Qual foi o primeiro dia da sua última menstruação?

/ /


O período fértil é a janela de tempo onde é possível engravidar. Este período é caracterizado pela ovulação e normalmente ocorre 14 dias depois do primeiro dia da menstruação, durando em torno de 6 a 7 dias. Quem quer engravidar precisa saber quando ocorre o período fértil para sincronizar certinho com as tentativas. Pensando em ajudar as tentantes a identificar esse momento, foi criada a calculadora do período fértil.

A calculadora do período fértil não consegue fornecer o dia exato da ovulação e nem do período fértil, tudo se trata de uma previsão. Isso porque, o corpo de cada mulher é diferente e esta ferramenta utiliza um cálculo padrão. Uma dica, se você quer saber o dia exato de sua ovulação e do seu período fértil, a sugestão é utilizar testes de ovulação. Os testes de ovulação funcionam com um método similar aos testes de gravidez. Assim, com uma pequena amostra de urina é possível determinar se a ovulação está próxima ou se está acontecendo.

calculadora do periodo fertil 2

exemplo de um ciclo longo com 34 dias

Para engravidar uma mulher precisa estar no período fértil. Fora dele a calculadora de ovulação (como também pode ser chamada) de nada servirá. Ela procura mostrar exatamente, em casos de ciclos regulados, ou aproximadamente, em casos de ciclos irregulares, quando a mulher está fértil e apta para engravidar ou mesmo, se não deseja engravidar, quando evitar relações.

A ovulação da mulher ocorre em torno do 14º dia do ciclo menstrual. Essa conta deve ser feita a partir do primeiro dia da menstruação e para garantir pode ser considerado período fértil dois dias antes e depois.

Isso acontece devido ao sincronismo dos hormônios no organismo, a hipófise libera os hormônios no período certo para acontecer a ovulação e aí que entra a calculadora fértil. Ela ajuda a detectar esses dias propensos à gravidez.

Como Calcular o Período Fértil?

É bem simples, basta inserir a quantidade de dias que o seu ciclo tem, o dia em que ele deu início pela última vez e pronto. Para calcular o período fértil, a calculadora fértil usa como base um ciclo estável de dias exatos, mas também pode dar ao menos uma estimativa dos dias férteis em um ciclo irregular, e isso é uma grande ajuda para quem quer engravidar. Normalmente, um ciclo pode durar de 21 a 40 dias e mulheres com ciclos curtos de 21 dias têm um período de fase estimulante dos folículos muito menor do que mulheres com ciclos longos, de cerca de 35 ou 40 dias.

calculadora de periodo fertil 1

Exemplo de um ciclo curto de 22 dias

A fase pré ovulatória é que muda e a variação está no tempo em que a mulher tem para amadurecer os folículos estimulados pelo FSH e estrogênio. A fase pós-ovulatória costuma ser de dias mais exatos, em algumas vezes de 11, outras vezes de até 16 dias. Calcular o período fértil pode se tornar difícil para a maioria das mulheres exatamente pela variação de dias do ciclo. Por isso, recomendamos para facilitar esse controle o uso de testes de ovulação, que conseguem detectar com precisão a aproximação da ovulação, assim como quando ela já está acontecendo.

Sinais de Ovulação

Mulheres com ciclos irregulares devem prestar atenção aos sinais que o corpo dá quando está ovulando, que são basicamente:

  • Muco
  • Temperatura baixa
  • Libido aumentada
  • Dores ou fisgadas de um ou ambos os lados

Os sinais, em conjunto com a calculadora da ovulação, fazem com que o período de tentativas fique mais fácil de ser identificado. Principalmente em casos de ciclos desregulados, saber os dias em que provavelmente está fértil pode levar a uma gravidez muito mais rapidamente. A calculadora do período fértil também ajuda mulheres que não querem engravidar, porque fazer a tabelinha fica mais fácil e, em casos de ciclos regulados, pode ser sim um método eficaz de contracepção. Mas atenção, funciona somente para ciclos como relógio inglês.

Com base nos sinais que o corpo dá, como a quantidade de dias de ciclo e também o muco que mostra que o período está chegando, a calculadora do período fértil entra como uma auxiliar. Para as mulheres que têm dificuldade em identificar seu muco fértil ou que possuem uma baixa produção, influenciando na lubrificação, existem também géis lubrificantes com PH neutro e com a consistência parecida com a lubrificação natural da mulher. O FamiGel da Famivita tem todas essas características. A ausência de muco atrapalha a chegada dos espermatozoides até o óvulo e o FamiGel ajuda nesse esse papel.

Mulheres que têm a vida profissional agitada ou maridos que viajam bastante também podem apostar na calculadora fértil de forma a programar datas para estarem juntos quando a ovulação estiver para acontecer, facilitando que o casal engravide. Vale destacar, que ela também pode ajudar gestantes que não sabem quando a concepção aconteceu. Basta se lembrar do dia da última menstruação que a calculadora de ovulação pode dizer uma data aproximada da concepção do bebê.

 

Pesquisa sobre o Período Fértil

Para saber o quanto as mulheres brasileiras se conhecem, o Trocando Fraldas conduziu uma pesquisa com mais de 12.000 participantes em todo país entre os dias 2 e 7 de agosto de 2017 por meio de um questionário em seu site. As respostas foram dadas de livre e espontânea vontade e incluíam também a indicação da localização e situação maternal das entrevistadas.

