A ansiedade é grande quando se está tentando engravidar, não é? Aí, você passa pela farmácia e resolve entrar, compra aquele teste de gravidez só pra desencanar, lá pelo 10º dpo (dia pós ovulação). Afinal, que mal tem? Confesso, fiz isso algumas vezes, mas sempre que fiz antes do atraso menstrual, me decepcionei. Mesmo estando grávida, o teste não conseguia detectar o hCG , pela quantidade mínima de hormônio naquele momento da gestação.

O teste de gravidez de farmácia da direita é meu e foi o primeiro que eu fiz quando consegui o positivo na gestação da minha filha mais nova. Já o teste de gravidez positivo da esquerda não é meu, mas de outra marca e cedido por uma leitora.

teste de gravidez positivo teste de gravidez positivo de patricia amorim

A Esperança Não Deixava Ver Que a Linha Era de Evaporação…

O teste de gravidez de farmácia é muito sensível. A maioria ainda é de 25mui, mas como já citei em outro artigo, existem os que tem a sensibilidade de 10mUI. Testes mais sensíveis costumavam ser bem caros, mas hoje há opções acessíveis. O teste de gravidez da Famivita, por exemplo, é um teste em tiras com sensibilidade de 10mUI. Isso significa que com ele é possível detectar uma gravidez até 5 dias antes do atraso da menstruação.

Teste de Gravidez Positivo Bem Claro

Na primeira oportunidade já se corre para fazer o teste, e o resultado? Ou se está certamente grávida ou não acusa nada ou, ainda, o teste indica algo que pode causar mais ansiedade. Sim, já ouviram falar de teste de gravidez de farmácia com a linha clarinha?

linha de evaporação

Linha clarinha quase imperceptível.

Isso acontece devido à quantidade de hormônio hCG presente no corpo naquele momento e pode deixar a mulher ainda mais ansiosa. Mas não tem jeito e se acontece, lá vamos nós para mais um teste de farmácia ou mesmo de sangue, que também pode dar negativo.

Aí você me pergunta: “e como evitar essa situação?”. Basta esperar um pouco mais. Eu sei que para algumas ansiosas parece algo impossível. Mas a espera compensa por evitar a dor de cabeça de ter em mãos um teste com a linha muito clara.

Linha de Evaporação

Já ouviu falar em linha de evaporação? É uma linha clara na marca onde daria positivo. Ela pode mudar de cor depois de um tempo do teste realizado, mas preste muita atenção na cor: essa linha de evaporação tem a cor acinzentada, e não rosa como a linha fraca do teste de gravidez positivo. Se a linha for rosa é positivo, seja qual for a intensidade! E vamos admitir, a gente sempre jura que viu uma segunda linha bem fraquinha no teste, não é? E um viva às tentantes ansiosas!

Dúvidas Recorrentes das Leitoras!

Teste de gravidez de farmácia é de confiança?

Sim, pode confiar no teste de gravidez de farmácia. A grande maioria dos testes disponíveis no mercado possui uma sensibilidade muito boa, de 25mUI/ml. Os testes de alta sensibilidade também são usados em laboratórios para testar o soro do sangue que é colhido. Dessa forma, podem indicar a gravidez da mesma maneira que é feita com a urina. Alguns testes de gravidez de farmácia são até mais eficientes do que o próprio exame de sangue qualitativo, porque são de 10mUI/ml!

Para entender melhor, quanto menor o número de mUI/ml que um teste consegue detectar, maior é a sua sensibilidade. Esse número é referente à quantidade de hCG no organismo e testes mais sensíveis conseguem indicar uma gravidez mesmo quando o nível ainda está baixo. Assim, ao escolher uma boa marca e de sensibilidade alta como a de 10mUI é possível se ter o positivo até 2 dias antes do atraso.

Teste de Gravidez Valor e Benefício

Fazer o teste de gravidez em casa é muito prático e cômodo, mas o valor compensa? Eu acho que sim. Algumas marcas são ótimas. O problema é quando a quantidade de testes que se faz poderia cobrir o valor de um beta quantitativo no laboratório. Então, deve-se pesar o valor e os benefícios de cada tipo de teste. Se confiar na marca, pode usar os de farmácia numa boa, porque erros são muitíssimo raros. Mas se tiver dúvidas, um beta feito em laboratório é a melhor opção.

linha de evaporação

Linha Fraca é Positivo ou Não?

A linha fraca é sinal de que existe um pouco hCG no organismo da mulher. Então é recomendável repetir o teste em 1 semana ou acompanhar a evolução do hormônio para saber se o nível está subindo. É algo que pode acontecer, ainda mais se o teste for feito de maneira incorreta ou se a pessoa deu má sorte e pegou um com problemas.

Seguir as instruções da embalagem é muito importante. E uma dica valiosa: faça xixi no copinho e aí sim execute o teste. Não faça direto no palitinho porque pode cair fora. No geral, se a linha fraca apareceu antes de 10 minutos é considerado positivo.

Marcas de Teste de Gravidez, Quais as Mais Baratas e Eficientes?

Existem algumas marcas que são muito baratas, Confirme e Easy Test, por exemplo, são duas marcas boas e baratas! Porém, as duas devem ser feitas depois do atraso. Existem mulheres que dão sorte e já conseguem detectar o HCG antes mesmo do atraso, mas isso não é uma regra, e sim a exceção. Dê preferência para os testes com sensibilidade de 10mUI e em relação aos valores, costumam ser bem acessíveis, nada caros em comparação a minha época de tentante.

Para detectar uma gravidez antes do atraso, o ideal é o teste ter sensibilidade de 10mUI. As opções disponíveis com essa alta sensibilidade são o da Famivita, Baby Detect e Confirme. Ainda assim, aconselho usar o Baby Detect somente depois do primeiro dia de atraso e o Confirme um dia antes. Já o da Famivita é incrível e pode ser usado até 5 dias antes do atraso. O teste da Famivita tem o preço mais atraente e a melhor relação custo x benefício.

A única das marcas de teste de gravidez que eu não confio é a Gravtest. Ela já me deu vários falsos positivos e também um falso negativo.

Já a marca Clear Blue era de confiança até que as famosas linhas de evaporação se tornaram rotina. O teste não deve ser lido após 10 minutos por causa da tendência de gerar uma segunda linha mesmo quando a mulher não está grávida. Isso por conta do tipo de corante e de fita que a fábrica usa. No geral, se lido até 10 minutos ele é relativamente confiável. A versão digital é melhor e diz se está gravida ou não, muito simples.

Veja nossa galeria de testes e se tiver uma foto pode enviar para [email protected] que coloco lá também para ajudar ainda mais meninas que querem engravidar.

Existe teste de farmácia falso positivo?

Mesmo que a maioria dos laboratórios afirmem que não, é possível sim. Os motivos podem variar, como a qualidade do material utilizado na produção do teste, por exemplo. Também pode ser algo relacionado ao organismo da mulher como devido a um aborto espontâneo recente, ingestão de medicamentos que contenham HCG em sua composição, casos de mola hidatiforme ou a tumores benignos resultantes de uma gravidez inviável. Por isso, é sempre recomendado confirmar o positivo com outro teste ou exame de sangue.

Dica Importante: falamos bastante dos testes de gravidez, mas uma boa dica para quem está nessa fase de tentar engravidar são os testes de ovulação. Eles PODEM ajudar a detectar a gravidez também, porém não dão certeza. Você encontra tanto os testes de gravidez como os testes de ovulação na loja da Famivita.

Veja Também: Ansiedade de Tentante – O Que Fazer Com Ela no Momento de Ser Mãe?

Foto: Ingender