a ovulação aconteça. A maioria dos anticoncepcionais é feito a base hormonal, seja ela natural ou artificial. Eles podem ser utilizados de diversas maneiras, e duas delas são passíveis de esquecimento por parte da mulher:

Formas de utilização

Via oral: Pílulas anticoncepcionais a base de estrogênio ou progesterona e outras substâncias conjuntas.

Injetável: Injeções hormonais que são liberadas pouco a pouco no organismo durante o mês ou, em alguns casos, trimestralmente.

Se esquecer a pílula, o que acontece?

Se deixar de tomar por um dia ou esquecer por mais de 12 horas, pode acontecer uma queda dos níveis constantes de hormônios do anticoncepcional. Assim pode acontecer a ovulação. Normalmente, o prazo máximo para que se possa tomar o anticoncepcional seguramente sem problemas maiores é de 12 horas. É frequente acontecer esse esquecimento, porém a mulher deve tomar o anticoncepcional oral assim que lembrar.

O que fazer se esqueci de tomar a pílula?

Procedimentos a serem adotados se esquecer da pílula de 21 drágeas:

Esqueci o anticoncepcional no começo do ciclo: Quando o esquecimento acontece logo no início da cartela, pode haver maior possibilidade de ovulação durante o ciclo. O casal deve tomar providências e usar outras formas de prevenir a gravidez, como o uso de preservativos o resto do ciclo.

Esqueci o anticoncepcional no meio do ciclo: A chance de ovular aqui é menor. Porém, ela ainda existe, cerca de 10 dias depois da falha na cartela.

Esqueci o anticoncepcional no final do ciclo: Aconselha-se tomar a pílula faltante em conjunto com a anterior sem maiores problemas. Porém, se a menstruação não vier no período correto, deve-se procurar o médico.

Em casos de anticoncepcionais injetáveis, é possível esquecer de tomar no dia correto. Normalmente aconselha-se a tomar o anticoncepcional injetável por volta do 9º dia do ciclo. pois o anticoncepcional injetável mensal ainda proporciona um sangramento menstrual

Esqueci de tomar o anticoncepcional injetável, posso tomar assim que lembrar?

Sim, pode! Mas é importante lembrar que existe um limite de tolerância para tomar. No máximo deve-se tomar no 14º dia do ciclo. Considerando a pausa, daria cerca de uma semana apenas de atraso. Porém, isso não deve se tornar uma rotina. São casos isolados que merecem ser esclarecidos pelo médico. E nesses casos, sempre prevenir a gravidez indesejada com preservativos nas relações sexuais. Devo lembrar que para quem tomou a injeção em dias diferentes (atrasada), deve esperar a menstruação alguns dias depois também.

Pílula do dia seguinte e anticoncepcional

O uso da pílula do dia seguinte não é necessário quando há um uso da medicação anticoncepcional. Esquecer a pílula anticoncepcional pode sim acabar em uma ovulação não planejada, porém não se deve fazer o uso de PDS como método emergencial. A PDS é uma bomba hormonal e pode sobrecarregar o fígado da mulher porque, é ali que todo o hormônio é processado.

A ovulação não acontece instantaneamente se a mulher deixa de tomar um comprimido da cartela de anticoncepcional. Normalmente este efeito acontece em uma semana ou em até dez dias. Nesse caso é melhor a abstinência ou uso de método de barreira para evitar uma gravidez indesejada.

Normalmente a pausa do anticoncepcional é segura. Ali não haveria ovulação. Porém, se houver uma brecha da medicação em seguida à pausa, será preciso tomar cuidado. Os níveis hormonais podem ter o pico mencionado anteriormente. É preciso tomar o anticoncepcional oral no mesmo horário diariamente, para maior eficiência da medicação.

Se você é do tipo que vive esquecendo o anticoncepcional oral, ou deixa passar a data da injeção com frequência, seria melhor adotar outra forma de contracepção. Existem DIUs seguros, implantes, adesivos e outras formas  de evitar a gravidez. Não deixe de falar com seu médico sobre isso!

Dúvidas das leitoras:

Esqueci de tomar o anticoncepcional 1 dia e tive relações no dia seguinte pela manhã ou à noite, posso engravidar?

Pouco provável! A janela fértil pode levar alguns dias para acontecer. Essa situação apenas seria preocupante se você estiver no início da cartela, nos 2, 3 primeiros dias.

Tomei o anticoncepcional e tive diarreia, posso engravidar?

Depende. Se a diarreia for cerca de cinco horas após a ingestão, pode ser que a pílula tenha passado direto pelo organismo, sem ser absorvida. O problema direto e mais preocupante seria em casos de vômitos cerca de uma hora após a ingestão da pílula. Na dúvida, tome outra drágea.

Esqueci de tomar o anticoncepcional e tive relação desprotegida e a menstruação não veio no prazo da pausa, o que fazer?

Deve-se verificar quando foi esse esquecimento. Se ultrapassar 20 dias, deve fazer um teste de gravidez e falar com um ginecologista.

Tomei o anticoncepcional e vomitei um tempo depois, corro risco de engravidar?

Depende de quanto tempo depois da ingestão da pílula que ocorreu o vômito. Normalmente, os medicamentos orais levam em torno de duas a três horas para o organismo absorver. Mas por garantia damos um prazo de no mínimo 4 horas. Portanto, se ocorreu vômito dentro deste prazo, o mais indicado é tomar uma nova pílula para garantir. Porém, devemos alertar que devido a ingestão dessa nova pílula, a cartela terminará um dia antes. Isso vai alterar o início da próxima cartela, que deverá ser adiantada em 1 dia também. No caso de não ingerir a nova pílula, o mais indicado é usar preservativo para garantir!

Estou amamentando e esqueci de tomar anticoncepcional, corro riscos?

A amamentação em teoria é apontada como método anticoncepcional natural desde que o bebê mame em intervalos de 2 a 3 horas. Porém, como isso não acontece de forma regrada e podem acontecer intervalos maiores, o método não é seguro para quem não quer engravidar. Por isso recomenda-se tomar um anticoncepcional próprio para o período da amamentação. Se esqueceu de tomar uma pílula, as chances de nova gravidez são idênticas a de uma mulher que não amamenta. Por isso, tome junto do próximo comprimido ou se proteja com o uso de preservativo até terminar esse ciclo por garantia.

Esqueci de tomar o anticoncepcional 2 dias e tive sangramento, é normal?

Esse sangramento após o esquecimento da pílula anticoncepcional chama-se sangramento de escape. Sangramento este que ocorre devido a variações dos níveis hormonais, que neste caso ocorre pela falha na ingestão do anticoncepcional. Alguns anticoncepcionais também tem esse sangramento de escape como efeito colateral comum.. Normalmente, ocorre nos primeiros ciclos de ingestão do método.

Dica importante:Para tirar a dúvida se é ou não gravidez, recomenda-se que faça um teste de gravidez de boa sensibilidade. Testes mais sensíveis são capazes de detectar a gravidez mesmo antes do atraso menstrual. Recomendamos o teste de gravidez da Famivita.

Veja também: Anticoncepcional Injetável – Mais Benefícios ou Desvantagens?

Foto: Beppie, Alan