Só é possível engravidar no período fértil, certo? E como saber quais são esses dias férteis? A tabelinha para engravidar pode ajudar e muito nessa tarefa. Um requisito básico para que a tabelinha funcione é ter o ciclo um tanto quanto regulado. Assim, é possível prever a ovulação e a janela fértil de forma mais razoável e saber os melhores dias para ter relações sexuais.

A tabelinha para engravidar identifica os dias férteis através de uma conta bem simples, pois sabemos que a ovulação acontece entre o 12º e o 16º dia antes da próxima menstruação. Isso porque a fase lútea (pós ovulatória) precisa de uns dias para funcionar e acolher uma possível gravidez, se a fecundação acontecer pelo estímulo da progesterona e do corpo lúteo.

Como Fazer a Tabelinha Fértil?

Inicia-se a tabelinha para engravidar sempre no primeiro dia do fluxo menstrual. O indicativo desse dia de início é o dia de sangramento vivo com fluxo, não se considera uma borra ou escape de sangue rosado como primeiro dia de ciclo. A partir desse dia deve-se preencher em uma folhinha ou calendário os dias em que ficou menstruada e, dependendo do seu ciclo, fazer o cálculo da tabelinha para engravidar ou não, pois ela também serve para se evitar uma gravidez.

Digamos que a mulher tem um ciclo de 32 dias e uma fase lútea de 16 dias, ela ovularia assim:
32-16= 16 então, o 16º dia do ciclo seria, provavelmente, seu dia mais fértil.

Agora, uma mulher que tem ciclo de 21 dias e uma fase lútea de 12 dias:
21-12= 9 então, o 9º dia do ciclo seria o dia mais fértil daquela mulher.

Como a maioria das mulheres não tem certeza do tamanho da fase lútea, o ideal é incluir uma janela de 7 dias corridos envolta do dia fértil. Sugerimos essa contagem assim: 3 dias antes do dia mais fértil e 4 dias depois, para cercar bem o óvulo e não deixar brecha para que ele escape, favorecendo a gravidez.

tabelinha para engravidar

Para ser precisa a tabelinha precisa de um ciclo ao menos parcialmente regulado

Ciclos Variáveis

Mulheres que têm ciclos com dias variáveis, por exemplo, um ciclo com 30 e outro com 32, também devem acrescentar essa variação para mais e para menos na tabela. Então, uma mulher que ovularia no 16º dia do ciclo, deve considerar o início do seu período fértil do 11º ao 21º dia do ciclo.

Complicado? Um pouco, mas basicamente deve-se considerar que a ovulação ocorre dentro desse período, de 12 a 16 dias antes de vir a menstruação e, portanto, as relações sexuais podem levar mais facilmente a uma gravidez. O muco cervical também ajuda a identificar a ovulação, fique atenta à umidade vaginal. Agora, se tem dificuldade para perceber os sinais, um ótimo aliado é o teste de ovulação. Assim como um teste de gravidez de farmácia, ele é simples de ser utilizado e mostra um resultado bem fácil de ser entendido.

Com eles você fica sabendo se já ovulou, se está ovulando ou se ainda vai ovular. Você pode conhecer mais sobre os testes de ovulação da Famivita aqui.
Além disso, um aplicativo de celular para acompanhamento do ciclo, como o APP Paula , pode dar aquela forcinha extra pra saber o melhor momento de ter relações sexuais e favorecer a gravidez.

Tabelinha para Determinar o Sexo do Bebê

A tabelinha para engravidar também pode ajudar a determinar o sexo do bebê. Caso o casal tenha preferência por uma menina, por exemplo, e sabe que o dia mais fértil será o 12º dia do ciclo, deve namorar sempre 1 ou 2 dias antes da data.

Agora, para conseguir o auxílio da tabelinha para engravidar de menino, as relações devem ser exatamente nos dias mais férteis, ou seja, em que a ovulação acontece de fato. E olha só, para calcular o seu período fértil você também pode usar a calculadora da fertilidade disponível aqui na Famivita.

Menstruei dia X – Qual meu Período Fértil?

Tabela estimativa para um ciclo regular de 28 dias:

Primeiro Dia da Menstruação Provável Período Fértil
1 15
2 16
3 17
4 18
5 19
6 20
7 21
8 22
9 23
10 24
11 25
12 26
13 27
14 28
15 29
16 30
17 31
18 01
19 02
20 03
21 04
22 05
23 06
24 07
25 08
26 09
27 10
28 11
29 12
30 13
31 14

Dúvidas das Leitoras:

Como funciona a tabelinha para não engravidar?

A tabelinha para não engravidar é uma tática muito usada por mulheres que não querem utilizar métodos contraceptivos como a pílula anticoncepcional, por exemplo. Ela funciona da mesma forma que a tabelinha para engravidar e o casal deve evitar relações na janela fértil. Porém, como vimos, a tabelinha não trabalha com datas exatas e é preciso conhecer muito bem seu ciclo para de fato evitar uma gravidez.

Dica Importante: a Famivita tem uma linha de produtos voltada para a fertilidade do casal. São vitaminas, géis lubrificantes e testes que otimizam as chances do seu positivo. Conheça esses e outros produtos da Famivita aqui.

Veja também: Melhores Posições Para Engravidar – Aliar o Prazer a Concepção

Foto: jaci XIII