Essa é uma questão que intriga muitas mulheres que tentam engravidar, não é mesmo? Quando fazer o teste de gravidez é uma dúvida cruel, principalmente se já tenta engravidar há tempos ou se teve muitos negativos anteriormente. O grande problema está em fazer o teste muito cedo, antes mesmo de ter um atraso menstrual significante a ponto do hormônio HCG ser produzido e detectado por um teste de sensibilidade padrão 25mUI (unidade de contagem do hormônio HCG exclusivo da gravidez).

Vamos começar do início. Mesmo quando a mulher tem relações com seu parceiro sem nenhum contraceptivo ou quando usa algum medicamento para concepção, ainda é preciso estar no período fértil para engravidar, certo? Esse período fértil varia de mulher para mulher de acordo com o seu ciclo menstrual, se regulado ou desregulado. Aliás, para detectar o período fértil e fazer um acompanhamento detalhado do ciclo e da ovulação, os testes de ovulação são ótimos! Eles indicam se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou, o que dá uma forcinha para a tentante. Você pode conhecer o teste de ovulação da Famivita aqui.

Quando a Gravidez Ocorre de Fato?

Só se engravida no período fértil e, após esse período, pode levar algum tempo para a gravidez aparecer, mais ou menos cerca de 12 a 15 dias depois da relação. Isso porque, após a fecundação o feto pode levar de 7 a 15 dias para chegar ao útero e se fixar no endométrio, a chamada nidação. Aí vem a pergunta: quantos dias depois da nidação o exame dá positivo? Muitas mulheres fazem o teste cedo demais, ou seja, antes desse prazo de 7 a 15 dias e se entristecem com o falso negativo ou com “um teste errado“, sendo que dentro de poucos dias o positivo poderia aparecer. Para um resultado de acordo, é preciso esperar a presença do HCG, que só começa a aparecer depois da implantação do feto no útero.

 

Quando Fazer o Teste Para Evitar um Falso Negativo?

É necessário esperar o tempo adequado ao seu ciclo para começar a testar, ou seja, saber quando ovulou para realizar o teste de gravidez, seja de farmácia ou de sangue. Normalmente, um teste pode começar a positivar com 13, 15 dpo (dia pós ovulação) e, mesmo assim, de forma bem fraquinha. Em ciclos desregulados, saber quando fazer o teste de gravidez é mais complicado, mas se você aprendeu a detectar a sua ovulação, mesmo com ciclos irregulares está em vantagem!

Teoricamente, se igualaria às mulheres que têm o ciclo regulado e isso já é meio caminho andado. Agora, se não sabe quando ocorreu a ovulação, para um teste mais preciso será necessário esperar de 20 a 30 dias após a relação de risco para saber se a gravidez ocorreu ou não, evitando um teste errado. Você pode, também, fazer uso dos testes de ovulação para ter mais controle sobre o seu ciclo.

IMPORTANTE: a ansiedade das tentantes pode ser a maior vilã nesse momento. Além de atrapalhar a concepção, faz com que testes sejam realizados antes do tempo certo, provocando frustrações.

Qual o Melhor Teste de Gravidez?

Os testes de farmácia estão cada vez mais sensíveis. Porém, o melhor para detectar qualquer quantidade de HCG no sangue é o beta HCG quantitativo, pois é capaz de identificar até mesmo quantidades ínfimas de 0,1 de HCG no corpo da mulher. Claro que a referência do laboratório é importante para se determinar se é ou não um positivo, mas geralmente valores acima de 25mUI de HCG já são considerados positivos.

Normalmente, valores abaixo de 5mUI são considerados negativos, já que a mulher pode ter essa quantidade de HCG no corpo apenas pela fecundação. De acordo com estudos recentes, durante a fecundação uma mínima quantidade de HCG é liberada, o que explicaria os valores de hormônio abaixo de 4mUI. Já valores acima de 5mUI indicam resultado indeterminado, ou seja, é muito baixo para ser positivo e alto demais para um negativo. Agora, valores como 6, 7 ou 10mUI são grandes candidatos para evoluir positivamente à gravidez. Para saber se está havendo evolução, basta repetir o teste após 48 horas e verificar o valor, cuja tendência é dobrar em casos positivos.

