Se existe uma fase na vida que nos sentimos em uma verdadeira montanha russa de sentimentos, é durante a gestação1. É o momento que experimentamos diversos sentimentos e sensações em um só dia. Muitas pessoas acabam não entendendo o porquê isso ocorre e algumas relações ficam ate abaladas durante essa época sem entender o que esta acontecendo, inclusive alguns parceiros que não conseguem entender e aceitar a mudança de humor na gravidez.
Isso é um fato complicado para nós mulheres também que temos esses sentimentos e mudanças de humor sem entender, indo de gargalhadas a lágrimas em minutos e sem motivos. Isso é um sentimento muito comum durante a gravidez e esta ligada a variação hormonal e com todas as mudanças que ocorrem no nosso corpo e organismo durante essa fase.
Quando Acontece
Por isso é mais comum acontecer nas primeiras 12 semanas de gestação, onde o corpo ainda não se adaptou a bomba de hormônios que esta se submetendo. Nas últimas semanas da gestação mais próximo da hora do parto, as variações no humor podem voltar a acontecer ainda com mais força2.
Afinal além da montanha russa hormonal a ansiedade neste momento toma conta da sua vida. A ansiedade em ver o bebê logo, o medo de não conseguir ser uma boa mãe a preocupação com o enxoval e se já conseguiu arrumar tudo que precisava e claro com o momento do parto, que é um dos motivos que tira o sono das mamães.
Como Lidar com a Mudança de Humor na Gravidez?
Esse é um ponto muito complicado principalmente para os maridos, afinal encarar uma mulher que em um segundo esta gargalhando de alegria e no minuto seguinte esta chorando como se alguém tivesse morrido é bem tenso rs. Mas acredite para nos mulheres também não é fácil!!
Ter um sentimento que não entendemos o porquê acabam nos deixando mais doidas ainda rs. A melhor forma de se encarar essas mudanças de humor na gravidez é entender que isso vai acontecer ate o final do terceiro trimestre e que não é nada pessoal com ninguém.
Preparo Psicológico
Se preparar psicologicamente para lidar com palavras grosseiras ou respostas atravessadas, muito choro repentino e gargalhadas inesperadas. Se divirta com a situação, invés de torna-la um campo de batalha e não fique triste se tentar agrada-la e ela mostrar uma reação contraria do que você esperava, afinal é incontrolável e nem ela sabe que esta agindo assim.
Ser compreensivo neste momento é fundamental para passar por esse período em paz e sem desgastes maiores. Leve na esportiva e se achar melhor se afastem por alguns minutos e respire fundo antes de responder algo. Afinal, ninguém tem sangue de barata e sabemos como é difícil aguentar certas coisas, mas pelo motivo em questão compensa contar ate 1.000.
Atenção e Carinho
Mulher já necessita de carinho e atenção normalmente, durante a gravidez esse nível de necessidade aumenta ainda mais. Então não poupe esforços para acarinha-la neste momento. Uma massagem nos pés, nas costas, um cafuné vendo tv juntos e um elogio sem ser solicitado valem ouro nesse período. A mulher já sofre com todas as mudanças corporais, níveis de hormônio nas alturas e em grande maioria a alto estima fica lá embaixo.
Compete ao marido dar uma força e ajudar a manter esse sentimento controlado. Não se esqueça, ela esta gerando um bebê e mesmo com todas as transformações do seu corpo e ganho de peso, ela continua sendo uma mulher e gosta e precisa se sentir bem e bonita. Ajuda-la nos serviços domésticos e nos afazeres em geral, também é uma forma de agrada-la e diminuir o stress durante essa mudança de humor. Quanto menos sobrecarregada ela se sentir, mas calma ficará.
Papais, participem ativamente da gravidez e mostrem interesse por cada detalhe deste momento, seja nas compras, nas consultas medicas e ate mesmo na escolha de peças para o enxoval e lembre-se sempre , respire fundo e tenha muita paciência com cada atitude que não agrada-lo, afinal a gestação não durará tanto tempo assim e logo o humor da sua amada voltará a ser como antes.
Sinal de Alerta
Vale alertar que caso seja notado uma tristeza fora no normal, melancolia diária e constante o medico obstetra deverá ser informado e caso necessário encaminhe para acompanhamento de um terapeuta. Grávidas tem grande chance de apresentar problemas com depressão3 e prolongar-se para depois do parto, gerando a depressão pós-parto.
