Tanto para as mamães que já tiveram os seus bebês como também para as tentantes, os sintomas de gravidez são um dos assuntos mais comentados. Os sintomas vêm para alertar que algo diferente está acontecendo no seu corpo. Nesse caso, não só que seu corpo está preparado para engravidar, como já está gerando um ser dentro dele. Após a confirmação, a mamãe deve procurar o seu médico o mais breve possível para iniciar o pré-natal. Entenda mais sobre os sinais que o corpo dá, quais são, quando aparecem e o que é natural sentir durante a gravidez. Ao longo deste artigo, vamos destacar os 20 sintomas de gravidez principais!

Normalmente, alguns desses 20 sintomas de gravidez aparecem após 3 semanas da fecundação, mas em alguns casos podem ser notados a partir do sexto dias após a concepção. São raros os casos em que os sintomas aparecem tão cedo, mas pode acontecer. Muitas dúvidas como “dor ao apertar a barriga significa gravidez?” são naturais pelas leitoras.





Importância de descobrir a gravidez no início

Saber da gravidez bem no início é fundamental para que a mamãe tome cuidados que são essenciais não só para o desenvolvimento do feto, mas para a saúde dela também. O uso do ácido fólico, do Metilfolato (forma ativa do ácido fólico) e do ferro, a melhora na alimentação, o afastamento de atividades que podem trazer riscos à gestação, e a suspensão de uso de bebidas alcoólicas e drogas são fundamentais para se ter uma gravidez o mais saudável possível. Assim, além de todos os cuidados necessários, a ingestão de vitaminas deve ocorrer diariamente para que sejam garantido o sustento dos dois organismos: o da mãe e o de bebê.

Os sintomas de gravidez servem também para alertar a mulher para que seja evitado o uso de substâncias  que possam prejudicar o desenvolvimento do seu bebê. Saiba então quais são os 20 sintomas de gravidez mais evidentes.

Os 20 sintomas de gravidez

1 – Atraso Menstrual

O atraso menstrual é um dos sintomas de gravidez mais comuns e mais relevantes. É através dele que a maioria das mulheres se baseia para suspeitar de uma possível gravidez e fazer um teste de farmácia ou procurar um médico. Mas nem sempre esse sintoma de gravidez ocorre, pois algumas mulheres não têm seus ciclos menstruais regulares. Além disso, há os casos de mulheres que sofrem da anovulação, onde pode existir um intervalo de 2 meses ou mais entre uma menstruação a outra.  Existem também alguns casos de mulheres que apresentam sangramentos no início da gravidez, sendo um caso raro mas possível e que deve ser acompanhado pelo médico. Em todos os casos, se você tem pressa e quer saber o resultado no mesmo dia, uma opção são os testes de gravidez de farmácia de alta sensibilidade. Um exemplo é o teste de gravidez Famivita, que tem sensibilidade de 10mUi e consegue detectar os níveis de HCG até 3 dias antes do atraso menstrual. O ideal é ter um pequeno estoque de bons testes em casa. Por isso recomendamos o kit com 5 tiras de teste de gravidez da Famivita.

2 – Sensibilidade e aumento dos seios

Normalmente, este é mais um dos sintomas de gravidez que causa alerta nas mulheres. Isso é porque quando se está grávida, o aumento hormonal causa o estímulo das glândulas mamárias, que estarão se preparando para uma futura amamentação. Isso faz com que os seios fiquem inchados e mais sensíveis ao toque.

3 – Vômitos e náuseas

Qual mulher que nunca sofreu de uma náusea e escutou a pergunta: “Você não está grávida?”. Este é um sintoma de gravidez bem evidente e que ocorre em 95% das mulheres. Normalmente, as náuseas e vômitos ocorrem em períodos matinais e transcorrem durante o primeiro trimestre da gravidez, mas existem casos de mulheres que sofrem das náuseas e vômitos até o final da gravidez. Algumas têm enjôos tão fortes e constantes que se tornam uma doença, chamada hiperêmese gravídica.

4 – Muito sono e cansaço

Um cansaço físico anormal começa a ocorrer. A fadiga e o sono excessivo aparecem devido ao aumento da progesterona no corpo,que causa uma alteração no sistema nervoso, cardiovascular e respiratório da mulher. Este é um sintoma de gravidez natural de ocorrer no primeiro trimestre e também no último, quando a gravidez já está em sua reta final.

5 – Vontade excessiva de urinar

O aumento de idas ao banheiro é natural e ocorre com toda grávida, acompanhando a gestante até o final da gravidez. Isso ocorre devido ao aumento do útero, que irá comprimir a bexiga e impossibilitar que ela se esvazie completamente em cada ida ao banheiro. No final da gravidez, o número de vezes que se faz xixi aumenta ainda mais.