Em relação ao teste de gravidez de farmácia, o momento certo para realizar é um pouco mais delicado. Dependendo da sensibilidade do teste, pode haver uma segunda linha bem clara e, ainda sim, ser considerado positivo com pouco tempo de implantação (nidação). Testes com 10mUI de sensibilidade são os melhores para se fazer assim que a mulher percebe a menstruação atrasada, como é o caso do teste de gravidez Famivita, que devido a sua alta sensibilidade, consegue detectar os níves de HCG até 5 dias antes do atraso menstrual. Você encontra o teste de gravidez Famivita aqui.

Há indícios de que testes de ovulação daqueles que detectam o LH na urina também podem apontar uma gravidez inicial, isso porque a estrutura do LH é bem parecida com a do hormônio da gravidez. Então, se está curiosa, existe esse outro recurso.

Falso Negativo Após Atraso Menstrual

Algumas vezes, o teste pode dar negativo mesmo depois do atraso, e só com alguns dias consideráveis de atraso menstrual é que o HCG dá o ar da graça. Isso costuma acontecer com alguma frequência, pois certas mulheres ovulam depois da data prevista e aí o hormônio da gravidez pode demorar a aparecer na urina ou sangue. Este tipo de ovulação é conhecido como ovulação tardia.

Resumindo: é muito importante saber o momento exato de testar porque fazer o teste antes do atraso pode resultar em falso negativo devido ao fato da implantação não ter ocorrido ainda, ou seja, a gravidez em si. Existe todo um conjunto de fatores que precisam ser levados em conta para que ocorra uma gravidez, e a ansiedade e a pressa influenciam diretamente num falso negativo frustrante e desnecessário. Por isso, esperar pelo menos 5 dias de atraso é sempre o mais aconselhável.

Positivo Antes do Atraso Menstrual

Você deve estar se perguntando: “Ah, mas minha amiga/cunhada/irmã conseguiu pegar o positivo antes mesmo do atraso. E aí?”. Algumas mulheres têm a vantagem de ovular antes em um ciclo específico e então, tudo acontece mais cedo, inclusive a nidação para produção hormonal. Dessa forma, fica bem mais fácil detectar a gravidez antes do atraso. Na dúvida, recomendamos esperar pelo atraso menstrual para não acontecer um negativo frustrante e machucar ainda mais a esperança da tentante.

Dúvidas das Leitoras:

Quanto tempo depois da nidação devo fazer o teste de gravidez?

O ideal e aconselhável é a realização do teste de gravidez somente após o atraso menstrual, evitando dessa forma frustrações desnecessárias e, até mesmo, falsos negativos pela baixa quantidade de HCG no sangue.

Faz um mês que tive relação, quando posso fazer o teste de gravidez?

Para evitar frustrações, o teste de gravidez só deve ser realizado quando algum sinal demonstre uma necessidade ou dúvida, como no caso do atraso menstrual ou de sintomas característicos como náuseas, tonturas e sensibilidade nas mamas. Com a ausência menstrual, você pode realizar o teste já no primeiro dia de atraso.

Não menstruei e só está descendo um corrimento marrom. Devo fazer um teste de gravidez?

O corrimento marrom ou menstruação borra de café não é, necessariamente, um indicativo de gestação, pois pode ser resultado de escape por baixa hormonal, sangramento de nidação, início da menstruação ou, até mesmo, efeito de medicamentos como a pílula do dia seguinte.

Até a próxima e força na peruca!

Dica Importante: o Metilfolato é a forma ativa do ácido fólico e ajuda na prevenção a possíveis problemas de má formação fetal. Por isso, o seu consumo já é indicado pelo menos 3 meses antes do início das tentativas, continuando ao longo de toda gestação. O Metilfolato está contido na nossa vitamina FamiPré e disponível aqui.

Veja também: Teste de Farmácia Positivo e de Sangue Negativo! E Agora?