A saúde reprodutiva da mulher é baseada em hormônios e tudo deve funcionar perfeitamente para que a gravidez aconteça. Um bom equilíbrio hormonal pode até influenciar na menopausa, de forma que não afete tão intensamente a mulher. São diversos os hormônios importantes nesses processos, mas um destaque são os estrógenos e, entre eles, o estradiol.
Menarca – Primeira Menstruação
A primeira menstruação é dado o nome de menarca. Normalmente, ela acontece entre os 10 e 14 anos de idade. Esse evento surge porque os ovários começam a produção de hormônios a partir do começo da puberdade1.
E como ocorre o ciclo? Como já menciona a própria palavra, ele é cíclico e resulta da secreção de 4 hormônios principais, que se alternam: estrógeno e progesterona (secretados principalmente nos ovários), Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH). Esses dois últimos vêm da hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.
Quando a menstruação acontece, no início de cada ciclo, há a liberação (pela hipófise) de pequenas quantidades de FSH e LH. Juntos, eles vão provocar o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos. Justamente o crescimento destes folículos vai promover o aumento progressivo da produção de estrógeno, estimulando o endométrio e atingindo o pico, em média, na metade do ciclo.
No começo, essa concentração alta do estrógeno vai reduzir as quantidades de LH e FSH, mas, logo em seguida, surge um aumento súbito neles, e isso estimulará a ovulação (ou seja, a ruptura do folículo e liberação do óvulo). Depois da ovulação, os elementos que compõem o folículo que se rompeu vão gerar o corpo-lúteo (uma glândula temporária que se forma, após a ovulação). Desse corpo-lúteo saem estrogênio e progesterona2, com o objetivo de manter a gestação, até que a placenta passe a fazer essa função.
E, não ocorrendo a fecundação, caem os níveis de progesterona e estrogênio, ocasionando a diminuição da produção de LH e FSH, e assim o corpo lúteo regride, reduzindo, assim, a produção de progesterona e estrogênio, fazendo com que o endométrio descame, ocorrendo a menstruação e dando início a um novo ciclo.
Dor de Cabeça Antes da Menstruação
Sabe aquela dor de cabeça chata antes da menstruação? E grande irritabilidade? Tudo culpa do estradiol e dos demais tipos de estrogênios. Mas sem eles seria impossível engravidar. E não só isso: sem eles as relações sexuais seriam dolorosas e desconfortáveis, já que são responsáveis pela lubrificação vaginal e pelo muco fértil. O estradiol também é responsável por manter a pele elástica e viçosa.
Quem pretende engravidar deve ficar de olho nos níveis hormonais, sejam de estradiol (e outros tipos de estrogênio em geral), progesterona, LH, FSH ou prolactina. Existem outros, mas esses são os principais para quem deseja engravidar. Por exemplo, um endométrio mais fino, abaixo de 4,0, dificulta muito uma gravidez. O indicado seria acima de 8 ou 10mm.
Nível de Estradiol Descontrolado
Já sabemos que para engravidar é necessário um nível adequado de estradiol, mas o que acontece se o estradiol estiver muito baixo ou alto? Quando o estradiol está muito alto, por exemplo, podem ocorrer alguns problemas como:
- alterações bruscas de humor
- infecção urinária
- insônia
- cansaço excessivo
- ondas de calor (os famosos “fogachos”)
Agora, quando o estradiol está muito abaixo do ideal, isso pode afetar negativamente o ciclo menstrual, já que o FSH, o LH e o estradiol são hormônios que exercem funções vitais nele.
O nível de estradiol também costuma auxiliar quando se faz uma avaliação da reserva ovariana. Isso porque quando em níveis abaixo do normal, ele pode ser um marcador de baixa resposta ovariana.
Estradiol na Gravidez
Na gravidez, o hormônio principal é o estriol, um tipo de estrogênio que é secretado especialmente a partir da placenta, podendo esse hormônio ser um indicador da saúde fetal. Para se ter uma ideia, na gravidez, o estradiol é produzido em microgramas, enquanto o estriol é produzido em miligramas, encontrando-se o estradiol, assim, em uma menor quantidade3.