Alguém me ajuda pelo amor de Deus! Eu e minha esposa estamos juntos dia 18 de janeiro completamos 8 meses juntos nosso amor foi como um livro! O que acontece, eu sou tão mais tão carinhoso, romântico com ela, atencioso, parceiro que o que aconteceu! Ela tem 2 filhos meninos de 8 e 10 anos, meus enteados, porém a gravidez dela dos dois foi de estresse, brigas com a pessoa que ela tava foram prematuros, sofreu mt, no outro que ela teve sofreu, era tratada como um lixo, porém não teve filho, o meu jeito que sou com ela ,todos os dias até hj nunca mudei, eh levo café ora ela na cama todos os dias, levo comidinha pra ela, faço todas as vontade dela, meu jeito na cama fora da cama só com ela sou assim! pessoas amigas delas falam que o semblante dela está mais alegre, feliz! Ela nunca teve alguém assim carinhoso de modo geral com ela, eu e ela jogamos futebol amamos, se conhecemos lá e sew reencontramos depois de 5 anos! Tudo envolve futebol! A questão que ela está grávida de 2 meses e meio, é simplesmente mudou comigo, disse que queria tempo, pq eu irrito ela, pq não quer me ver e tal, alguém me ajuda. Ela é o Amor da minha vida! Eu serei pai de primeira viagem, ela é de capricórnio, ela pode ta grávida de gêmeos, esse ranço aí dura mt? Alguém me ajuda! Minha reacao de quando ela me me o resultado foi de felicidade porém travei total, a gente programou, pra vocês terem noção, ela tomava anticoncepcionalpor 6 anos seguidos, décimos que ela fosse parar de tomar em setembro e dezembro do ano passado ela ke me o resultado, como se ela ligou uma chave, pq ela machuca nas palavras, mesmo não querendo me ver eu mando msg pra ela colocar na barriguinha, outra coisa pessoas conhecida dela falaram que ela era obra cmg ela simplesmente é mt carinhosa e disse que eu que mudei ela com meu jeito! Ela fala coisas pra me machucar. Eu li mt que são os hormônios que estão aflorados…
ResponderAlguém me ajuda pelo amor de Deus! Eu e minha esposa estamos juntos dia 18 de janeiro completamos 8 meses juntos nosso amor foi como um livro! O que acontece, eu sou tão mais tão carinhoso, romântico com ela, atencioso, parceiro que o que aconteceu! Ela tem 2 filhos meninos de 8 e 10 anos, meus enteados, porém a gravidez dela dos dois foi de estresse, brigas com a pessoa que ela tava foram prematuros, sofreu mt, no outro que ela teve sofreu, era tratada como um lixo, porém não teve filho, o meu jeito que sou com ela ,todos os dias até hj nunca mudei, eh levo café ora ela na cama todos os dias, levo comidinha pra ela, faço todas as vontade dela, meu jeito na cama fora da cama só com ela sou assim! pessoas amigas delas falam que o semblante dela está mais alegre, feliz! Ela nunca teve alguém assim carinhoso de modo geral com ela, eu e ela jogamos futebol amamos, se conhecemos lá e se reencontramos depois de 5 anos! Tudo envolve futebol! A questão que ela está grávida de 2 meses e meio, é simplesmente mudou comigo, disse que queria tempo, pq eu irrito ela, pq não quer me ver e tal, alguém me ajuda. Ela é o Amor da minha vida! Eu serei pai de primeira viagem, ela é de capricórnio, ela pode ta grávida de gêmeos, esse ranço aí dura mt? Alguém me ajuda! Minha reacao de quando ela me me o resultado foi de felicidade porém travei total, a gente programou, pra vocês terem noção, ela tomava anticoncepcionalpor 6 anos seguidos, décimos que ela fosse parar de tomar em setembro e dezembro do ano passado ela ke me o resultado, como se ela ligou uma chave, pq ela machuca nas palavras, mesmo não querendo me ver eu mando msg pra ela colocar na barriguinha, outra coisa pessoas conhecida dela falaram que ela era obra cmg ela simplesmente é mt carinhosa e disse que eu que mudei ela com meu jeito! Ela fala coisas pra me machucar. Eu li mt que são os hormônios que estão a florados! Meu WhatsApp (21)9.65-08-1876 me ajudem pf!
