Quando falamos de gravidez, os sintomas que apontam para uma gestação parecem ser muito óbvios depois que já se sabe que está grávida. Porém, estes sintomas são comuns a outras condições e nem sempre podem confirmar a gestação.

São muitas perguntas, questionamentos e até mesmo medo de realizar o teste de gravidez e acabar se frustrando, principalmente se você já é tentante há muito tempo. Por isso, é importante analisar esses sinais e sintomas em conjunto com as informações que você tem sobre seu corpo, incluindo seu período menstrual.

Teste de Gravidez Online

Passo 1 de 15
Você teve relação sexual sem usar camisinha ou outro método contraceptivo durante o último ciclo?
Passo 2 de 15
Usou a pílula do dia seguinte no último ciclo?
Passo 3 de 15
Sua menstruação está atrasada há mais de 5 dias?
Passo 4 de 15
Percebeu algum corrimento vaginal rosa ou marrom?
Passo 5 de 15
Observou algum corrimento vaginal transparente, elástico e abundante?
Passo 6 de 15
Teve cólica ou dor abdominal fora de época?
Passo 7 de 15
Notou mamas doloridas, mamilos mais sensíveis ou a aréola mais escura?
Passo 8 de 15
Surgiram ou aumentaram cravos e espinhas?
Passo 9 de 15
Sentiu enjoos e vontade de vomitar sem motivo?
Passo 10 de 15
Estava com sono ou tontura fora de hora?
Passo 11 de 15
Percebeu uma aversão a cheiros fortes como cigarros p.ex.?
Passo 12 de 15
Viveu variações de humor sem causa aparente?
Passo 13 de 15
Sua temperatura corporal se elevou?
Passo 14 de 15
Precisou urinar mais do que normalmente?
Passo 15 de 15
Sentiu mais fome, particularmente de comidas específicas?

Objetivo do Teste de Gravidez Online

Se você acha que há chances de estar grávida e gostaria de tirar a dúvida, o Teste de Gravidez Online pode ajudar. Através de perguntas eliminatórias, ele calcula a probabilidade de você receber um positivo ou negativo no teste de gravidez de urina ou de sangue.

Lembrando que o teste de gravidez online é uma ferramenta prática e rápida, mas que mostra apenas um resultado preliminar. A suspeita da gravidez só pode ser confirmada através do exame de sangue, que detecta a presença do hormônio beta hCG.

Você teve relação sexual sem usar camisinha ou outro método contraceptivo durante o último ciclo?

O uso de camisinha ou qualquer outro método contraceptivo durante o ciclo praticamente anula as chances de ocorrer a fecundação e, consequentemente, a gravidez1. Obviamente, existe uma porcentagem de chances de falha em todos os métodos, por isso não se pode descartar a hipótese completamente antes de verificar alguns sinais que o corpo está dando.

Mesmo com a proteção que a camisinha proporciona, existem chances de ela estourar ou furar durante a relação sexual, muitas vezes pela colocação incorreta do preservativo. No caso de contraceptivos orais, se não for utilizado corretamente e diariamente como indicado pelo ginecologista, seu efeito também perde a eficiência e a possibilidade de uma gestação aumenta. Isso vale para todos os demais contraceptivos: se não forem utilizados da forma indicada, perdem o efeito esperado.

Se o preservativo estourou, furou ou saiu durante a relação sexual e seu corpo está dando sinais de uma possível gestação, faça o teste de gravidez online para avaliar se existem chances ou não de estar grávida neste ciclo. Caso o resultado confirme a suspeita, é hora de fazer um teste de farmácia.

O uso de camisinha durante o ciclo praticamente anula as chances de ocorrer a fecundação

Normalmente os testes de farmácia (hoje também vendidos pela internet), podem ser feitos a partir do primeiro dia de atraso menstrual e o método utilizado por esses testes é a reação da tira quando em contato com a urina. Isso porque, assim que ocorre a fecundação do óvulo, o corpo começa a produzir o hormônio beta hCG, também conhecido como hormônio da gravidez.

Outra método ainda mais seguro de confirmar uma suspeita de gravidez é o exame de sangue, que também consiste em uma avaliação dos níveis de beta hCG presentes no corpo da mulher. Apesar de ser um exame que, devido aos avanços da medicina, já está sendo disponibilizado para ser feito em casa, em geral é um teste que ainda precisa ser feito em um laboratório.