Estradiol para Fertilidade
O tratamento com estradiol pode durar aproximadamente de 3 a 6 meses. Existem terapias com estradiol também para quem faz outros tratamentos de fertilidade, como a FIV (fertilização in vitro) ou IA (inseminação artificial). Nesses casos, a mulher complementa o tratamento usando indutores com hormônios sintéticos para ajudar no procedimento. Alguns anticoncepcionais também podem conter estradiol na fórmula, mas é uma quantidade pequena. Normalmente, em conjunto com outros hormônios que inibem a ovulação.
Reposição de Estradiol
Se estiver precisando de reposição de estradiol, seu médico receitará um medicamento para complementar a falta do hormônio. Mas existem também alimentos que são ricos em estrogênio. Esses alimentos podem ajudar na reposição sendo, algumas vezes, até mesmo o suficiente. É o caso do inhame, que é rico em um fito-hormônio chamado diosgenina. A diosgenina é capaz de estimular a produção hormonal no cérebro, ajudando a equilibrar os níveis hormonais. Pode ser difícil consumir inhame todos os dias nas refeições, por isso uma dica legal são as cápsulas de inhame, fáceis de ingerir e de usar. Conheça mais sobre as cápsulas de inhame aqui.
Se você já está tentando ou pensa engravidar em algum momento, fica outra dica: mantenha seus exames hormonais em dia. Faça-os pelo menos a cada 6 meses para não ter surpresas desagradáveis.
Dúvidas das Leitoras:
Como baixar ou aumentar o estradiol?
Não existe uma forma de aumentar ou diminuir os níveis de estradiol da noite para o dia. Para controlar os níveis de estradiol é necessário um tratamento hormonal, normalmente à base de anticoncepcionais ou medicamentos próprios para isso. O tempo de resposta do tratamento varia de pessoa para pessoa, pois depende do organismo.
Como é feito o exame para detectar o estradiol?
O exame para medir os níveis de estradiol é realizado através de coleta de sangue. É conhecido como exame de E2 e detecta o estradiol no organismo.
Como controlar o estradiol?
Além do tratamento hormonal, pode ser interessante uma dieta com alimentos ricos em estradiol. Estes alimentos ajudam a controlar os níveis de forma natural e sem efeitos colaterais, como acontece com os anticoncepcionais e medicamentos hormonais.
Veja também: Ajuda da Natureza – Chá de Inhame Para Engravidar
A falta do ((termo oculto)) ormonio provação qual sintomas ele prejuca com quem tem problema cardíaco e pressão alta
ResponderPessoa retirou o utero por ser Policistico,exame deu como resultado 298.1 pg/ml.
ResponderTem alguma coisa grave nesse sentido?
Boa tarde
Ola, fiz o exame no 3º dia do meu ciclo.
O resultado Foi 37,00pg/mL
Não sei se isso é bom ou ruim .
Poderia por gentileza me ajudar a interpretar o resultado?
Tive um aborto espontaneo a 2 anos e desde então não consegui mais engravidar.
Respondertenho 37 anos
Olá Amalia, segundo pesquisas como você fez no periodo folicular pela tabela abaixo esta dentro do esperado, recomendo que retrne ao medico solicitante para que seja avaliado seu resultado com segurança .
ResponderFase folicular: entre 22,2 e 218 pg/mL;
Durante o período ovulatório: entre 40,3 e 511,3 pg/mL;
Fase lútea: 25,3 e 288,6 pg/dL;
Olá fiz exame de ((termo oculto)) 17 beta, E o resultado deu 53,6 o que significa
ResponderOlá se o resultado que se refere foi beta quantitativo 53,6 pela tabela acima de 5 positivo.
Responder17-Beta-((Termo oculto)) será isso?