ResponderOlá Douglas fica calmo, e assim mesmo os hormônios, estou com 36 semana minha 5 gestação e tô muito ansiosa pq vou enfim laquear,minha 5° gravidez e posso dizer nenhuma e como a outra,como vc mencionou tem diversos fatores, as primeiras gestação, e os hormônios e tudo culpa deles , meu marido e tipo vc faz d estudo pra me.vee sorrindo, nunca me diz não, se desdobra pra me ver contente e acredite se.quiser até os 6 meses de gestação eu peguei abuso dele, até em ver ele dormir, isso me irritava e muito, ele e daquele que manda bom dia boa tarde e boa noite quer saber se tá tudo bem a todo momento, detalhe tbm e o primeiro filho dele, hoje comigo mora meu filhos se 17 anos, 1 de 9 e o mais novo de. 2anos e meio, ele faz de tudo por eles , eu sou uma pessoa de extrema falta de paciência, tudo me irrita,se não e do meio jeito tá errada e brigo brigo muito machuco com palavras típico da pessoa de.touro neh, tudo tem que ser do meu jeito, não foi e nem tá sendo fácil essa gestação, como ja te falei, pra vc ter uma ideia tudo me irrita, eu procuro ter o máximo de paciência com meu BB de 2 anos pós e pqno não entende, e muito grudado comigo,e mesmo assim e quase impossível passar um dia se quer sem brigar ou gritar ou stressar, mais enfim sabe que meu marido faz, ele fica quietinho no lugar dele,parece que nem tá
Responderestou rumo ao nascimento do meu 1⁰ Bebê… mas há uma mistura de felicidade, ansiedade e ultimamente uma profunda tristeza…..
ResponderMinha noiva está de 12 semanas e há um mês se distanciou e me enviou msg que não quer saber de relacionamento. Me excluiu de tudo…. quer apenas focar na gestação e na profissão… não consigo me aproximar por medo dela se sentir pressionada e isto fazer mal para ela e o Bebê. Estávamos tão felizes ja vendo móveis do bebê, da casa, etc… passaram 30 diad e um dia em questao de poucas horas ela mudou completamente.
Estou triste… não tenho cabeça pra nada… saí do meu emprego, estou triste demais… saudade dela, vontade de cuidar e estar ao lado…
Li e assisti algumas matérias onde a gestante tem ranço e até mesmo ódio do parceiro mas fico com medo de tudo se perder se forçar alguma coisa
Não sei como agir…
Tenho orado à Deus pedindo que restaure a família… nunca discutimos… sempre muito amor e muito respeito… porém a gestação fez ela se afastar completamente…
Ela me manda notícia qdo vai ao médico, etc… eu semanalmente faço contato com a mãe e a irmã irmã pra ter notícias… evito fazer contato com ela para respeitar o espaço …
De longe tenho arcado 100% Com as despesas de consulta, plano de saúde do BB, medicamentos, etc…
Ando deprimido demais…
No pós parto é pior?
ResponderE quando os ânimos volta ao normal?
Quanto tempo leva até regularizar todo esse turbilhão de hormônios?
Vanessa, são 40 dias.
ResponderA cada dia vai melhorando .
Não, se desculpe, é que.eu como mãe de primeira viagem meu marido também pai de primeira viagem está se desdobrando pra mim agradar e muitas vezes eu não dou nem um obrigado, mas se vocês se amam no final vai dar tudo certo
ResponderEu mesma tô uma grávida que eu mesma não tô suportando. Mas parabens por falar o que muitos. Maridos querião dizer, e não tem coragem.
Muita paciência pra todos os maridões, kkkk, e muito respeito paras as mamaes
E quando fazemos tudo por essa.magnifica mulher que está gerando a filha desde o mínimo detalhe até a.maior coisa que eu faço por ela isso no caso ….
Massagem nos pés
Proporcionar coisas que ela gosta
Oferecer ajuda sempre
Tentar fazer o meu melhor sempre por ela
Procurar perceber as coisas para não existir motivo para ver ela se alterar pra me mandar
Lavar roupa
Fazer comidinhas que ela gosta
Trazer pres ntinhonpara ela e minha princesa que já tá quase chegando….
Mais em cada coisa dessas e em cada intenção seja a melhor que for …
Nunca está bom ou suficiente
Ou é motivo pra escutar ofensa bem marcante como
Voce é inútil não passa de um. Filho…… Que nunca vai ter capacidade de ser um pai….
Olha eu já contei até 1000
E to esgotado e já levei em conta hormônios mudança no corpo,emocional bem alterado…etc…
Mais tô tentando guentaria firme ….
