O corpo lúteo é um cisto derivado do folículo ovulatório, que secreta progesterona após a liberação do óvulo. Ele aparece depois da ovulação e é fundamental para que a gravidez aconteça. Pode parecer algo muito complicado, mas não é! Muitas pessoas nem tem ideia de que o corpo lúteo exista e muito menos para que ele serve. Porém, para quem está tentando engravidar, é uma informação muito relevante!

corpo lúteo pós ovulação

Imagem de ovário aumentado com um corpo lúteo grande. O cisto de corpo lúteo é a parte amarela e o ovário, a de baixo.

Para entendermos o que é o corpo lúteo, precisamos começar do princípio. Vamos entender a ovulação em si e entender a funcionalidade dessa personagem ilustre mas pouco conhecida. Tudo começa quando a mulher menstrua. Logo após a menstruação, começa a maturação de novos folículos para que ocorra ovulação no período fértil. Na primeira fase, os hormônios principais são o  estrogênio e o hormônio folículo-estimulante (FSH). Eles fazem acontecer o desenvolvimento do endométrio e também a maturação óvulos1.

Fases do ciclo

O ciclo possui 3 etapas: fase folicular, fase fértil e fase lútea. Em um ciclo normal de ovulação, é comum acontecer o estímulo de 10 a 20 pequenos óvulos. Normalmente, um deles se desenvolve mais rápido e fica maior do que os outros. Esse costuma se tornar o chamado folículo dominante.

Esse folículo, após crescer e amadurecer, chega a cerca de 21mm de espessura e pode ser liberado pelo ovário. Então, o hormônio luteinizante (LH) entra em ação, e seu pico sinaliza a liberação do óvulo. Nesse momento é muito importante saber que o muco clara de ovo é um grande sinal de ovulação. Também, um dos sinais de que a ovulação está prestes a acontecer pode aparecer. São as famosas pontadas em um ou ambos dos lados do baixo ventre na mulher.

Se você está tentando engravidar e deseja fazer um acompanhamento mais detalhado do seu ciclo, uma dica é utilizar testes de ovulação . Eles indicarão se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou2. Dessa forma é possível saber quando é o momento certo para namorar e conseguir seu positivo mais rapidamente. Os testes de ovulação que indicamos que indicamos são da marca Famivita.

O corpo lúteo pode confundir até os médicos!

Quando o óvulo é finalmente liberado para ser fecundado, o que era o folículo dominante agora se torna um corpo lúteo. O corpo lúteo passa a secretar progesterona para que o endométrio se mantenha grosso. Assim ele pode abrigar um possível embrião quando ocorre a nidação e levar à frente a gravidez.

Essa fase do ciclo se chama fase lútea3. O corpo lúteo é o principal secretor de progesterona e por isso é tão importante que ele esteja ativo. É comum ver escrito no laudo da ultrassonografia: Presença de cisto secretor no ovário direito ou esquerdo.Também em alguns casos é possível confundir o corpo lúteo com um cisto grande.

É justamente a presença do corpo lúteo pós ovulatório. Muitas mulheres podem se confundir achando que um cisto é sempre um malefício, mas um cisto funcional temporário pode ser o melhor sinal para quem está procurando a gravidez. O cisto funcional ou cisto de corpo lúteo é a certeza de que houve ovulação e com isso uma possível gravidez pode ficar ainda mais próxima de acontecer. Porém, o corpo lúteo também pode ser confundido com algum cisto dermoide pelo seu formato, até pelos médicos.

Quando surgem os sintomas de gravidez

Quando o óvulo é fecundado, ele começa a se multiplicar e se fixa no endométrio. Esse processo se chama nidação. Após esse acontecimento, o corpo lúteo passa a secretar ainda mais progesterona e faz aparecerem os sintomas da gravidez. Também resulta para algumas mulheres nas famosas pontadas e incômodos relatados, dores nos seios e outros sintomas tão comuns. Contudo, se não acontece a fecundação, ou acontecer mas não houver implantação, o corpo lúteo começa a se desfazer e vai embora ao mesmo tempo que o endométrio no sangramento menstrual. Então inicia-se um novo ciclo.

Mulheres que estão tentando engravidar ficam mais sensíveis para os sinais de uma possível gravidez. Por isso, as dores da atividade causadas pelo corpo lúteo podem ser percebidas mais facilmente e os sintomas ficam mais evidentes , parecidos com os da gravidez.

Mas os sintomas podem ser somente reflexo da ovulação e do aumento da progesterona produzida pelo corpo lúteo. Devemos lembrar que para se levar os sintomas em consideração, o tempo é fundamental. Se o atraso menstrual acontece e os sintomas continuam, é bem provável que a ovulação possa ter resultado em uma gravidez. Basta ter paciência e esperar o tempo certo para realizar o teste. Se devido a ansiedade não conseguir esperar até o atraso menstrual, opte por testes de gravidez mais sensíveis, como o da marca Famivita. A sensibilidade de 10 mUi consegue detectar os níveis de HCG até 5 dias antes da data esperada da menstruação. Encontre aqui os testes de gravidez Famivita.

Dúvidas das leitoras:

Como se forma o corpo lúteo?

Todos os meses, o corpo lúteo se forma a partir do folículo dominante, após a ovulação. Ele permanece produzindo hormônios e, quando não ocorre a gravidez, dura cerca de 14 dias até começar a se desfazer.

Como identificar o corpo lúteo?

Para identificar o corpo lúteo é preciso fazer um ultrassom, onde através das imagens é possível verificar a sua presença.

Onde fica o corpo lúteo durante a gravidez?

Quando ocorre a gravidez de fato, o corpo lúteo fica no ovário, cresce e fica bem maior que o folículo que o originou. Quanto maior o seu tamanho, melhor para a gestação, já que ele secreta progesterona para manter o endométrio nas primeiras fases da gravidez.

Veja também: Sintomas de Gravidez – Quais são e Quando Levar em Consideração? e Calculadora de gravidez