Perguntas

Foram feitas as seguintes perguntas após levantamento de dados geográficos das entrevistadas:

  • Quando uma mulher pode engravidar?
  • Você conhecia o termo período fértil antes de engravidar?
  • Você conhece a duração do seu ciclo?
  • Como se caracteriza o seu ciclo menstrual?
  • Você sabe determinar seu período fértil?

Resultados

Para fins de comparação, as respostas de todas as perguntas, menos a 4, foram convertidas também em números, como por exemplo “sim” igual a 1 ou “não” igual a 0.

Quando pode engravidar

  • Metade das entrevistadas não sabe que se pode engravidar apenas próximo da ovulação.
  • Entre tentantes, o índice chega a 56%.
  • A desinformação é maior na região Norte, onde apenas 45% das mulheres sabe quando pode engravidar e menor no Sul, com 53% respondendo corretamente.
  • O Pará é estado com público menos informado e apenas 2 a cada 5 mulheres sabem quando podem engravidar, seguido por Sergipe e Mato Grosso do Sul.
  • Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Paraná têm a população mais informada nesse assunto com um média de 53-54%.
  • Entre as capitais, Campo Grande e Palmas têm o menor coeficiente de conhecimento com 36% e 39% respectivamente.
  • Em Curitiba com 54% e Belo Horizonte com 52%, as mulheres são mais informadas.

Quando uma mulher
pode engravidar?


Ranking do Desconhecimento do Período Fértil por Estado
1. Pará
2. Sergipe
3. Mato Grosso do Sul
4. Tocantins
5. Acre
6. Maranhão
7. Alagoas
8. Goiás
9. Amazonas
10. Paraíba
11. Mato Grosso
12. Bahia
13. Pernambuco
14. Roraima
15. Rio de Janeiro
16. Piauí
17. Brasil
18. Ceará
19. Espírito Santo
20. Amapá
21. Rio Grande do Sul
22. Rondônia
23. São Paulo
24. Distrito Federal
25. Minas Gerais
26. Paraná
27. Rio Grande do Norte

Conhecimento do Período Fértil Antes de Engravidar

  • Em média, 41% das entrevistadas não conhecia o conceito de período fértil antes de engravidar.
  • Este conhecimento é mais disseminado na região Sul, com 62%, e menos no Norte, com 53%.
  • Mulheres de Santa Catarina e Piauí lideram os estados nessa categoria com 65% enquanto que em Tocantins, Sergipe e Roraima a parcela não chega a 50%.
  • Em Natal e Rio Branco, 2 a cada 3 mães já tinham ouvido falar do período fértil antes de engravidar, em Boa Vista, Porto Velho e Palmas apenas entre 45 e 48%.

Duração do Ciclo Menstrual

  • 55% ou 5 a cada 9 mulheres conhecem a duração do ciclo menstrual, enquanto as outras 4 não.
  • O índice sobe para 62% entre as gestantes e atinge apenas 51% entre mães que não procuram ter bebê no momento.
  • A variação entre as regiões é pouca, com menor valor no Norte de 53% e 56% no Sudeste.
  • O líder dos estados é o Piauí onde 63% conhece seu ciclo, seguido pelo Distrito Federal e São Paulo com 60% e 58% respectivamente.
  • Em Rondônia apenas 3 a cada 7 mulheres conhecem seu ciclo e no Maranhão e em Roraima também não alcança 50%.
  • Entre as capitais, Campo Grande se destaca negativamente com 47% e Belém e Fortaleza na liderança com 62%.

Como se caracteriza o seu
ciclo menstrual?


Capacidade de Determinar o Período Fértil

  • 59% das brasileiras não consegue determinar seu período fértil.
  • Enquanto no Centro-Oeste e na região Sul 43% das mulheres consegue identificar seus dias férteis, são apenas 37% no Norte do país.
  • No Distrito Federal, as mulheres são mais capazes de reconhecer, enquanto que no Amapá e Rondônia apenas 1 a cada 3 consegue.
  • Além das brasilienses, quase metade das mulheres em Natal e Florianópolis consegue detectar o período fértil.
  • Em Porto Velho, Cuiabá e Palmas vivem as menos capacitadas para tanto.


Dúvida das Leitoras

Quando termina o período fértil?

O período fértil termina quando finalmente ocorre a ovulação. O corpo dá os sinais que ela ocorreu através da mudança do muco cervical, que deixa de ser escorregadio e transparente e fica esbranquiçado e grosso, lembrando um creme hidratante ou uma cola.

Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

As mulheres que tomam anticoncepcional ou utilizam qualquer outro método hormonal contraceptivo não tem ovulação, portanto não tem período fértil. Os hormônios dos anticoncepcionais têm exatamente a função de inibir a ovulação e dessa maneira impedir uma possível gravidez.

Só consigo engravidar quando estou ovulando?

O período fértil tem esse nome porque é dentro dessa janela de tempo que a mulher pode engravidar. O óvulo sobrevive dentro do corpo por cerca de 24 horas após a ovulação. Já os espermatozoides podem viver até cerca de 5 dias dentro do corpo da mulher.

Posso ter o período fértil logo depois da menstruação?

Sim, é possível! Por exemplo, se uma mulher tem um ciclo curto, de cerca de 21 dias, e menstrua por 6 ou 7 dias, o período fértil pode acontecer logo após o fim da menstruação, entre os dias 6 e 10 do ciclo.

Veja Também: Tabelinha Para Engravidar – Contando os Dias