Aí o período fértil mal passou e aparecem os sintomas de gravidez antes do atraso… Será que é possível? Como saber diferenciar os sintomas da pós ovulação com os sintomas reais da gravidez? Bom, os sintomas antes do atraso são bem comuns e pode sim confundir a mulher logo após o período fértil, normalmente os sintomas podem começar à partir do segundo dia pós ovulação e isso tudo por conta dos hormônios.

A ovulação é promovida por dois hormônios específicos: o estrogênio e o LH. Esses dois, quando em alta quantidade, promovem muco e uma sensação de desconforto abdominal pela estimulação ovariana. Porém, o hormônio que pode causar maior sensação de gravidez é a progesterona1. Ela sobe imediatamente após a ovulação a fim de preservar o endométrio para uma implantação.

IMPORTANTE: Muitas mulheres movidas pela ansiedade de conseguir o positivo podem sentir sintomas psicológicos. Portanto, não saia comemorando uma gravidez sem ter plena certeza!

A progesterona pode ser reconhecida pela mulher através daquela secreção esbranquiçada com aspecto leitoso, de creme ou de pomada que aparece logo após a ovulação. Essa elevação é responsável pelos sintomas que são comuns entre as gestantes, porém nem sempre é exatamente uma gravidez.

Tem como sentir sintomas de gravidez antes do atraso menstrual?

Os sintomas de gravidez antes do atraso podem sim aparecer2. Mas certo parâmetro de atraso deve ser levado em consideração para detectar uma gravidez. Não adianta ficar em dúvida com a TPM e ter um temido falso negativo com o teste de gravidez,e então continuar na dúvida. A leitora Gessiane de 28 anos passou por isso. Ela tinha sintomas de gravidez antes do atraso menstrual e fez testes desde o 7º dia depois da relação sexual, sempre se apegando nos sintomas, veja:

“Eu tinha certeza de que estava grávida pelos sintomas que comecei a sentir. Sentia algumas coisas desde o 17º dia do ciclo. Como tenho um ciclo curto, mais ou menos 22, 23 dias, achava que poderia ter o positivo logo depois. Achei que uma semana seria suficiente. Mas me enganei, entrei pelo cano! rs Estava há mais de um ano tentando engravidar e tinha aquela certeza que não sei de onde vinha. Pois esperei mais uma semana e continuava com testes negativos, fazia um por dia e não pegava o hormônio. Decidi esperar e desencanar, me dei conta que estava com 8 dias de atraso e com os mesmos sintomas que tinha antes e até mais fortes. Foi dia 23 de fevereiro de 2012 que resolvi pela última vez fazer o teste naquele ciclo e não é que deu positivo?! Amanda tem quase 2 anos e é minha vida.”

Quais os sintomas de gravidez antes do atraso que devo considerar?

Os sintomas são os mesmos que são comuns em uma gravidez:

  • Náuseas
  • Fome
  • Sono
  • Alteração de humor
  • Frequência urinária
  • Inchaço (peso no baixo ventre e barriga maior)

Por isso é muito importante saber como vai seu ciclo e monitorar os dias férteis. Você pode acompanhar as mudanças do seu ciclo e confirmar a ovulação através de App de celular ou até mesmo do termômetro basal para aferir a temperatura. Porém, o método mais eficaz para confirmar a ovulação é através do teste de ovulação que proporciona um resultado seguro informando se a ovulação está próxima ou está acontecendo. Não dá um resultado por meio de uma estimativa, mas sim através da coleta da sua urina naquele dia. Os testes de ovulação Famivita são uma boa opção e podem ser encontrados aqui.

Se você quer engravidar, deve aprender a conhecer o seu corpo logo depois que ovula3. Lembre-se também que nem todo sintoma é gravidez e nem toda a gravidez apresenta sintomas. Muito importante falar isso também: há mulheres que realmente não tem nenhum sintoma e não tem o mínimo indício de gravidez além do atraso menstrual. Conhecendo bem o seu corpo, a frase ” será que estou grávida ” só irá acontecer quando realmente tiver sinais.

Como saber se estou grávida antes do atraso?

É possível descobrir a gravidez antes do atraso? Talvez, mas os sintomas não são comuns antes do atraso. O pulo do gato é saber quando fazer o teste de gravidez para não se decepcionar como a Gessiane. Claro que não é impossível pegar o HCG no teste antes do atraso e os sintomas serem realmente de gravidez. Mas há alguns pontos a serem levados em consideração para fazer o teste antes do atraso, como:

  • Dias de ciclo que você tem (se for um ciclo curto a probabilidade de ter ovulado bem cedo e pegar o positivo antes de terminar o ciclo é maior)
  • Sensibilidade do teste de sangue (exames de beta quantitativo são precisos e pegam uma mínima quantia no sangue)
  • Temperatura basal elevada

Alerta antes do atraso

Os primeiros sintomas de gravidez antes do atraso podem se tornar uma pegadinha. Por isso, cuidado ao se animar antes da hora e se decepcionar depois. É muito importante saber que o teste de gravidez deve ser feito ao menos depois do atraso. Se você é ansiosa demais, vale a pena lembrar que falsos negativos podem te frustrar e tirar a esperança em um ciclo que tenha conseguido finalmente seu sonhado positivo.

Resumindo: se for mesmo gravidez, os sintomas podem se intensificar depois de uns dias de atraso. É sempre importante deixar o atraso acontecer pois se for sinal de que apenas ovulou, a menstruação irá aparecer em alguns dias. Em outros casos, se for realmente gravidez, as náuseas, sono e seios inchados e doloridos podem apenas ficar mais fortes. Na dúvida consulte seu sexto sentido, um bom médico e faça um teste de gravidez para confirmar!

Veja também: Primeiros Sintomas de Gravidez