Quando nos deparamos com aquela fitinha pela primeira vez, nos perguntamos: e agora, como fazer o teste de gravidez? Você pode dizer: Ah, fazer o teste de gravidez é a coisa mais fácil do mundo, mas não é, querida amiga! Você sabia que existe uma pequena ciência para se fazer o teste de gravidez de farmácia?

Sim, embora sejam muito confiáveis, o teste de gravidez de farmácia tem uma forma correta de se fazer e tempo correto para interpretação. Como fazer o teste de farmácia também implica em um resultado confiável ou duvidoso. A forma de uso impacta o resultado, independente de se você estiver usando uma das melhores marcas do mercado.

Existem marcas e marcas no mercado. Algumas são melhores que outras, mas no geral elas são de boa qualidade. Existem algumas exceções que são marcas pouco confiáveis, embora muito conhecidas no mercado. Nesses casos, mesmo que a mulher saiba como fazer o teste de gravidez de farmácia corretamente, pode ter resultados falsos. Podem também ocorrer erros, sejam de falso negativo ou falso positivo.

Existe falso positivo?

Falso positivo? Sim, ele existe. Por isso é melhor ler até o final para se prevenir e saber como fazer o teste de gravidez de farmácia. Assim você evita uma decepção dessas, que certamente é a pior para uma tentante. Assim como eu tive com minha experiência com o grav test! Vamos ao passo a passo então de como fazer um teste de gravidez, seja de caneta ou de tiras.

Como fazer teste de gravidez de tiras ou caneta

O primeiro passo para realizar o teste de gravidez é coletar a urina em um potinho plástico seco e limpo. Pode ser um copo descartável desses de cafezinho ou de suco, mas também pode ser um coletor de exames que são vendidos em farmácias. Preferencialmente usar a primeira urina do dia,principalmente se tiver pouco tempo de atraso menstrual.

Até 15 dias sem menstruar, é considerado um atraso de pouca proporção. Após esse tempo, o teste de gravidez pode ser feito com qualquer urina do dia. É possível ter resultados melhores se a mulher não beber nada por 2 a 3 horas, para ajudar a concentração do HCG no xixi.

O próximo passo é deixar uma quantidade adequada no coletor onde será mergulhado o teste. Saber como fazer o teste de gravidez de farmácia é respeitar os limites descritos na bula do teste. Em casos de testes em tiras, nunca ultrapassar a linha de limite máximo, que é indicada claramente na tira. Em casos de testes de estojos ou canetinhas, nunca fazer o xixi diretamente no palito como vemos em filmes. O ideal é fazer da mesma forma que o teste de gravidez em tira: mergulhar por 15 segundos no potinho com a urina.

Tempo de leitura do resultado do teste de gravidez

O tempo de leitura do resultado do teste de gravidez pode variar de marca para marca também. Mas, em geral, é preciso cinco minutinhos de espera para um resultado preciso. Existem algumas marcas que podem deixar a segunda linha clarinha quando ainda molhado e escurecer o teste assim que secar. Já outras marcas podem deixar bem aparente enquanto úmidas e após secar ficar mais clara.

O importante é saber que após dez minutos de feito o teste de gravidez,  qualquer alteração do resultado deve ser levado como inconclusivo. Seguro mesmo, só até dez minutos, ok? Testes de gravidez com corante azul são mais suscetíveis a linhas de evaporação. São aquelas linhas que aparecem depois do tempo e fazem a gente ficar doida. Então a regra dos dez minutos vale ainda mais para esses testes.

Saber se o teste de gravidez pode ou não ficar com a ponta absorvente mergulhada durante a realização do teste pode ser uma missão complicada. Algumas marcas pedem apenas alguns segundos para captar a quantidade necessária de matéria prima, enquanto outros pedem para que o teste fique durante todo o tempo de espera para o anticorpo da tira reagir.

Como funciona um teste de gravidez

A urina tem HCG, que é um hormônio produzido apenas na gravidez. O teste capta exatamente a presença deste hormônio e, dependendo da quantidade, a linha de resultado pode ficar mais escura ou mais clara. A linha de resultado é outra dúvida frequente em mulheres que ainda estão na dúvida de como fazer o teste de gravidez de farmácia corretamente.

Teoricamente se o teste de gravidez dá duas linhas, então o resultado é positivo, independente da cor da segunda linha. Mas em alguns casos a linha pode ser uma pegadinha, pois pode indicar a má qualidade do teste e dar um falso positivo que arrasará a mulher. Nesses casos o teste marca a linha onde deveria estar o resultado positivo mesmo sem HCG no organismo da mulher. Alguns testes ultimamente têm dado resultados positivos sem que sejam de fato. É o caso de testes com corantes azuis.

Uma coisa a deixar bem claro para mulheres que estão entrando no mundo de tentantes agora é o momento de fazer o teste de gravidez. Existem algumas sortudas que conseguem o positivo antes do atraso, mas essas são as exceções e não as regras. Devemos lembrar que a gravidez só acontece depois da implantação do feto no útero. A partir daí o HCG passa a ser produzido, deixando aparente a gravidez. A exceção é se for usado um teste de gravidez de superior sensibilidade, como o da marca Famivita, que tem 10mUI de sensibilidade. Assim ele consegue detectar os níveis de HCG antes mesmo do atraso menstrual. Você encontra os testes aqui.

Não se deixe levar pela ansiedade. Evite frustrações fazendo o teste de gravidez no momento certo, com ao menos cinco dias de atraso para mulheres reguladas e 20 dias da relação para mulheres com ciclos irregulares.

Boa sorte com seu teste e qualquer dúvida que aparecer basta deixar nos comentários!

Veja também: Teste de Gravidez de Farmácia: E Agora é ou Não Positivo?

Foto: Coralie Mercier