Então, verificando-se o atraso da menstruação, e após confirmar a gravidez por meio de um teste de farmácia ou de sangue, não há muito o que fazer a não ser respirar fundo e pensar nos nutrientes necessários para essa fase tão delicada na vida das mulheres. Além de um estilo de vida saudável, deve-se priorizar a ingestão de vitaminas apropriadas para a gestação no intuito de evitar a má formação do feto.

Assim, o ideal é fazer uso de polivitamínicos como o FamiGesta. As vitaminas como o Metilfolado, contidas na sua fórmula, ajudam a evitar possíveis problemas com a formação do embrião2.

Usou a pílula do dia seguinte no último ciclo?

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência e não deve ser usada como forma de prevenção após todas as relações sexuais.Além disso, para proporcionar o efeito desejado, seu uso deve ser dentro do prazo indicado (até 72 horas após a relação sexual). Depois desse prazo, ela perde sua eficácia e o risco de uma gravidez aumenta.

O uso constante da pílula do dia seguinte faz com que o método contraceptivo de emergência perca sua eficácia, aumentando a possibilidade de engravidar após uma relação. Importante destacar também que a sua alta dose hormonal pode causar reações adversas, como dor de cabeça, inchaço abdominal, cólica, náuseas, cansaço, enjoos, além de desequilíbrio hormonal3.

Menstruação com mais de 5 dias de atraso

O atraso menstrual é o principal sintoma de gravidez, mas também pode ser um indicativo de outras coisas, como por exemplo, problemas hormonais. Se você não se preveniu durante as relações sexuais do último ciclo, não utiliza nenhum método contraceptivo e está com a menstruação atrasada há mais de 5 dias, existe a possibilidade de você ter engravidado.

Vale lembrar que, se você possui um ciclo menstrual regular, será mais fácil perceber o atraso. Faça o teste de gravidez online e veja as chances de estar grávida!

Percebeu algum corrimento vaginal rosa ou marrom?

Se você notou algum corrimento vaginal cor de rosa ou marrom, pode ser um indício de nidação. A nidação é a implantação do óvulo fecundado pelo espermatozoide no útero e sua fixação pode causar este pequeno sangramento ou corrimento vaginal nas mulheres.

Observou algum corrimento vaginal transparente, elástico e abundante?

No período fértil, é comum as mulheres notarem um corrimento vaginal transparente e gelatinoso, abundante em alguns casos e com aspecto elástico ou de clara de ovo. Esse corrimento indica a presença da ovulação e mostra que a mulher está em seu período fértil, ou seja, na época propícia para uma gestação.

Quando a relação sexual ocorre nesses dias sem o uso de contraceptivos, as chances de gravidez são muito grandes. Aguarde alguns dias e faça um teste de gravidez para confirmar. Os melhores testes são aqueles com sensibilidade de 10mUI. Esse é o caso do teste de gravidez Famivita, que pode detectar a gravidez até mesmo antes do atraso menstrual.

Teve cólica ou dor abdominal fora de época?

Muitas mulheres apresentam dores abdominais ou cólicas fora da época em que normalmente sentem. Saiba que essas cólicas podem ser ocasionadas pela ovulação ou, no caso de uma gravidez, devido à implantação do óvulo no útero. Por isso ela também pode ser conhecida como dor de nidação.

Claro que isso varia de mulher para mulher, mas, em geral, o processo de nidação pode vir acompanhado de uma sensação de desconforto, de cólica e até de pontadas na região do abdômen.

Notou as mamas doloridas, mamilos mais sensíveis ou a aréola mais escura?

Um dos primeiros sintomas indicativos de uma gravidez são as alterações nas mamas, que ficam com a sensibilidade aumentada e crescem de tamanho. Além disso, a mulher pode perceber também o escurecimento das aréolas. Essa sensibilidade nos mamilos é bem semelhante ao incômodo durante a TPM e o período menstrual, mas de forma ainda mais intensa.

Isso ocorre devido a um aumento na quantidade de hormônios, principalmente do estrogênio e da progesterona, no processo de preparação do corpo para a jornada de 9 meses de gestação. Com isso, a circulação do sangue também se modifica, ocasionando uma sensibilidade muito grande no local.

Se essa sensibilidade nas mamas e demais alterações ocorrem junto com outros sintomas que apontam para uma possível gestação, como o atraso menstrual, você pode verificar as chances de um positivo através do teste de gravidez online. Recomendamos realizar um teste de gravidez ou um exame de sangue beta HCG para confirmação.

Surgiram ou aumentaram cravos e espinhas?