ResponderOla fiz um exame de ((termo oculto)) e o resultado deu 57,0 e o meu exame de fsh deu o resultado 4,91 sera que estou na menopausa
Respondertenho 56 anos, desde que comecei entrar na menopausa venho pedindo para fazer reposição hormonal mas sempre me foi negado, agora depois de 5 anos que entrei na menopausa, me foi receitado estrogênio conjugado, estou na espectativa de começar o tratamento e ver os resultados, mas só mesmo tempo um pouco receosa, apreensiva, devido a ouvir muita coisa a respeito, tenho, insônia, ressecamento atrofia vaginal, já tive infecção urinária , faz quatro anos fui diagnósticada com angina tomo verapamil duas vezes ao dia está controlada, tomo medicação para pressão arterial, poderia me dizer algo a respeito desse hormônio estrogênio conjugado 625 mg
ResponderEstou com 20 semanas de gravidez e o meu ((Termo oculto)) continua baixo inferior a 11,0
ResponderPosso estar grávida com ((Termo oculto)) inferior a 11,0 e o fsh 90,0?
ResponderOlá Gilvaana, recomendo que leve seus exames ao medico solicitante para que possa ser avaliado de forma correta .
ResponderBom dia!! Venho até aqui porque queria saber uma coisa. Fiz uma bateria de exames e um dele foi de “((Termo oculto))” e veio explicando algumas coisas e por último gravidez aí tem falando do 1 trimestre ao 3. E o resultado do exame foi “Inferior a 20,0 pg/mL. Gostaria saber se estou grávida?
ResponderOlá Emilly , recomendo que como foi feito vários exames, leve ao medico solicitante seus resultados para que possa ser avaliados corretamente e você orientada de forma segura.
ResponderTenho 52 anos meu fsh 90,0 e ((Termo oculto)) inferior a 11,0 ainda posso engravidar
ResponderOlá Gilvana , recomendo que veja uma consulta com ginecologista para avaliar seu resultado corretamente e se necessários solicitar outros exames para te dar um diagnostico correto
ResponderTenho 47 anos quantos mlg de ((termo oculto)) posso toma?
ResponderOlá Diana, recomendo que não faça uso de medicação sem orientação e acompanhamento medico por segurança .
Responderveja uma consulta medica para que seja orientada e avaliada corretamente .
Queria saber se meu exame de hormônios estão normais tenho 40 anos FSH43,93 LH43,55 progesterona 0,33 ((termo oculto)) 80
ResponderOlá Lidiane tudo bem, esses resultados devem ser avaliados pelo medico solicitante, depende do da que foi colhido , o porque da solicitação, FSH e LH ambos deram valores alto e a progesterona baixo, não tenho como da um diagnostico, recomendo que leve ao seu medico onde serão avaliados e você orientada de forma correta
ResponderTenho 44 anos e ano passado tive um gestação anembrionaria, dia 16/09/2022 fiz exame a pedido da minha médica.
Resultado ((Termo oculto)) = 93,7 pg/ml
F. F 19,5 a 144,2
M do ciclo 63,9 a 356,7
F. L 55,9 214,2
Resultado FSH = 9,83 mUI/mL
F. F 2,50 a 10,20
F. O 3,40 a 33,40
F. L 1,50 a 9,10
Resultado LH = 10,45 mUI/ mL
F. F 1,90 a 12, 50
F. O 8,70 a 76,30
F. L 0,50 a 16,90
Está normal?
ResponderOlá Marcia, recomendo que leve o resultado ao medico solicitante para que seja avaliado corretamente
Responderverdade
ResponderEu tomei famigesta e eu estou me sentindo muito bem eu recomendo
ResponderOlá, obrigada pela confiança e preferencia !!!!
ResponderOlá! Parabéns pelo site esclarecedor! Tenho uma dúvida, e se alguém puder me auxiliar ficarei agradecida!
ResponderMeu caso, eu fiz histerectomia total (retirada de útero, ovários e trompas) aos 42 anos em 2011. No mesmo ano comecei a tomar num período +/- 3 meses o hormonio
Natifa (((termo oculto)) 1mg) / um cp ao dia indicado pelo meu cirurgião, más passei muito mal e logo abandonei o tratamento.
Até hoje (com 53 anos) não tomo nenhum hormônio, e isso fez com que obtive queda de cabelos, unhas fracas, déficit na memória, irritabilidade, suores e calor noturno. Então, hoje passei com a médica endócrinologista para saber mais sobre a reposição hormonal e devido alteração em minha tireoide, onde tive a resposta; Você só poderia iniciar a reposição hormonal somente até 3 anos após a cirurgia!! Agora não pode mais realizar devido a possibilidade de causar câncer! Fiquei muito triste com essa situação, porque sei que deveria ter buscado a reposição hormonal antes, só que meu organismo foi se acostumando, e nos dias atuais estou sentindo esses sintomas descritos a cima. Gostaria de saber se alguém já passou essa situação semelhante a minha e qual foi solução, se é que há uma! Ficarei grata e aberta as opiniões!! Obrigada!!