Mais dou muito mais valor hoje pelo dia dos pais….não por tudo que já foi feito por nós mais pelo nosso pai ter conseguido aguentar uma mulher grávida e não dezistir……
Desculpem a brincadeira ……só pra quebra gelo mesmo
Mais não é tudo legal e fácil para um marido ….e muito menos ele é culpado por tudo e só gostaria d lembrar que nós maridos somos uma excelente válvula de escape de tudo esses sentimentos d gestação…mal humor…alegria …e não esperamos elogios nao mesmo…eu só espero um dia inteiro ao menos não ser julgado ou não valeu nada ou até mesmo ser ofendido…
A gestação é algo para mim prrcioso e lindo …
E todas as gestantes merece oelhor do mundo em atitudes, respeito,e compreensão…
Mais não esqueçam um marido tb tem sentimento também
Ele tambem ocansa
Tem limite
Tem opinião….
Só um desabafo mesmo desculpa a todos.ai
ResponderComo era antes da gravidez ?
ResponderEstou enfrentando um período de gravidez também kkkk
Estou com 24 semanas e com suspeita de diabetes gestacional oque fazer e qual dieta mais apropriada?
ResponderOlá Flor precisa comer alimentos com baixo índice glicêmico,
ResponderFrutas sempre com casca e bagaço e sempre acompanhadas com uma torrada com queijo minas, por exemplo;
Vegetais crus em todas as refeições, como uma salada,
Evite alimentos com poucos nutrientes e muito carboidratos ou gorduras
Boa tarde, como entender que a mulher está com raiva do homem, é normal ela mandar a pessoa embora, não querer ouvir a voz, ser grosseira, ficar provocando, ela tá com 5 meses, é normal isso?
ResponderFelipe algumas mulheres sao mais sensíveis e sim podem ter alguns problemas desse como vc relatou, mas tb é possível que a alteração hormonal seja tão grande que acabe causando problemas de humor, algumas coisas podem ser sim causadas pela gravidez, mas outras podem ser por conta da personalidade da mulher , é importante vc identificar isso junto com o médico e conversar com o medico, a gravidez precisa ser um tempo tranquilo para todos.
ResponderOlá gente,estou com 24 semanas .. e gostaria de saber em qual dia da semana estou ? E quando vai acabar .. e começar a 25 semana
ResponderKarol sem as datas de possível fecundação, ultima menstruação enfim fica difícil fazer essa conta. Se vc tiver um ultrassom, ai é possível pegar a data que deu nele e acrescentar os dias até aqui.
ResponderGostaria de saber como identificar se a pessoa esta mudando de humor ou esta se tornando bi polar pois parece que desliga uma chave e liga outra, ai quando vc faz tudo para ela pode descansar reclama pois ela nao está ajudando, se vc deixa algo para ela fazer nossa isso aqui está fazendo aniversario, e toda quando vc questiona faz se vitima, pois ate outras pessoas falaram nossa parece mesmo que desliga uma chave e liga outra!
ResponderEu estou desconfiado que minha esposa esteja grávida. Temos um filho de 1a8m, mas ela tem sentido tonturas há um mês, e de um tempo pra cá, ficou insuportável!! Ela está falando em sair de casa, hoje por ter comprado comida fora para o nosso filho ela chorou pq eu não deixei ela fazer que agora ela é dispensável. E vamos combinar que chorar por isso não é normal. Está numa fadiga incontrolável e hoje queixou-se de dor nas costas, vi que isso pode ser um sintoma TB. Se eu pedir pra ela fazer um teste acho que me dá um soco na cara.
ResponderOlá tudo bem? na verdade ela deve estar apavorada né? com um bebê ainda suspeitando de gestação, bom como ela não quer, observe e espere ela uma hora ela vai querer tirar essa dúvida.
Responderadorei o sai-te. temas fundamentais e um conhecimento maravilhoso
ResponderQue bom que gostou Alda, beijos.
ResponderEstou de 12 semanas e estou assim.
ResponderUma hora feliz da vida, na outra triste, na outra brigando com meu marido atoa.
Ele já até falou em separação.
Até estou pensando se vou ter o segundo filho ou não, pq não estou me aguentandooo nesta gravidez.
Estou muito chata. Kk
#torindomastôpreocupada.
È eu sei bem como é isso, uma coisa que não conseguimos controlar ne? E posso te desanimar mais um pouco?? O pós parto e bem mais complicado!
ResponderTenha calma. De facto este artigo descreve de forma muito positiva a situação. Porque não o partilha com o seu marido? Vai ver que tudo vai correr bem.
ResponderIsso mesmo. Eles precisam entender de fato o que está acontecendo.
Responder