6 – Desejos

Esse sintoma ocorre com algumas mulheres. Normalmente, são desejos por comidas que não comem normalmente. Algumas sentem desejos estranhos por alimentos de difícil acesso e há alguns casos até de comer coisas não consideradas alimentos. Tijolos, sabonetes, sabão em pó e uma lista infinita de possibilidades de desejos esquisitos.

7 – Intestino preso, prisão de ventre

Um dos sintomas de gravidez que nem sempre é associado à gestação é o intestino preso. A prisão de ventre é causada pelo aumento de hormônios no corpo, o que prejudica o intestino, deixando-o mais lento do que o normal.

8 – Escurecimento dos mamilos

O aumento de hormônios também altera a coloração do corpo, causando escurecimento em algumas regiões. As áreas mais afetadas são os mamilos e aréolas e, em alguns casos, as axilas.

9 – Aumento de gases

Durante a gravidez, a digestão é afetada e sua funcionalidade é reduzida durante esse período. Portanto, com a digestão não trabalhando normalmente, a produção de gases aumenta consideravelmente e pode ser evidenciado como um dos sintomas de gravidez. Para algumas mulheres a barriga chega a fazer muito barulho, e é normal.

10 – Tonturas

Sintoma de gravidez comum que ocorre principalmente no primeiro trimestre, as tonturas ocorrem devido a queda de pressão arterial, diminuição no nível de glicose e, até mesmo, efeitos de enjoos e vômitos excessivos que afetam a alimentação da gestante.

11 – Dor de cabeça

Outro sintoma de gravidez que acontece devido ao aumento de hormônios e da alteração no funcionamento dos vasos sanguíneos é a dor de cabeça. Ela é causada por uma mudança do fluxo de sangue cerebral, causando esse desconforto que aparece principalmente no primeiro trimestre da gravidez. É possível que a mulher tenha dores de cabeça diárias ou mesmo enxaquecas.

12 – Alterações do Humor

A mudança de humor atinge todas as gestantes, indo de gargalhadas a lágrimas em minutos e sem motivos aparentes. Os hormônios exercem grande influência nesse sintoma.

13- Espinhas

O aumento hormonal provoca alterações na pele e a grande maioria das grávidas sofrem com espinhas e acne nesse período. A pele pode ficar mais oleosa, entupindo poros e trazendo o surgimento de cravos e espinhas.

14 – Corrimento Vaginal

Este é um sintoma de gravidez normal durante toda a gestação. Se você já tem essa condição, ela pode se acentuar ainda mais durante a gravidez. Normalmente, tem aspecto transparente e sem cheiro algum. Na realidade não é um corrimento, e sim uma secreção natural causada pelos hormônios. Não deve ter cheiro forte e nem ser esverdeada.

15 – Alteração no olfato

Devido a todas as alterações no corpo da mulher nessa fase, ela ficará mais sensível e seus sentidos podem ficar mais aguçados, principalmente com cheiros. Cheiros que antes passavam despercebidos agora poderão incomodar, até mesmo causando enjoos. Existem casos de mulheres que enjoam até com o cheiro do marido. Nesse período, é indicado que evite perfumes fortes e produtos de limpeza muito perfumados.

16 – Alteração no paladar

Como a alteração no olfato, é natural ocorrer a alteração no paladar da mulher durante a gravidez. Sabores que antes eram tão apreciados, nessa fase podem ficar enjoativos e azedos demais, com gostos estranhos nunca sentidos antes.

17 – Aumento no apetite

O apetite na gravidez costuma ser alterado. Você pode comer um simples macarrão como se fosse um manjar dos deuses, e logo após já estar com fome novamente. O ideal é fazer pequenas refeições diversas vezes ao dia. Assim, matará a fome e conseguirá controlar o ganho de peso.

18 – Dor nas costas

Esse sintoma de gravidez normalmente ocorre no trimestre final da gravidez, devido ao peso da barriga e da postura da mamãe. Mas pode ocorrer precocemente devido ao relaxamento dos músculos e dos ligamentos do corpo durante essa fase.

19 – Linha nigra na barriga

Esse sintoma de gravidez não é comum em todas as grávidas, mas é normal quando aparece. Ela é causada pela pigmentação da pele e aumento do hormônio estrogênio, que provocam o aumento da melanina no corpo. Essa linha nigra pode durar até algumas semanas após o parto.

20 – Cloasma

Parecido com o da linha nigra, o cloasma ocorre devido ao aumento da pigmentação durante a gravidez e causa manchas na maçã do rosto que, se não devidamente tratado com protetor solar, pode deixar manchas mesmo após o parto.

Dica Importante: Você sabia que a Famivita tem uma linha muito legal de produtos para gestantes? Conheça mais deles inclusive a Familasma que ajuda a evitar manchas na pele durante a gravidez, aqui.

Veja também: Gravidez sem sintomas existe?

Foto: Cristi Sebastian Photogra, Eder Fortunato