Boa tarde
Respondero resultado do meu stradiol ficou Inferior a 0,5 pg/ml
Tenho 57 anos e estou na menopausa há sete anos.
Tenho muitas alterações no meu organismo
Gratidão
Bom dia? o resultado do meu ((Termo oculto)),17 beta deu 37,8 pg/ml , tenho 24 anos e não tenho útero tenho a (SMRKH), esse valor é considerado muito baixo? Eu não sei onde me encaixo no valor de referencia pois eu não tenho a fase de menstruação.
valores de referencia:
Responderfase folicular : de 19,5 a 144,2 pg/ml
meio do ciclo: de 63,9 a 356,7 pg/ml
fase luteinica: de 55,8 a 214,2 pg/ml
pós-menopausa: inferior ou igual a 32,2 pg/ml
Boa tarde
Respondero resultado do meu stradiol
E2: Inferior a 0,5 pg/ml
Tenho 56 anos e estou na menopausa há seis anos.
Gratidão
Olá meninas. Estou no 19° dia do ciclo, 7 dias após a ovulação fiz um exame de ((Termo oculto)) deu 118pg/ml e o de Progesterona deu 3,14.
Valores de referência para ((termo oculto)):
Fase folícular precoce: 20 a 157
Fase folícular média: 21 a 139
Pico ovulatorio: 19 a 622
Fase luta media: 26 a 279
Valores referência progesterona:
ResponderFase folícular media: 0,31 a 1,52
Fase lutea: 5,16 a 18,56
Me ajudem… o que significa?
Ola seu estrogênio está dentro do esperado, porém sua progesterona está baixa uma vez que vc está na fase lutea.
ResponderCaso queira engravidar vá a um médico e converse sobre a possibilidade de suplementar a progesterona uma vez que esse hormônio e essencial para manutenção da gravidez e boa implantação do bebê.
MEU RESULTADO DO ESTRADIOL SAIU 106,2 ISSO É BOM OU RUIM?
ResponderTENHO 39 ANOS E ESTOU A MUITO TEMPO TENTANDO ENGRAVIDAR E NADA.
TENHO ALGUM PROBLEMA?
Qual é a faixa de em ng/ml o estradiol deveria dar para uma mulher não grávida? E se mesmo o hormônio estradiol estiver baixa a mulher pode continua a mestruaçao normal? Essas perguntas para uma mulher na faixa de 30 anos!
ResponderRenata, deve procurar um médico.
ResponderTomei Primogyna 2mg, 3 por dia para o preparo do endométrio, mas tive que parar do 12°dia do ciclo… agora no 36° dia do ciclo minha menstruação ainda não desceu… isso é normal?
ResponderJana, sim, é normal.
ResponderOiii, se você não foi ao medico ainda, podes olhar os valores de referencia que tem no proprio exame.
ResponderAté mesmo porque vai depender em que fase você esta (folicular, ovulatoria, lutea, gestante ou menopausa).
<3
Fiz esse mês um exame .
ResponderProgesterona : 0,36ng/ml
Prolactina: 13,58ng/ml
Estradiol :437pg/ml
Gostaria de saber se está normal !
Tenho 42 anos e fiz a três meses uma histerectomia, retirada do utero e trompas os ovarios foram preservados.
ResponderFiz exame do estradiol e o valor deu 465,11 é normal?
Rafaela, nesse caso somente o médico pode interpretar seu exame.
ResponderFiz exames de sangue e deram esses resultados,queria saber se está tudo normal
BETA HCG= 1,20
TSH= 2,41
T4 LIVRE=0,91
ESTRADIOL= 44
Fiz também transvaginal no 6 dia do meu ciclo menstrual,e o resultado foi
Útero em AVF de contornos regulares,medindo 8,1×2,9×4,3cm (vol=54,9cm³)
Endométrio homogêneo com espessura de 0.5 cm
Ovário direito com contornos e ecotextura normais,medindo 3,3×2,2×1,7×2,5cm (vol=13,9³)contém formação cistica simples,sem debris ou septações,medindo 1,1×1,0cm.