O aparecimento de cravos e espinhas no período gestacional é bem comum, mesmo para aquelas mulheres que nunca sofreram com essa questão. Já as que normalmente possuem bastante, o surgimento se potencializa ainda mais nesta fase. As acnes e as espinhas na gravidez ocorrem devido ao aumento dos níveis de progesterona, hormônio que eleva a oleosidade da pele.

As regiões do corpo mais afetadas na fase gestacional são: rosto, costas e seios, por serem locais de maior concentração de glândulas sebáceas. Normalmente, o surgimento de acnes e espinhas ocorrem com maior intensidade nas primeiras semanas gestacionais, reduzindo com o decorrer da gravidez.

Sentiu enjoos e vontade de vomitar sem motivo?

O enjoo a certos alimentos e fragrâncias é algo bem frequente nas primeiras semanas de gestação e por isso é considerado um dos principais sintomas indicativos de gravidez. Normalmente, no início os enjoos e as náuseas são matinais e ocorrem devido a alimentos comuns do seu cardápio ou até mesmo durante atividades cotidianas de casa, como escovar os dentes após as refeições, por exemplo. Se você tem dúvidas, faça o teste de gravidez online.

O enjoo a certos alimentos e fragrâncias é algo bem frequente nas primeiras semanas de gestação

Estava com sono ou tontura fora de hora?

O sono excessivo e as tonturas no decorrer do dia são muito comuns no período gestacional, principalmente no início. Isso ocorre porque, no começo da gravidez, a pressão arterial da mulher tende a cair, provocando moleza, cansaço excessivo e um sono incontrolável, bem como sensação de tontura.

Percebeu uma aversão a cheiros fortes como cigarro, por exemplo?

Cheiros, fragrâncias e odores que você sempre suportou normalmente começam a te causar aversão, mesmo perfumes agradáveis e outras coisas cheirosas. Você simplesmente não consegue ficar perto e isso até causa mal estar, enjoo, dor de cabeça e vômitos. Esse é um dos primeiros sintomas de gravidez. A sensibilidade a cheiros e fragrâncias tem relação com a quantidade de hormônios que está sendo produzida pelo corpo e a forma como essas alterações afetam o olfato.

Viveu variações de humor sem causa aparente?

No período gestacional, as alterações de humor são constantes. Em um minuto se está em plena alegria e, segundos depois, se afogando em lágrimas. É parecida com uma TPM, só que mais intensa. O aumento dos hormônios causa esse efeito, que pode durar os 9 meses de gestação. Costuma ser mais intenso nas primeiras 12 semanas, até que o corpo se adapte a nova variação de estrogênio e progesterona.

Obviamente, só alteração de humor não pode ser indicativo de gravidez. Porém, quando associada a outros sinais, como náuseas, atraso menstrual e sensibilidade nas mamas, as chances de um resultado positivo aumentam bastante. Na dúvida, faça um teste de gravidez online para calcular a probabilidade de estar grávida!

No período gestacional, as alterações de humor são constantes

Sua temperatura corporal se elevou?

A temperatura corporal é um dos primeiros sintomas de gravidez. Porém, é o sinal bem discreto. Se você é tentante e já faz o uso do termômetro basal em casa durante seu ciclo, pode conseguir identificar esse sintoma com mais facilidade.

Durante a ovulação, a temperatura do corpo fica mais alta e, quando essa temperatura se mantém sem apresentar quedas, pode ser sinal de gravidez. É possível acompanhar esse sintoma com a ajuda de um termômetro basal ou realizar testes de gravidez para confirmação. Você pode usar o teste de gravidez Famivita para confirmar.

Sente mais vontade de urinar do que normalmente?

A vontade de urinar com maior frequência é um dos sintomas de gravidez mais evidentes nas mulheres. Isso ocorre devido às grandes alterações hormonais e, com o tempo, vai continuar devido à pressão do útero sobre a bexiga, conforme o bebê se desenvolve durante a gestação.

Sente mais fome, particularmente de comidas específicas?

O aumento do apetite é um dos sintomas que soa como alarme na vida das mulheres. Isso ocorre pela nova necessidade do corpo em suprir a mãe e promover o  desenvolvimento do feto, garantindo o bem-estar e a saúde de ambos.

Porém, não deve servir de desculpa para começar “a comer por dois”, como antigamente se dizia. A introdução de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas em refeições realizadas em espaços mais curtos é o suficiente para alimentar, nutrir e seguir com uma gestação saudável e sem ganhos de peso excessivo.

O ganho de peso excessivo durante a gravidez pode ter consequências negativas para a saúde da mãe e do bebê. Na dúvida, faça uma avaliação nutricional e fale sempre com seu ginecologista!