Pouco se fala sobre masturbação, seja por vergonha ou porque ainda é um assunto tratado como um tabu pela sociedade1. Mas o fato é que várias praticam para se satisfazer sexualmente e aprender mais sobre o seu corpo, mesmo que muitas vezes em segredo.

Com a masturbação na gravidez não é diferente! Ela trará o mesmo prazer ou, quem sabe, muito mais, já que o corpo de uma mulher grávida está mil pelos hormônios elevados, o que pode aumentar a excitação.

O que é Masturbação?

A masturbação é a prática de tocar os genitais para sentir prazer sexual. A região íntima é composta por milhares de terminações nervosas que colaboram para a excitação e a sensibilidade na gravidez pode gerar mais vontade em algumas mulheres, sendo até comum chegar ao primeiro orgasmo através da masturbação de toque solitário. Portanto, grávida pode gozar e ser feliz sim!

Explorar a região íntima com os dedos é o primeiro e principal passo para quem nunca praticou a masturbação e pretende fazer na gravidez. A introdução dos dedos deve ser feita de forma delicada para não haver risco de ferimentos e é importante que a mulher tenha cuidado principalmente com as unhas.

Se a masturbação for feita pelo parceiro, deve-se tomar todos os cuidados citados acima e claro, aproveitar cada segundo deste momento. A sexualidade na gravidez ainda é vista com certo preconceito2, já que pessoas desavisadas acreditam ser arriscado para o bebê tal contato ou que ele irá sentir todos os movimentos e sensações. Mas não é nada disso e aproveitar esse momento a dois aproxima o casal, deixando o prazer intenso.

O que Pode Usar na Masturbação

Para ajudar neste momento, é aconselhável que algum lubrificante seja usado. Seja ele à base de água ou não e um dos mais conhecidos é o KY. Uma dica de gel lubrificante bastante apropriado e que ainda ajuda a controlar o pH vaginal, evitando infecções, é FamiGel. Você pode saber mais sobre ele aqui .

Além das mãos, as mulheres grávidas podem utilizar objetos e brinquedos sexuais, viu?.

Grávida Pode Usar Vibrador?

Os vibradores e géis estimuladores são fetiches de muitas mulheres e casais, porém é preciso certo cuidado para usar com segurança. Sempre que for utilizar brinquedos de silicone é importante lavar muito bem e, se possível, esterilizar adequadamente ou usar preservativos.

Os falos em silicone podem ser fervidos sem problemas (se não houver partes elétricas para uso de pilhas) e são os que mais garantem uma limpeza eficiente por não conterem porosidades onde acumulam-se sujeiras. É indicado que sejam limpos com sabonetes antibacterianos à base de nonoxynol-9 ou pelo menos sabão e água morna para evitar riscos de infecção. A masturbação na gravidez é muito saudável!

Quem Pode Praticar a Masturbação na Gravidez?

Para se masturbar na gravidez é preciso que não haja restrições, assim como para praticar sexo. Isso porque, pode haver contraindicação para algumas mulheres devido ao risco que as contrações uterinas causadas pelo orgasmo poderiam trazer à gestação.

Se ao longo da gravidez houver qualquer tipo de sangramento ou chance de parto prematuro, é melhor que a gestante se resguarde3. O ideal é que a mulher esteja saudável e com uma gestação livre de riscos para a prática da masturbação ou sexo na gravidez.

Sexo Oral na Gravidez é Permitido?

Sim! E assim como a masturbação, pode se tornar ainda melhor devido ao aumento da sensibilidade corporal na região íntima. Namore muito na gravidez para compensar os dias de resguardo que chegarão em breve. Devo lembrar que sexo na gravidez trará mais vida ao relacionamento e que seu marido vai te achar mais sexy do que nunca! Esqueça os quilos a mais e aproveite o aumento dos seios, da libido e se joga em um sexo prazeroso como você nunca teve ou terá na vida por conta dos amigos hormônios!

E se não tiver vontade de me masturbar nem de ter sexo?

Seu companheiro terá que entender. Embora muitas mulheres fiquem extremamente sexuais na gravidez, outras perdem a vontade totalmente e devem respeitar essa baixa de libido. Normalmente, a vontade retorna assim que o parto acontece e passando a fase do resguardo, pode voltar à ativa com saúde e claro, muito prazer!

Veja também: Sexo e Gravidez – Sem Tabu e sem Medos

Foto: Xisco Bibiloni