Ovário esquerdo apresentando contornos e ecotextura normais,medindo 3,5×2,2×1,7cm (vol=7,5cm³).
Queria saber se eu tenho alguma dificuldade pra engravidar ou se está tudo bem
ResponderOi meu resultado deu 6,PG/ml estou preocupada
ResponderOlá mostre seu exame para seu médico.
Responderoi Boa noite tenho 46 anos fiz exames estradiol deu resultado 32,3pg/ml o que significa? já estou na menopausa?
ResponderOlá, tenho 49 aos e ja estou na menopausa. Tem anos que não menstruo mais e por causa de algumas dores fiz alguns exames de deu estradiol 55,46 pg/mL e progesterona 0.462 nmol/L que pelos valores de referências ví que estão altos.
ResponderO que pode ser isso na menopausa?
Tenho 67 anos e com exames foi detectado que meu estradiol está baixo então estou repondo através de formula mas percebi que o bico dos meus seios ficaram sensiveis e veio um pouco de menstruação após 15 anos isto é normal
ResponderRuth é sim normal que o seios fique doloridos.
ResponderComo acabar com recebimento vacinas e voltar a ter libido depois da menopalza
ResponderGostaria de saber meu ormonio estradiol 17 beta deu 267,95 será que estou grávida
ResponderMeu exame de estradiol deu >5,00 pg/ml. Fiquei assustada pois tenho 31 anos e ano que vem quero tentar uma nova gestação.
ResponderHoje tomo o anticoncepcional depo-provera, mas vou trocar pelo cerazzete, pois fui informada demora muito conseguir engravidar após parar de tomar o depo-provera.
Minha GO fez uma cirurgia e só volta a atender em 1 mês. Mas eu precisava saber se o meu nível de estradiol está baixo por causa do anti concepcional ou se devo me preocupar!
Meu exame deu estradiol 88,5 PG/ml gostaria de saber se é normal?
ResponderFiz exame hoje de sangue e peguei agora o resultado.
ESTRADIOL
346,00
pg/mL
Material:
Soro
Coleta:
25/09/2018 – 10:35:00
Liberação:
25/09/2018 – 15:22:11
Método:
Quimioluminescência
Vr:
Feminino:
Fase Folicular: 27,0 a 122,0 pg/mL | Fase Ovulatória: 95,0 a 433,0 pg/mL
Fase Lútea: 49,0 a 291,0 pg/mL | Pós-menopausa: < 40,0 pg/mL
05/05/1709:20:00
07/05/1808:35:00
25/09/1810:35:00
0
200
400
600
497,00
59,00
346,00
BETA-HCG (GONADOTROFINA CORIÔNICA SERICA)
< 0,6
mIU/mL
Material:
Soro
Coleta:
25/09/2018 – 10:35:00
Liberação:
25/09/2018 – 15:22:11
Método:
Quimioluminescência
Vr:
Até 5,0 mIU/mL
OBS1: A dosagem do HCG deve ser avaliada em correlação com o quadro clínico, sendo um resultado isolado insuficiente para o diagnóstico de gravidez ou sua exclusão. Na presença de resultado discordante do quadro clínico, sugere-se, a critério médico, repetição em nova amostra.
OBS2: Com a finalidade da determinação da gravidez, níveis muito baixos de HCG podem estar associados a processos gestacionais muito recentes, a ponto de não haver HCG suficiente para o estabelecimento do diagnóstico (especialmente antes do atraso menstrual).
OBS3: Níveis superiores aos valores de referência são sugestivos de gravidez. Porém outras condições clínicas também podem apresentar valores elevados.
OBS4: Na gravidez normal, os valores de HCG podem duplicar a cada 48h.
NOTA: Atenção à mudança nos valores de referência e/ou metodologia a partir de 24/05/2017.
PROLACTINA
5,5
ng/mL
Material:
Soro
Coleta:
25/09/2018 – 10:35:00
Liberação:
25/09/2018 – 15:15:01
Método:
Quimio