O ciclo menstrual é um reloginho para algumas mulheres, já para outras é uma caixinha de surpresas. O organismo passa por diversas alterações hormonais em cada fase: proliferativa, ovulatória e lútea. O tempo de cada fase muda de um organismo para o outro e também (pasmem) de um ciclo para outro. Na verdade, mulheres que têm o ciclo bem reguladinho podem se assustar quando se deparam com a sua menstruação adiantada. Pode até não se surpreender tanto quando atrasa, pois normalmente nesses casos a primeira suspeita é de gravidez, mas a precipitação do ciclo pode gerar suspeitas de que algo está errado.

Você sabia que nem toda menstruação adiantada é sinal de problema? Aliás, o adiantar da menstruação é uma coisa super normal. Para entender melhor, vamos ver o passo a passo do ciclo:

Fases do ciclo menstrual

1ª Fase: O estímulo hormonal começa logo após o término da menstruação. Para algumas mulheres, e em ciclos isolados, ele também pode acontecer mesmo durante o esvaziamento do endométrio da cavidade uterina (menstruação). Os folículos começam a ser estimulados e passam a crescer dia após dia.

2ª Fase: Quando o folículo dominante está maduro o suficiente, acontece outra ação hormonal que faz com que a mulher comece a secretar maior quantidade de estrogênio e um pico de LH. Assim acontece a ovulação e, consequentemente, o período fértil.

3ª Fase: Após a ovulação acontecer, o corpo passa a secretar outro hormônio, a progesterona. Esse hormônio é secretado pelo corpo lúteo, por isso o nome de fase lútea. Essa fase normalmente é fixa para a mulher. Pode durar de 11 a 18 dias e varia de acordo com o organismo ou atividade do corpo lúteo.

Por que acontece a menstruação adiantada?

A menstruação adiantada acontece quando uma dessas fases fica mais curta do que o esperado. Em ciclos regulados, a fase proliferativa e lútea sempre possuem a mesma duração, por isso a constância de dias do ciclo. Porém, devido às alterações hormonais imprevistas, o ciclo pode ficar menor.

É provável que este ciclo menor seja causado pela antecipação da ovulação, já que a fase proliferativa é mais vulnerável a mudanças que as demais. Pode acontecer de um ciclo ter menor duração porque o tempo que a ovulação levou para acontecer se tornou menor. Este prazo pode variar de 3 até mais de 10 dias para ciclos longos.





Ciclos irregulares

Para ciclos irregulares, a antecipação da menstruação deve-se também a esses mesmos hormônios. Ora esse organismo ovula com 12 dias de ciclo, ora com 22, ora com 8… A alteração é sempre na primeira fase ou durante o período fértil, que de aproximadamente 7 dias, pode encurtar para 4, 5 pela quantidade aumentada de hormônios.

Uma dica para as mulheres que desejam controlar seus ciclos menstruais de forma natural: o uso do inhame nas refeições oferece muito mais que valores nutritivos. O inhame atua de forma direta no equilíbrio hormonal e com isso regula naturalmente o ciclo. Se está tentando engravidar, o inhame ainda fortalece a produção do muco cervical, facilitando a concepção. O inhame pode ser consumido in natura, em forma de chás ou mesmo cápsulas. As cápsulas de inhame tem a dose ideal, então, recomendamos as da Famivita que são 100% inhame.

Anovulação

Também há possibilidades de a menstruação adiantada acontecer devido à anovulação. Mulheres com ciclo menstrual regular ou irregular podem ter ciclos sem ovulação. Esses ciclos podem proporcionar duas situações: menstruação adiantada ou menstruação atrasada, seja levemente ou ao extremo. É importante saber que o primeiro passo quando a menstruação atrasa é um teste de gravidez, caso não seja positivo para tal, a melhor solução é procurar um médico.

O descontrole hormonal em um ciclo também pode desencadear a menstruação adiantada. Isso pode acontecer se a quantidade de progesterona no organismo for insuficiente para suprir a necessidade hormonal necessária para manter o endométrio no lugar. Então, a menstruação desce mesmo que ainda não seja a hora. Podem acontecer escapes menstruais por este mesmo motivo, baixa de progesterona ou alta de estrogênio, mesmo que a mulher esteja passando por uma fase lútea com função do corpo lúteo.

Há também a questão medicamentosa. Alguns remédios hormonais podem fazer com que a menstruação antecipe. Uso de anticoncepcionais orais ou injetáveis, interrupção desse tipo de medicação, uso descontrolado ou com falhas na ingestão podem causar menstruação antes da hora. O ideal para prevenir este tipo de acontecimento é o uso correto de qualquer medicamento e apenas suspender com orientação médica.

Fatores externos

A menstruação adiantada também pode acontecer por motivos externos, ou seja, independente de hormônios. O stress do dia a dia, por exemplo, pode contribuir bastante, tal como algum acontecimento que mexa fortemente com o emocional da mulher. Episódios de susto intenso também costumam ser responsáveis pela menstruação adiantada.

Nota: Também é bom explicar que o atraso ou antecipação da menstruação é normal até 5 dias. Caso ultrapasse esse prazo, é indicado uma avaliação médica.

Dúvidas das leitoras:

Minha menstruação veio antes do dia, posso estar grávida?

Não. O que indica uma possível gravidez é o atraso menstrual, e não a antecipação. A menstruação adiantada pode ocorrer por diversos outros motivos, mas em caso de dúvidas faça um teste de gravidez para descartar a possibilidade.

Como diferenciar se é nidação ou menstruação adiantada?

Os sangramentos são diferentes, já que a nidação é um pequeno sangramento aguado e que tende a desaparecer rapidamente e a menstruação desce em um fluxo maior e por um período mais longo.

Menstruação antecipada e com menor fluxo, o que pode ser?

Se sua menstruação antecipou e veio um fluxo bem mais leve do que o normal, até mesmo com uma coloração diferente, pode ser nidação. Mas se vier adiantada porém com sangue vivo, pode ser só um desequilíbrio hormonal mesmo.

Tomo AC e a menstruação adiantou antes do remédio acabar, é normal?

Esses sangramentos antes da hora são conhecidos como escapes. No geral são considerados normais, mas também podem indicar situações como esquecimento de algum dia da pílula, quantidade hormonal da pílula muito baixa para você ou até mesmo miomas ou pólipos. Por isso é sempre bom investigar se houver algum outro imprevisto nos meses seguintes. Fique alerta!

É normal a menstruação antecipar na troca do anticoncepcional?

Sim, na troca de medicamentos é muito comum o desequilíbrio hormonal e a mudança do ciclo, já que até o corpo pode levar um tempo para se adequar a nova quantidade hormonal. Essa antecipação menstrual também pode acontecer por meio de pequenos sangramentos, mais conhecidos como escapes.

Dica Importante: Se você está tentando engravidar, recomendamos que tenha em mãos testes de ovulação. Eles podem indicar o dia mais fértil e assim otimizar suas chances de ficar grávida! V

Veja também: Menstruação Atrasada 5 Dias É Sinal de Gravidez?

Fotos: brunettebru