É possível engravidar sem penetração? Parece ser uma pergunta absurda, mas não é! Você sabe o risco que corre com aquelas brincadeirinhas de casal na hora que o amasso com o boy magia esquenta? Pois é, dúvida entre muitas meninas novinhas, mas também entre algumas veteranas, vamos acabar com o mito. Afinal, é ou não possível engravidar através do sexo sem penetração?

Quem namora sem proteção desde o começo (preliminares) pode tomar um susto, mas se há contato do pênis com a vagina sem nenhuma forma de barreira, como a camisinha, a resposta é sim! Você poderia engravidar sem penetração, somente via o contato dos órgãos sexuais, com excitação masculina e claro, com a mulher no período fértil.

Brincadeirinhas Engravidam?

Algumas brincadeirinhas fora de hora e em grande parte sem o desejo da gravidez podem causar preocupações e com toda a razão. Claro que esse tipo de contato sexual não é um grande favorecedor da gravidez, mas devemos lembrar sempre que o líquido lubrificante do pênis masculino contém espermatozoides e que esses tem caudas, ou seja, eles são capazes de nadar! Se o homem ejacula próximo à vagina da parceira mesmo não acontecendo o sexo com penetração, podemos dizer que ela corre riscos, porém não muito grandes.





Da mesma forma que é possível engravidar sem penetração, também é possível engravidar naquela relação onde o homem coloca só um pouco (alguns movimentos de entra e sai) o pênis na vagina da parceira. A quantidade de tempo que ele fica com o pênis introduzido não é o problema mas sim o líquido seminal que fica na ponta do falo.

Outra dúvida é se é possível engravidar com o dedo, o que chega a ser até engraçado o questionamento. Mas sim, pode acontecer se o dedo estiver molhado com sêmen e for introduzido na vagina. Lembrando que em 2 minutos apenas o espermatozoide morre quando em contato com o ar, então só se for algo muito rápido.

O que pode acontecer também é o homem deixar sair uma pequena quantia de sêmen e não se dar conta pelo entusiasmo da situação. Por isso, quem não está afim de engravidar, deve se preocupar mesmo antes das coisas ficarem mais íntimas. O uso de anticoncepcional pode resolver grande parte das neuras com a gravidez sem penetração e até mesmo quando a relação acontecer por completo.

Mitos Sobre Gravidez sem Penetração

Em algumas situações, o namoro ou relacionamento chega a um patamar em que o clima fica quente mesmo se o casal, ou a mulher for virgem. A ejaculação com roupa é uma das grandes dúvidas que chegam por aqui. Mas afinal, é possível engravidar sem penetração e com roupas ainda?

Espermatozoide Ultrapassa Roupa?

É pouco provável. Tudo depende das condições em que o casal esteja, mas teoricamente se houve uma brincadeira com os dois de roupas (homem vestido, cueca, calças, bermuda e a mulher de calcinha ou calça) é praticamente impossível que o espermatozoide passe pelas camadas das roupas. Isso porque, ele precisa de um ambiente adequado para se locomover. O sêmen tem um líquido que é facilmente absorvido pelos tecidos e sem ele não teria como o esperma nadar grandes distâncias. Também é pouco provável que o esperma sobreviva muito tempo nestas condições.

Engravidar na Tampa de Sanitário?

Já me perguntaram se é possível a mulher engravidar em tampa de vaso sanitário de banheiros públicos ou mesmo em casa e a resposta é: depende! O espermatozoide sobreviveria apenas 45 segundos em contato com o ar! Então, mesmo que esteja em meio ao líquido seminal, o oxigênio os mataria em pouquíssimo tempo.

Porém, se o homem ejacular e a mulher sentar na tampa do vaso sanitário logo em seguida sem calcinha ou qualquer outro tipo de roupa, é possível que aconteça a entrada do sêmen. De qualquer forma, são casos remotos que são improváveis de acontecer.

Engravidar Virgem?

Outro assunto que é praticamente um tabu ou, em alguns casos, até motivo de chacota é a mulher dizer que engravidou virgem. Será que isso é possível? E a resposta é sim! Da mesma forma que é possível engravidar via contato com o espermatozoide, é possível uma mulher engravidar sem nunca ter sido penetrada. Mesmo não ocorrendo o rompimento do hímen, existe a possibilidade da passagem natural dos espermatozoides por onde a menstruação desce, podendo gerar a gravidez.

Importante lembrar que todo contato íntimo deve ser com cuidado quando não se deseja engravidar e que hoje em dia existem preservativos gratuitos em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), além de métodos anticoncepcionais como a pílula, por exemplo. Se cuidar é a melhor forma de evitar preocupações.

Dúvidas das Leitoras:

Sexo anal engravida?

Mesmo se tratando de aberturas bem próximas (ânus e vagina), não é possível engravidar através do sexo anal, já que os dois orifícios não possuem interligações internas (ânus é ligado ao intestino e vagina ao útero e trompas). Mas o que pode acontecer é: no momento da ejaculação o sêmen ter contato com a vagina e aí sim abrir uma janela de possibilidade para a gravidez.

Ejacular na água da piscina ou banheira tem riscos de engravidar?

Não, o cloro da água da piscina ou da banheira mata os espermatozoides instantaneamente. As chances de engravidar nessas condições é quase que nula.

Dica Importante: O ambiente íntimo é fator crucial para que a gravidez seja possível. Por isso, para quem deseja engravidar, indicamos o FamiGel, um gel íntimo que ajuda a equilibrar o PH vaginal. Conheça mais sobre o FamiGel aqui.

Veja também:  Coito Interrompido Engravida? e Tabelinha ?– Mitos e Verdades

Foto: Richard foster