A partir de hoje receberemos dicas das meninas do Maternity Coach! Um time especializado em bem estar do bebê e dos papais também, dicas valiosas que vão render e ajudar muitas famílias! Bem vindas meninas!

A verdade é que só sabemos o que é ficar sem dormir depois do nascimento de um filho… até mesmo as baladas na adolescência eram seguidas por algumas horas de sossego e um bom café da manhã. Infelizmente, isso acaba um dia! A preocupação, as mamadas por livre demanda e a chupeta que cai da boca são apenas alguns dos muitos motivos que não deixam os pais terem noites tranquilas e restauradoras (tão necessárias para quem tem um bebê!).

A partir do 4º mês de vida, grande parte dos bebês passa a dormir de 8 à 10 horas por noite, permitindo o tão merecido descanso dos pais. Mas e quando isso não acontece? Para muitas famílias que aplico treinamentos de sono, o maior desconforto da maternidade é não dormir durante a noite. Neste post falarei sobre algumas das razões que podem levar o bebê a acordar e algumas atitudes que os pais podem ter para evitar que isso aconteça.

  • Fome: se a idade do seu bebê for inferior a 9 meses e ele estiver sendo amamentado com leite materno, uma mamada durante a noite é considerada completamente normal. Entretanto, se ele estiver ganhando peso e se desenvolvendo adequadamente, tente eliminar esta(s) mamada(s) aos poucos, fornecendo a quantidade necessária de leite durante as mamadas diurnas.

  • Seu bebê pode estar com frio ou com calor: dependendo das variações no clima, algumas mudanças como uso de aquecedores ou troca dos cobertores são necessárias para manter o bem estar do bebê. Lembre-se sempre que bebês são extremamente sensíveis ao frio ou ao calor.

  • Dentes: os dentinhos podem começar a doer até 3 meses antes de aparecerem. Isso mesmo! E com esta dor pode ser difícil voltar a dormir após cada ciclo de sono. Fale com o pediatra do seu bebê sobre maneiras de contornar este incômodo.

  • Associações erradas de sono: se seu bebê dorme apenas mamando, ficará difícil dormir sem mamar após o término de um ciclo do sono. Lembre-se que dormir é um aprendizado e, se o seu bebê aprende que precisa mamar para dormir, ele provavelmente não conseguirá voltar a dormir sozinho. Isso vale para qualquer atitude que os pais tomem em relação ao sono. O ideal é que o bebê aprenda a dormir sozinho, pois só assim saberá o que fazer quando acordar durante a noite – voltar a dormir.

  • Cansaço excessivo: todas as crianças (bebês ou não) precisam dormir assim que apresentarem sinais de cansaço. Muitos pais acham que deixar o bebê acordado irá fazê-lo dormir durante a noite toda e frequentemente acontece o contrário: a criança demora para dormir, acorda várias vezes durante a noite ou acorda muito cedo. Os sinais de cansaço são particulares de cada criança e nem sempre são esfregares de olhos ou irritação. Normalmente, os pais dizem que o bebê “luta contra o sono”. E na realidade, ele pode estar é pedindo para dormir mais cedo, cabendo aos pais identificarem e respeitarem esses sinais.

Lembre-se sempre que a palavra chave para uma boa noite de sono é ROTINA. As crianças se sentem seguras quando sabem “o que vai acontecer depois”. Uma rotina estruturada e constante garante paz e tranquilidade para as famílias e, para terminar, deixo aqui alguns dos muitos benefícios do sono na vida das crianças:

  • O sono tem participação fundamental no sistema neurológico
  • Dormir previne o déficit de atenção e a hiperatividade
  • Bebês que dormem bem aprendem melhor e possuem boa memória
  • O sistema imunológico funciona melhor quando o sono está em dia
  • Problemas com sono podem causar depressão na adolescência

Em breve falaremos de outras razões que possam levar seu filho a acordar durante a noite. Fique ligada nos posts da Maternity Coach para a Famivita!

Bom sonhos,

Michele

Michele Melão é especialista em treinamento de sono infantil e baby planner da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br/) certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity Institute(IMI). Além da consultoria de sono, a Maternity Coach oferece uma série de serviços para gestantes e bebês como shantala, amamentação, aromaterapia e fotografia de gestante e newborn.

Dica Importante: o aleitamento é fundamental para que o bebê fique forte e saudável. Por isso, é indicado que a mamãe continue a tomar os polivitamínicos adequados para essa fase. Indicamos aqui o FamiGesta, único polivitamínico que contém Metilfolato na fórmula. Você encontra o FamiGesta aqui.

Veja também: Como Cuidar de um Bebê com Cólicas

Foto: Amanda Truss