Uma das questões que sempre estão por aqui no TF através dos comentários das leitoras é a pergunta: quanto tempo demora para engravidar após a parada do anticoncepcional? Essa é uma questão complexa, com certeza, e apesar de ouvirmos vários relatos de mulheres que conseguiram seus positivos ainda no primeiro ciclo sem o anticoncepcional, podemos considerá-las uma exceção e não a regra.

Podemos dizer que 90% das mulheres que tomam anticoncepcionais por um longo período, por exemplo, 7, 8, 9 ou mais anos, tende a levar mais tempo para engravidar pois, o organismo precisa se estabilizar após todos esses anos. Já os outros 10% pode conseguir de primeira ou levar um tempo menor.

Mas afinal, quanto tempo leva para engravidar após parar o anticoncepcional? E a resposta para esta pergunta é uma só e está muito mais próxima de você do que imagina! O tempo que a mulher leva para engravidar após o anticoncepcional depende exclusivamente de duas coisas:

  1. Do seu corpo
  2. Do método que você usava

Antes do anticoncepcional, o ciclo hormonal do corpo era diferente de quando você o ingeria. Ao iniciar o método contraceptivo, a mulher passa a ingerir uma quantia frequente de hormônios sintéticos. Sejam eles à base de estrogênio (mais frequentemente) ou de progesterona. Com essas doses hormonais, o organismo passa a não deixar que o pico ovulatório aconteça e por isso a mulher não engravida.

Como Fica o Corpo Após Parar o Anticoncepcional?

Com a parada do anticoncepcional, o corpo tem que se readaptar sem essas doses diárias, mensais ou trimestrais. Todo funcionamento hormonal para voltar a ovular depende exclusivamente de quando o seu corpo vai conseguir eliminar esses hormônios ingeridos. Algumas mulheres podem levar mais tempo do que outras e a demora para engravidar também pode variar.

Algumas conseguem eliminar o resíduo dos anticoncepcionais rapidamente, e isso também tem relação com o tipo de anticoncepcional que era usado e a sua dosagem. Normalmente, mulheres que tomam anticoncepcionais mais fracos tendem a eliminar mais rapidamente. Em alguns casos, é preciso esperar o efeito da injeção terminar para voltar a ficar fértil. E não se preocupe, o corpo começa a dar sinais conforme vai voltando a fertilidade e os hormônios aos seus lugares.

Vale mencionar que algumas mulheres podem sofrer com secura vaginal temporária, até que todos os hormônios se regularizem, viu? Mas é possível contornar a situação com a ajuda de géis lubrificantes apropriados para quem está tentando engravidar. Esses lubrificantes, além de resolver o problema da secura vaginal, ainda equilibram o PH vaginal e aumentam a sobrevida dele, como é o caso do gel lubrificante FamiGel.

Qual o Prazo Para o Corpo Eliminar o Anticoncepcional?

Um prazo considerado normal para que o anticoncepcional saia de vez do organismo é de três a seis meses. Depois de um certo tempo, a mulher percebe que voltou a menstruar ou então nota alguns escapes de borra de café . Após estas borras o ciclo hormonal tende a se estabilizar e, em grande parte das mulheres, estas alterações acontecem no terceiro ciclo sem medicação.

Injeção Anticoncepcional Demora Mais a Eliminar do Corpo?

A questão é, na realidade, o tempo que se irá demorar para engravidar após o uso de anticoncepcionais injetáveis. “Parei de tomar injeção anticoncepcional e não menstruei, posso engravidar?”. A resposta não é tão simples, pois o funcionamento destas injeções é diferente dos tomados de forma oral, via adesivo e até mesmo implantes ou diu hormonal. Isso porque, eles são injetados e liberados pouco a pouco todos os dias, dificultando a retirada do organismo. Nesses casos, o jeito é esperar o efeito passar sozinho e não aplicar mais a injeção.

Talvez demore um pouco mais de tempo para engravidar naturalmente. A injeção pede cerca de 3 meses para ser eliminada, mas veja, também não é uma regra! É apenas uma estimativa baseada em experiências relatadas por mulheres que deixaram de tomar a injeção. Seja ela Messigyna, Perlutan, Depo Provera ou qualquer outra.

Claro, nada impede que você ovule já no primeiro ciclo sem a medicação, porém é recomendável esperar um tempo antes de criar expectativas de estar grávida. Caso haja ciclos muito longos após a parada do anticoncepcional, é necessário que o ginecologista tome conhecimento e se preciso medique novamente para que não seja uma parada muito brusca e chocante para o organismo. Acho que a troca de anticoncepcional usual para um mais suave pode facilitar as coisas e tornar a parada definitiva mais tranquila e controlada.

Normalmente, o prazo normal para que um casal saudável engravide é de um ano, porém se você tomou anticoncepcional por muito tempo, deve considerar um pouco mais. Na dúvida, é recomendado fazer exames de sangue, ultrassom e avaliações no companheiro, caso desconfiem de alguma coisa errada. 

Dica Importante: após realizar os exames e constatar que está tudo ok com a saúde de vocês, é só partir para os treinos e reforçar os cuidados com a alimentação e com o corpo, para garantir que o positivo chegue ainda mais depressa! Uma dica preciosa para os casais tentantes é a ajuda de vitaminas que potencializam a fertilidade, tanto masculina como feminina. Nunca se esqueça que um corpo nutrido corretamente faz toda a diferença na hora de conceber um bebê. A Famivita tem diversos produtos que podem ajudar nesse momento.

Converse com seu médico e faça dele seu melhor amigo!

Veja também: Qual o Melhor Anticoncepcional? – Fórmulas e Formas

Foto: Hilary Thomas, me and the sysop